Buscar

Questão - fundamentos historicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente, predominam no mundo dois grandes sistemas jurídicos: o common law e o sistema romano germânico. Enquanto este, que predomina na Europa Continental, é caracterizado pela supremacia da lei como fonte do direito, sendo fortemente codificado, aquele, predominante nos países anglo-saxões, é criado por juízes e tribunais e não por leis instituídas pelo parlamento, garantindo-se assim, o julgamento uniforme de determinada matéria. Ou seja, no common law, os chamados precedentes vinculam decisões futuras, de maneira que sistema jurídico é mais complexo. 
Qual destes sistemas é adotado pelo ordenamento jurídico brasileiro? Justifique sua resposta, considerando as grandes inovações legislativas pós CRFB/88.
Antes de responder a questão, vamos denominar a diferença encontrada entre o “Common Law e o sistema Romano Germânico”. O primeiro mais conhecido como direito comum aborda os decisões dos magistrados como parâmetro para futuras decisões. Já o sistema romano germânico é composto por legislação fixa, não desviando desse eixo.
Portanto, podemos afirmar que atualmente no sistema jurídico brasileiro utiliza os dois sistemas, onde a legislação não tem meios para amparo as jurisprudências são utilizadas como meio de resolução.

Continue navegando