Buscar

Avaliação_ Ética e Responsabiliade Social e Profissional

Prévia do material em texto

FRANCISCO ALAN DA SILVA MONTEIRO
Especialização em Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Elétricas Residenciais
Ética e Responsabilidade Social e Profissional
TEMA:Ética e Responsabilidade Social
Ao longo dos estudos da disciplina Ética e Responsabilidade e Profissional observa-se visões de alguns autores conceituando Ética, o autor Maxiliano (2004), define ética como conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento das pessoas e organizações, sendo o comportamento ideal definido por meio de um código de conduta, ou código de ética, implícito ou explícito, Maximiniano defende que na sociedade moderna, todos estão cercados e envolvidos pelas organizações e que a criação da ética se iniciou na Grécia Antiga de Aristóteles. 
No conceito de Nadas (2008), ética é a ação, é a maneira de exercitar os valores morais, é um sistema de balizamento ou de codificação para ser usado na tomada de decisões. Para Rodrigues (2005), a ética seria uma espécie de teoria sobre a prática moral, um reflexão teórica que analisa e critica os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral. 
Queiroz et al (2005) falta da ética como uma característica inerente a toda ação humana e, por essa razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso crítico, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Para Reale (1999, apud OUVIRES, 2006), afirma que a ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos.
Moreira (1999), define ética como o estudo geral do que é bom ou mal, para ele um dos objetivos da ética é à busca de justificativa para as regras propostas pela moral.
Pode-se inferir que todos os conceitos da ética remetem ao que é certo ou ao que é errado. 
Ligado com a Ética, esta a responsabilidade social, que conforme Bom Júnior (2003), pode ser entendida como uma obrigação da organização de atuar de modo que sirvam tanto aos seus próprios interesses, quanto ao seu público externo; ou seja, é tomar decisões e ações que irão contribuir para melhorar o modo de viver, como também para melhorar os interesses da própria organização e da sociedade.
Na visão de Maximiniano (2004), a responsabilidade social das organizações e o comportamento ético dos administradores estão entre as tendências mais importantes que influenciam a teoria e a prática da administração no início do terceiro milênio. 
A ética e a responsabilidade social já vem sendo debatida a anos, e cresceu devido ao acúmulo de problemas como poluição, corrupção, desemprego e proteção dos consumidores, entre outros que envolvem as organizações, sendo público ou privada.
Maximiniado (2004) também destaca que há pessoas e grupos dispostos a cobrar essas responsabilidades, se utilizando por meio do ativismo político, da imprensa, da legislação e da atuação nos parlamentos.
A ética trata-se de um conjunto de valores morais e éticos que moldam a sociedade, em termos de ciência, pode se vista como a área de estudo de valores morais de um grupo de pessoas ou de uma pessoa em individual.
Um pessoa ética é considerada uma pessoa honesta que está apta a cobrar seus direitos, uma vez que cumpre com seus deveres. As pessoas que não são éticas vivem a margem da sociedade e quando são pegas, são obrigadas a pagar uma pena, devido as suas infrações cometidas perante a sociedade. 
Considerando todas as informações, a ética e a moral são mecanismos que permitem que todos os seguimentos da vida humana possam criar regras, segui-las e viver harmoniosamente com elas. No sistema capitalista, regulam as ações, permitem que haja fiscalização, que ocorram barreiras, que protejam os trabalhadores das instituições de eventuais exageros e incosistências.

Continue navegando