Buscar

Questões AD2_Aula 5 Soares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Pedro Soares Rosa Junior
	Curso: Téc Seg. Pública
	Matrícula: 18213150196
	Pólo: Petrópolis
	Disciplina: Produção e Gestão da Informação em Segurança Pública - 1.2020
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – AD2 
A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO COMPLEMENTAR, “Despesas orçamentárias das unidades federativas: exploração preliminar” – Autores: João Trajano Sento-Sé e Eduardo Ribeiro, RESPONDA:
Questão 1: Pesquisas comprovam que o crescimento de investimento em segurança pública tem aumentado progressivamente no Rio de Janeiro desde os anos 2000. No entanto, os efeitos sobre a redução da criminalidade têm sido limitados. Discuta o conceito de efetividade na avaliação das políticas públicas de segurança neste caso.
 
 Resposta:
 Inicialmente cabe dizer que política pública expressa simultaneamente duas dimensões, a intenção e a ação. Efetividade neste caso esta para a capacidade de transformar a situação existente,que é o crescimento no investimento em segurança pública,desde os anos 2000, mas com efeitos limitados no resultado do combate a criminalidade. 
 Embora haja um aumento no investimento na área da segurança pública pouco ainda tem sido realizada,em comparação ao investido,no combate a criminalidade. Exemplo recente é a intervenção federal que mesmo após ter recebido da União a quantia de1,2bilhão de reais para emprego na segurança pública,e embora tenha reduzido o numero de roubos de carga e de veículos,as mortes em confrontos e os tiroteios continuam aumentando, não surtindo efeito na redução do poder de fogo do tráfico, conforme matéria do G1 em https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/17/intervencao-federal-no-rj-completa-sete-meses-com-aumento-de-tiroteios-e-mortes-em-confrontos.ghtml em 17/09/2018 . Portanto,o conceito de efetividade na política de segurança pública ainda precisa ser revista,em sua essência,para que de fato transforme de forma impactante o resulado. 
 
Questão 2:
 É possível construir um indicador sobre as mortes violentas que não aconteceram? Justifique sua resposta
Resposta:
 Um indicador tem como objetivo realizar o diagnóstico dos problemas,a mensuração e monitoramento dos processos de mudança social e o estabelecimento de metas prioritárias. As mortes violentas,conforme o próprio nome sugere,são mortes causadas por emprego de violência,dos agentes traumáticos e lesivos. Dito isso,é possível que se haja um indicador sobre as mortes violentas que ainda não aconteceram,para isso é preciso que o indicador possua algumas propriedades das quais destaca-se a validade,que corresponde ao grau de proximidade entre o conceito e medida,ou seja,a capacidade de refletir,de fato,o conceito abstrato a que o indicador se propõem a substituir ou operacionalizar.

Continue navegando