Buscar

agenda 10

Prévia do material em texto

· Por que o capital intelectual é considerado o bem mais importante nas organizações?
O capital intelectual é a chave do sucesso de uma empresa. Uma máquina executa uma atividade pré-programada, mas são as pessoas que inovam, modernizam, tem ideias para que aquela máquina execute uma função. Uma maquina não tem visão de futuro, experiência ou ideia para lidar com uma crise, não detecta um problema que envolva várias áreas e nuances... O capital intelectual existe apenas nos seres humanos, para obter um rendimento satisfatório, é preciso investir em cada colaborador que mantém a organização viva.
· Por que, na sociedade do conhecimento, a área de Recursos Humanos ganhou importância ainda maior?
Apenas o conhecimento técnico, uns bons currículos não garantem um bom colaborador. Quem seleciona, analisa cada pessoa que deseja fazer parte de uma equipe é a área de recursos humanos, como tratado anteriormente, é no ser humano que mora o capital intelectual, um bom recrutador ira observar a capacidade de convivência, criatividade, comunicação, pro atividade, entre outras características impossíveis de constar em um simples CV.
Além disso, é a área que irá colaborar com os treinamentos, motivação dos funcionários, manutenção de um clima agradável para o trabalho, entre outras funções que serão pilares para a construção do sucesso empresarial.
· Que critérios você considera mais importantes para garantir a motivação dos funcionários de uma organização? Por quê?
Além da motivação financeira, é necessário que os funcionários se sintam necessários, que acreditem na sua capacidade de executar suas funções e que serão reconhecidos por sua excelência. Uma pessoa sem oportunidades de promoção ou que se sinta apenas mais um número dentro da equipe, rapidamente se abate e baixa sua eficiência. É preciso explorar e fortalecer os pontos fortes de cada um, ao mesmo tempo em que se oferece estrutura e impulso para o desenvolvimento de pontos falhos. Um colaborador empoderado, orgulhoso do que executa e que não se sente menor ou explorado, é um cidadão com maior qualidade de vida o que refletirá em várias outras áreas de sua vivência social.
· Com o trabalho sendo realizado cada vez mais pelas máquinas, como evolui a ação do ser humano? Há lugar para todos no mercado de trabalho? Como deve ser uma sociedade que garante funções menos braçais para o trabalho do homem?
Sim, o capital intelectual é exclusivo do ser humano. Se existe uma máquina, alguém precisou idealiza-la, outro a projetou, foi necessário um programador, quem a compreendesse e tivesse habilidade para treinar quem irá opera-la. A grande necessidade é de profissionalização, de que cada um entenda que a evolução é constante e é necessário se manter informado, atualizado em sua área. 
A pandemia do Covid-19 e a forma como estamos sendo obrigados a viver para conter os avanços da doença, deixou claro a evolução no trabalho, estudos. Quem sempre desprezou as tecnologias ou não tem acesso a elas, tem passado maus momentos nesse atual cenário. É a crise que tem escancarado as desigualdades ao acesso a educação, a modernização, a evolução da sociedade. Só haverá lugar para todos, se todos se dispuserem a aprender, colaborar, promover essa evolução, cada um dentro do que lhe é possível, mas de forma que haja um beneficio coletivo.

Continue navegando

Outros materiais