Buscar

André perazzo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Acadêmico:
Andre de Medeiros Perazzo Maia (1716238)	
Disciplina:
Questão Social e Serviço Social (SES50)
Avaliação:
Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:639518) ( peso.:1,50)
Prova:
18116466
Nota da Prova:
10,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
1.	Percebemos que as políticas sociais são colocadas como mediações concretas para fortalecer a cidadania. Assim, o profissional de Serviço Social é aquele que, através da intervenção neste campo, procura intervir no sentido da conquista dos direitos sociais e do fortalecimento da cidadania, das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, sobre o exercício profissional do assistente social, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Torna-se necessário que o assistente social seja apenas um administrador de recursos junto à população em situação de vulnerabilidade social e procure viabilizar demandas para os projetos que referenciem a cidadania e a conquista de direitos.
 b)	A estratégia básica fundamental do trabalho do assistente social é ajudar a quem precisar, visto que a ajuda é a base primordial do Código de Ética Profissional.
 c)	O assistente social deve prioritariamente criar vínculos entre o poder público e privado, a fim de que consiga arrecadar fundos para os projetos sociais de inclusão social e garantia de sobrevivência.
 d)	A estratégia básica fundamental do Serviço Social é orientar as intervenções para a garantia da cidadania e dos direitos sociais. Assim, a ação profissional se direciona para um exigir e lutar por um Estado de direitos e por propostas e projetos alternativos de inclusão social.
2.	O processo sócio-histórico atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, pois influenciou as condições de trabalho, as relações no exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um Serviço Social que afirme a centralidade do trabalho na questão social e dos direitos sociais. Refletindo sobre a história do Serviço Social, a partir da década de 80, analise as afirmativas a seguir:
I- Muitas mudanças significativas na profissão aconteceram em decorrência das crises do capitalismo, tanto é que a partir de 1980, houve um rompimento com o Serviço Social tradicional, através da diretriz da modernização e das correntes críticas de inspiração marxista. 
II- Surgiu um forte movimento de crítica e questionamento com relação aos modelos internacionais de intervenção profissional, dos quais o Serviço Social sofria forte influência, e que favorecia plenamente a classe dominante.
III- O movimento crítico do Serviço Social frente ao conservadorismo foi caracterizado como Movimento de Revitalização.
IV-  Surgiu, na época, um movimento crítico da profissão, questionando de forma aguda a prática da categoria enquanto trabalho profissional tradicional conservador, como também severas críticas à sociedade capitalista.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 b)	As afirmativas I e III estão corretas.
 c)	As afirmativas III e IV estão corretas.
 d)	As afirmativas II e III estão corretas.
3.	O sistema capitalista se compõe e se espalha de tal forma que as expressões da questão social se manifestam de maneira avassaladora em um país subdesenvolvido como é considerado o Brasil. Mesmo com tantas riquezas naturais, não demonstra capacidade de ?gestão?, se comparado com outras grandes potências. Sobre o capitalismo, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	O Brasil se apresentou tardiamente no panorama do capitalismo mundial.
 b)	A revolução de 1930 conseguiu eliminar os traços de miséria impostas pelo capitalismo.
 c)	Como o capitalismo é um sistema integrado, não há desigualdades sociais nas distintas regiões brasileiras.
 d)	O capitalismo conseguiu fazer com que todas as classes sociais se beneficiassem em igualdade com o progresso.
4.	Os inúmeros e diferenciados aspectos da questão social, que se manifestaram nas sociedades durante os períodos históricos merecem uma atenção especial, visto que o surgimento da profissão sempre esteve permeada pelos meios de desenvolvimento de cada sociedade e modo de produção de seus bens. Assim, fazendo uma retrospectiva desde a antiguidade ao período medieval, ou seja, do sistema feudal e agrário, sobre a questão social e a caracterização da assistência nesse período histórico, analise as afirmativas a seguir:
I- A ?questão social?, a miséria, a doença, a pobreza, e todas as expressões manifestadas eram consideradas como resultado de fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos, castigo, pecado, culpa.
II- Da antiguidade ao período medieval ? sistema feudal, o Estado Absoluto também era chamado de Estado de Bem-Estar, Bem-Estar Social da Igreja.
III- A assistência social inicialmente foi caracterizada como ajuda, apoio, benevolência, amparo, cuidado, doação, caridade, valor cristão.
IV- No período medieval, o cuidado com os pobres era de responsabilidade da Igreja Católica, Confrarias, Grupos Religiosos, Pastorais, Conventos, Damas de Caridade. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 b)	Somente a afirmativa I está correta.
 c)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 d)	Somente a afirmativa II está correta.
5.	No Brasil, com a Constituição de 1988, a cidadania passou a ser um foco muito importante, porém muito ainda precisa se consolidar para que a cidadania exista de fato na sociedade brasileira. Muitas vezes, compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está no poder que se apresenta para ?ajudar?, ?agradar? a todos, repassando um perfil paternalista e provedor. Nesse sentido, reflita sobre o conceito de cidadania, analisando as afirmativas a seguir:
I- Construir cidadania é também construir novas relações e consciências, assim, a cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública, não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.
II- A cidadania se expressa como um conjunto de direitos, que deve ser consolidado de fato na sociedade, no sentido da participação social. Assim, ser cidadão é estar incluído na sociedade, na vida social e na tomada de decisões.
III- A cidadania se constituiu como uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, é um bem público a serviço da população.
IV- A cidadania envolve a luta, a busca, a conquista e a garantia dos direitos sociais, civis e políticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Somente a afirmativa I está correta.
 b)	As afirmativas III e IV estão corretas.
 c)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 d)	As afirmativas I, II e III estão corretas.
6.	Entendemos que, no Brasil, os chamados direitos da cidadania ganham forças após a Constituição Federal de 1988. Esta veio a garantir os direitos à saúde, à previdência e à assistência social, mais conhecidos como o tripé da seguridade social. Diante desse pressuposto, sobre esse tripé, analise as afirmativas a seguir:
I- O tripé da seguridade social (saúde, previdência e assistência social) tem o objetivo de assegurar os direitos de forma integrada. 
II- A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos à saúde, à assistência e à educação.
III- A seguridade social enquanto norma de proteção social apresenta duas vertentes: a contribuitiva e não contribuitiva.
IV- O tripé da seguridade social tem como objetivo assegurar somente a universalização do direito à saúde. 
                                                                                                                                                
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As afirmativas I e II estão corretas.
 b)	As afirmativas III e IV estão corretas.
 c)	As afirmativas I e IV estão corretas.
 d)	As afirmativas
I e III estão corretas.
7.	No contexto histórico de desenvolvimento do capitalismo, o Serviço Social se vê confrontado com um conjunto de transformações no qual é desafiado a compreender e intervir nas novas configurações e manifestações da questão social. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Compreendendo o surgimento da questão social, a partir da análise de conjuntura social europeia e brasileira, também se compreendem novas configurações e manifestações da questão social, que se caracterizam conforme cada período histórico.
II- A valorização do capital financeiro produziu avanços significativos no Serviço Social enquanto profissão, que tem como prioridade a qualidade de vida da população, em termos de emprego, renda e benefícios sociais.
III- A pobreza e seus possíveis desdobramentos decorrentes do capitalismo, não têm sentido se forem analisados fora do contexto de sua produção e reprodução.
IV- A Revolução Industrial consistiu numa série de avanços tecnológicos, porém, mesmo com a melhora das condições de vida do trabalhador, a exploração continuava intensa com os processos de pauperização e as expressões cada vez mais evidentes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	Somente a afirmativa IV está correta.
 b)	Somente a afirmativa II está correta.
 c)	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
 d)	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
8.	No contexto da expansão capitalista pós-guerra, o Estado assume tarefas e funções essenciais para a nova fase de acumulação capitalista. Assim, o Estado de Bem-Estar Social, também chamado de ?Welfare State?, é um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	É um Estado capitalista de bem-estar unificado com políticas sociais inovadoras.
 b)	É uma política nacional de empreendimentos sociais.
 c)	É um estado social democrático, capitalista, regulador de proteção social.
 d)	É um sistema de qualificação social e defensoria pública.
9.	O Serviço Social enquanto profissão conferiu à ?Questão Social? a necessidade de se conhecer sua gênese, suas manifestações e expressões concretas, bem como tem a preocupação de efetivar estratégias de seu enfrentamento, das quais se destacam a política social e os direitos sociais. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista, contexto em que a questão social se manifesta enquanto expressão das desigualdades sociais produzidas e reproduzidas pelo capitalismo.
(    ) O Projeto Ético-Político, hegemônico no Serviço Social, identifica, nas expressões da questão social, o objeto ou a matéria-prima dos processos de trabalho do assistente social.
(    ) As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais. 
(    ) Os efeitos do neoliberalismo têm pouca ou quase nenhuma repercussão no Serviço Social enquanto categoria profissional, pois o contexto histórico e econômico da sociedade não interfere no agir do assistente social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	V - F - V - V.
 b)	V - V - V - F.
 c)	F - V - F - F.
 d)	F - F - F - V.
10.	A questão social foi constituída ao redor das transformações econômicas, políticas e sociais que ocorreram nos séculos XIX e XX, provenientes do processo de industrialização diante das demandas do capitalismo. Para entendermos o processo de desenvolvimento pelo qual o capitalismo brasileiro passou, é imprescindível conhecermos as particularidades do seu processo histórico. Com relação a estas particularidades, analise as sentenças a seguir:
I- A formação da sociedade brasileira foi iniciada por meios exploratórios. 
II- O trabalho escravo foi utilizado por um longo período.
III- As propriedades rurais de grandes extensões eram utilizadas para a monocultura.
IV- A conquista da independência brasileira se deu de forma totalmente pacífica. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças II e IV estão corretas.
 b)	As sentenças III e IV estão corretas.
 c)	As sentenças I, II e III estão corretas.
 d)	Somente a sentença I está correta.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando