Buscar

TRB Logística no Comércio Eletrônico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Business-to-Business (B2B)
A empresa AddTechnologies desenvolveu para a Coca-Cola Brasil um portal corporativo (e-marketplace) voltado para os fabricantes de produtos da marca, essa tecnologia é utilizada para realizar cotações eletronicamente com fornecedores, sendo possível comprar matérias-primas por um menor preço. Além de centralizar as compras, reduz custos e o tempo. E a principal redução de custo se deve às compras colaborativas, que é a união de diversas franquias para realizar compras integradas em grandes quantidades de determinado produto.
Outra possibilidade de redução de custos nas compras de alguns insumos se deve ao leilão reverso (e-procurement), que é realizado através da Companhia Vontobel de Investimentos (CVI), que atua no segmento de bebidas por meio da produção, comercialização e distribuição de produtos das linhas The Coca-Cola Company (Heineken, Monster e Leão Alimentos e Bebidas) e fica localizada no Rio Grande do Sul.
"A companhia comprou 100 toneladas de filme ‘termo-encolhível’ (utilizado para empacotar garrafas PET de 2 litros) através do site Mercado Eletrônico2, ao valor de R$ 367 mil, o que representou uma redução de preços em torno de 7%" Wiethan, OESP Mídia (14/02/2003).
A participação, através da indicação do Mercado Eletrônico, de outras empresas além das que já trabalhavam como fornecedores forçou a redução do valor do produto.
A ideia se estende em processar pedidos e adquirir produtos como rótulos, tampas plásticas, garrafas PET, copos descartáveis e materiais de higienização através desse leilão reverso.
Business-to-Consumer (B2C)
A Coca-Cola, é uma marca de estilo de vida, é o mais acertado modelo de marketing de conteúdo B2C. Segundo Dan Beadle, da SVM E-Marketing Solutions, "É mais provável que os consumidores expostos a uma marca tenham uma opinião favorável dessa marca". Ele afirma que um dos principais elementos-chave do marketing B2C é bem explorado, que é a identificação da marca.
"Os clientes compram sentimentos - se sentem que você está oferecendo um valor melhor, compram de você".
A Coca-Cola construiu uma identidade forte da sua marca voltada para a felicidade. "Abra a Felicidade", "Emoção Pra Valer", "Coca-Cola: Compartilhe a sua felicidade" são todos voltados para atrair as emoções do público.
Sua visibilidade permanente transfigura em suas campanhas de marketing são focadas nas datas comemorativas como os feriados nacionais, sempre com uma perspectiva otimista sobre da vida, com toques de magia para se conectar as emoções das pessoas.
Presente em toda a web nas mídias e redes sociais permite que o consumidor compartilhe suas campanhas promocionais em andamento com pessoas de todo o mundo.
Embora as plataformas de e-commerce estejam disponíveis desde 2013 em outros países como Estados Unidos, Índia entre outros, no Brasil a Coca-Cola lançou em 2017 sua loja virtual para entregar bebidas (latas e garrafas) ao consumidor em casa, de início apenas para a cidade de São Paulo e somente as linhas Coca-Cola e Schweppes, posteriormente para entregas foram expandidas e são realizadas em todo o Brasil. E comercializa toda a sua gama de produtos. Na época a Coca-Cola optou por não fazer muita divulgação, mesmo assim gerou uma grande repercussão nas redes sociais. 
Desde que foi lançada a loja virtual, ao entrar no site, a empresa oferece também a personalização/customização de garrafas, sugerindo como presente pelo valor de R$ 9,90 e mesmo tendo diversas opções de seus produtos disponíveis para compras, os refrigerantes de garrafas acima de 600ml não são disponibilizados para venda on-line, as lojas físicas continuam tendo a prioridade para vende-los.
Estratégia e implementação de Comércio Eletrônico 
A construção da identidade da marca Coca-Cola está relacionada ao marketing de conteúdo, que vai além do fato de um produtor de bebidas ter reconhecido o valor de usar o conteúdo para envolver seu público. 
A Coca-Cola desenvolveu uma estratégia de conteúdo alinhada aos objetivos corporativos, tendo como meta dobrar o tamanho de seus negócios, estuda seu público-alvo, o mercado e através da pesquisa corporativa avalia e acompanha as tendências de marketing e diversificação das oportunidades.
A percepção de que o comportamento do consumidor está mudando em razão das compras on-line e ciente de que pode continuar desenvolvendo conexões emocionais mais profundas com o consumidor por meio de narrativas, provoca conversas sobre a sua marca e cria histórias atraentes que agregam valor e significado à vida das pessoas a ponto de ganharem vida própria fomentando assim, conversas e engajamento da marca através de todas as conexões possíveis, com a produção de diversos tipos de conteúdo com histórias inter-relacionadas que são distribuídos por seus diversos canais. A união de tudo isso cria uma experiência de marca coordenada e unificada.
Infraestrutura Tecnológica para o Comércio Eletrônico
A loja virtual da Coca-Cola Brasil lançada em 2017 foi desenvolvida pela empresa Original Media e utiliza a Plataforma VTEX que proporciona uma melhor User Experience 
(Experiência do Usuário) e Customer Experience (Experiência do Cliente). A Original Media desenvolveu o e-commerce da Coca-Cola que é considerado inovador por priorizar a versão móbile (Conceito Mobile First) onde todo o design e todo conteúdo é reduzido ao essencial, é objetivo que também acaba facilitando o uso em telas maiores como em computadores e notebooks.
A loja virtual possui integração com a fábrica e com a logística, quando o usuário realiza o pedido de compra da garrafa personalizada, esse é enviado direto para máquinas apropriadas que produzem essas garrafas. Por não possuir estoques dessas garrafas customizadas foi desenvolvida uma aplicação vinculando a capacidade de produção diária e o agendamento das entregas.
Lei, Ética e Ciber-Crime
Para que os clientes façam suas compras com tranquilidade e total segurança a Coca-Cola Brasil se compromete a respeitar a privacidade prezando pelos dados para que estes não sejam repassados a terceiros, então faz investimentos contínuos no que há de mais avançado em tecnologia para a proteção desses dados.
A empresa ITACAN Refrigerantes Ltda. é responsável por operar a loja virtual da Coca-Cola Brasil e assegura todas as medidas necessárias para que a proteção da privacidade do cliente seja respeitada de acordo com as Leis vigentes, ela codifica todas as informações pelo software SSL, arquiva em um ambiente interno próprio e de acesso exclusivo da Loja Coca-Cola Brasil, impossibilitando assim que, nenhuma informação seja trafegada ela rede sem ter sido criptografada, fazendo a utilização dos melhores algoritmos existentes. Até mesmo os funcionários da Itacan não possuem livre acesso à base de dados dessas informações, sendo restrita apenas aos funcionários específicos que suas funções exigem o contato com tais dados. Utiliza cookies, mas se restringe ao objetivo de utilizá-los para obter o perfil do público visitante a fim de aprimorar os todos os serviços e produtos, essas informações são mantidas em sigilo absoluto.
Novos Modelos de Negócio
A Coca-Cola Brasil fez o lançamento do Beyond Execution, que é um programa próprio de conexão com startups, tem como objetivo resolver desafios em execução comercial do Sistema Coca-Cola Brasil de forma eficiente e inovadora. A estruturação do programa é a contribuição para o crescimento da empresa através de inovação.
Foram lançados cinco desafios no próprio site: Merchandising on demand que é busca de soluções alternativas para merchandising, que permitam aumentar a cobertura de lojas que recebem este tipo de serviço, e sincronizar o serviço de promotoria e o ciclo do pedido do cliente, flexibilidade (on demand) e baixo custo quando comparado ao modelo convencional são premissas para as soluções procuradas, Experiência Omnichannel que é a busca por soluções capazes de integrar os diferentes canais de venda existentes (handheld do vendedor, TelSell, Plataforma de B2B, Whatsapp e EDI) e meios de pagamento inovadores,pretende-se proporcionar uma visão end-to-end do ciclo do pedido, interações entre os diferentes canais e uma experiência de compra seamless para os clientes, Logística Flexível que é a busca por soluções que forneçam inteligência para seleção do modal logístico mais eficiente com base em regras de negócios pré-definidas e soluções logísticas de entrega final aos clientes (“last mile”), visando o aumento da flexibilidade, agilidade, eficiência e capilaridade da malha logística, PDV do Futuro que é a busca por soluções de tecnologia para maximizar o resultado do PDV (Visão computacional, Inteligência de dados, Sensores, etc) que aumentem a compreensão do comportamento de compra dos consumidores, melhorando a sua experiência pela definição do sortimento ótimo por loja e redução do risco de falta de produtos, e Inteligência de Mercado que é a busca por soluções de inteligência de dados e crowdsourcing survey que nos permitam ampliar a capacidade de geração de insights (aumento da base amostral pesquisada, maior quantidade de informações e maior frequência de captura de dados) para a melhoria da execução comercial e aumento da base de clientes atendidos (prospecção comercial).
As inscrições podem ser feitas por Startups de todo o Brasil. Na fase de Pitch Day serão selecionadas até 20 Startups para o projeto piloto e as classificadas para a próxima fase poderão ser contratadas como fornecedoras ou parceiras da empresa ao final do programa.
As exigências para a inscrição são que as Startups tenham aderência aos desafios lançados e que possuam, no mínimo, um MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado ou que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado.
https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/37133/coca-cola-abre-e-commerce-com-entrega-inicialmente-em-sao-paulo.html
Acesso 30/10/19
https://www.b2bmarketing.net/en-gb/resources/blog/how-copy-coca-colas-brand-identity-strategy
Acesso 04/11/19
https://contentmarketinginstitute.com/2012/02/coca-colas-content-strategy-lessons-for-marketers/
Acesso 04/11/19
https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/27614/coca-cola-conteudo-para-se-manter-no-topo.html
Acesso em 06/11/19
https://www.prnewswire.com/news-releases/une-premiere-pour-les-paiements-b2b-de-masterpass-et-coca-cola-icecek-830908831.html
Acesso em 06/11/19
https://administradores.com.br/artigos/estrategias-da-industria-de-refrigerantes-parte-22 
Acesso 06/11/19
https://www.agenciaeplus.com.br/coca-cola-lanca-loja-virtual-com-plataforma-e-commerce-vtex/
Acesso 09/11/19
https://loja.cocacolabrasil.com.br/institucional/privacidade
Acesso 10/11/19
http://beyondexecution.com.br/
Acesso 10/11/19
https://www.startse.com/noticia/conteudo-patrocinado/70458/coca-cola-brasil-beyond-execution
Acesso 10/11/19

Continue navegando

Outros materiais