Buscar

CIENCIAS SOCIAIS AV1

Prévia do material em texto

Disc.: CIÊNCIAS SOCIAIS   
	Aluno(a): MACIELVIS CHAVES DE SOUSA
	202001079858
	Acertos: 8,0 de 10,0
	15/04/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O sociólogo Antonny Giddens afirma que" ele é a habilidade de os indivíduos ou grupos fazerem valer os próprios interesses ou as próprias preocupações, mesmo diante da resistência de outras pessoas". Esta é a definição de
		
	
	razão.
	
	emoção.
	
	coação.
	 
	poder.
	
	sensibilidade.
	Respondido em 15/04/2020 12:40:35
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	4. As teorias contratualistas são aquelas segundo as quais ¿os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil.¿ (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.) São considerados filósofos contratualistas:
		
	
	Aristóteles, Locke e Descartes.
	
	Nietzsche, Horkheimer, Comte.
	
	Platão, Aristóteles e Sêneca.
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	Maquiavel, Agostinho e Descartes.
	Respondido em 15/04/2020 12:41:15
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	São elementos essenciais do Estado Nacional:
		
	
	Território, soberania e religião.
	
	Religião, povo e nacionalidade.
	
	Soberania, nacionalidade e religião.
	 
	Povo, território e soberania.
	
	Povo, território e religião.
	Respondido em 15/04/2020 12:41:55
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A palavra poder é originária do vocábulo latino possum que significa ser capaz de, potanto poder diz respeito a capacidade de mudar a conduta de outro. O poder pode ser legítimo ou ilegítimo. O Estado de Direito é aquele que encontra fundamento de sua atuação na lei. Assim, a atuação do Estado Democrático de Direito somente se pode realizar de acordo e em conformidade com a lei, livrando assim sua atuação do arbítrio da vontade individual. A ideia, o princípio, central que deve ser vislumbrada de acordo com a submissão às leis e chamado o princípio da:
		
	
	Estado Democrático de Direito.
	 
	Legalidade.
	
	Legitimidade.
	
	Democracia.
	
	Vontade Individual.
	Respondido em 15/04/2020 12:45:51
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"Quando, na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade; porque se pode temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado crie leis tirânicas para executá-las tiranicamente. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Se estivesse unido ao poder legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, pois o juiz seria legislador. Se estivesse unido ao poder executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as querelas entre os particulares." (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Capítulo VI) No texto acima transcrito, o autor defende a ideia contida no princípio da
		
	
	prevalência dos direitos humanos.
	
	dignidade da pessoa humana.
	
	independência funcional.
	 
	separação de poderes.
	
	soberania do Estado.
	Respondido em 15/04/2020 12:55:01
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Presidencialismo é um sistema que está ligado intimamente com os regimes republicanos. Na República não há monarcas, pois é um regime que não se pauta na ideia de que o poder emana de um direito destinado a uma pessoa ou família específica. |No Presidencialismo o poder central é exercido pelo:
		
	
	Presidente do Congresso.
	
	Chefe do Legislativo.
	
	Presidente do Senado.
	 
	Chefe do Executivo.
	
	Chefe do Judiciário.
	Respondido em 15/04/2020 13:06:47
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	 
O socialismo científico é uma teoria política, social e econômica. Ela foi criada em 1840 por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Como o nome indica, esse modelo foi baseado na análise e crítica do sistema capitalista. O objetivo era a transformação da sociedade a partir de uma análise profunda de suas relações econômicas, políticas e sociais. O socialismo científico é conhecido historicamente como:
		
	 
	Marxismo.
	
	Parlamentarismo.
	
	Socialismo Utópico.
	
	Iluminismo.
	 
	Comunismo.
	Respondido em 15/04/2020 12:58:24
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A democracia pode se manifestar de várias formas: direta, indireta e participativa. Civilizações não se constituem como entidades políticas; mas em seu interior podem conter unidades políticas. Estas unidades, durante a história, assumiram várias formas, como por exemplo, cidades-estados, impérios, confederações e Estados-nações. Dentre as opções de resposta, qual se caracteriza por um Estado-núcleo ou líder?
		
	
	Estados Unidos.
	 
	China.
	
	Uruguai.
	
	Brasil.
	
	Alemanha.
	Respondido em 15/04/2020 13:01:15
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Durante os séculos XVIII e XIX, mesmo com todas as crueldades e todas os reveses da evolução sob o prisma do progresso, um movimento intelectual ocorreu na Europa, que exaltava a razão humana, como o respeito ao ser humano ser o centro e o senhor de seu próprio destino, priorizando o princípio da liberdade e autonomia individual. A este movimento deu-se o nome de:
 
		
	
	Legalidade.
	
	Legitimidade.
	 
	Iluminismo.
	
	Capitalismo.
	
	Socialismo.
	Respondido em 15/04/2020 13:03:10
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A comunicação desempenha papel importante na construção da cidadania. A igualdade de direitos dos cidadãos em relação a questões como a universalização de acesso à cultura e à educação, e o uso de novas tecnologias devem ser aspectos considerados por uma comunicação que vise desenvolvimento. A democratização das mídias é considerada uma mudança necessária nesse cenário de mobilização. Acerca do assunto tratado no texto acima é correto afirmar:
		
	
	cidadania não se faz com democratização das mídias.
	 
	a mudança necessária rumo ã cidadania depende do destino.
	 
	a construção da cidadania envolve igualdade.
	
	a cidadania é para poucos, em razão da falta de consciência geral.
	
	o acesso à cultura e educação afasta as pessoas no sentido de ser cidadão.
	Respondido em 15/04/2020 13:05:57

Continue navegando

Outros materiais