Buscar

PROGECTO SALVADOR

Prévia do material em texto

Tema: Analise do sistema de Governo Moçambicano
Introdução
Objectivo
desenvolvimento
 Salvador Maurício Quirimo
 
 
Tema: Análise do sistema de Governo Moçambicano
 
Autor: Salvador Maurício Quirimo
Salvador Maurício Quirimo é Estudante da faculdade de Direito na Universidade Rovuma, a extinta Universidade Pedagógica extensão de Niassa
INTRODUÇÃO
Uma das questões centrais dentro das Ciências politicas e Direito constitucional reside na titularidade do exercício dos poderes políticos no âmbito do Estado, em especial, o executivo certamente aquele dotado do maior acervo de atribuições e competências, que vão desde a nomeação de Ministros, passando pela celebração de tratados e acordos internacionais, chegando ate a sanção e a publicação das leis ao modo de funcionamento do governo e à entre o poder Executivo e o legislativo. 
OBJECTIVOS
Objectivo geral
Analisar o sistema de governo vigente no nosso pais. 
Objectivos específicos
 Constituem objectivos especifico:
identificar os sistemas de governo existentes; 
descrever cada sistema identificado;
 caracterizar cada tipo de sistema; 
Avaliar o sistema de governo vigente em Moçambique.
 Justificativa
 A doutrina diz que sistema de governo de governo de estado é aquele que resulta do articulado da constituição. Baseando-se na constituição achamos a necessidade de um estudo profundo no concerne ao tipo de sistema vigente em Moçambique.
 Para determinar o sistema de governo moçambicano de depende percepção de cada um, existindo assim sempre uma divergência de ideias sobre a matéria. Porque um diz que o sistema de governo é parlamentarista outros presidencialista e outros mesmo semi-presidencialista. 
SISTEMA PARLAMENTARISTA
 É um sistema de governo representativo marcado por uma rígida separação de poderes, e tem como fonte de inspiração na monarquia limitada.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA PARLAMENTAR
 Distinção entre chefe de estado e chefe de governo 
 Possibilidade de dissolução do parlamento
Os ministros são eleitos por maioria parlamentar
O primeiro-ministro exerce a sua função com responsabilidade política
VANTAGENS DO PARLAMENTARISMO 
 A maior harmonia entre o poder legislativo. 
 As acções praticadas pelo primeiro-ministro, por dependerem da aprovação do parlamento, que é eleito directamente pelo povo, tendem a consolidar a finalidade maior do estado, que é a concretização do bem comum
 Este sistema é flexível na tomada de decisões
 Este sistema precisa menos recursos para realizar eleições.
DESVANTAGENS DO PARLAMENTARISMO
 O facto de legislativo definir o executivo também pode representar uma desvantagem. Uma vez que o primeiro-ministro é eleito pelo parlamento, ele poderá perder o seu posto caso as politicas traçadas não sejam favorecidas pelo legisladores. 
 Dependência mutua dos poderes legislativo e executivo.
SISTEMA PRESIDENCIAL
 É sistema de governo no qual o poder executivo se concentra nas mãos de uma única pessoa, que representará externamente a nação e o governo.
CARACTERÍSTICAS DO PRESIDENCIALISMO
O presidente da república é chefe de estado e chefe de governo.
A chefia do executivo é unipessoal. 
O presidente da república é escolhido pelo povo.
O Presidente da Republica forma o seu próprio governo
VANTAGENS DO PRESIDENCIALISMO
Legitimidade: no presidencialismo, o chefe do Estado costuma a ser eleito pelo voto popular
Estabilidade eficiência: como figura do presidente eleito pelo voto directo torna o poder executivo eficaz. Essa liderança do presidente proporciona maior capacidade de acção para o executivo.
DESVANTAGENS DO PRESIDENCIALISMO
Personalismo: Isso pode levar graves instabilidades politicas.
Rigidez: de acordo com Juan Jose Linz, a previsibilidade do regime presidencialista também pode se tornar um problema. Eventos como morte de um presidente podem causar crises com as quais o sistema presidencialista tem poucas alternativas para lidar.
Irresponsabilidade política: faz com que o povo seja deixado de lado quando das decisões do presidente.
SISTEMA SEMI-PARLAMENTARISTA OU SEMI-PRESIDENCIALISTA
 Sistema semi-presidencial é resultado da junção do sistema parlamentar e presidencial.  Enfim, os sistemas semi-presidenciais ou semi-parlamentares, como assinala Raul Machado, aos quais ele denomina de regime, “retiraram o presidente da república da penumbra em que exercia a magistratura de influência e a presidência das cerimónias nacionais, como se dava no parlamentarismo da terceira República Francesa, para conferir-lhe atribuições efectivas no funcionamento do regime”. 
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA SEMI-PRESIDENCIALISTA
dois órgãos eleitos por sufrágio directo; 
dupla responsabilidade do governo (gabinete) perante o presidente da república e perante o parlamento;
 dissolução do parlamento por decisão e iniciativa autónomas do presidente da república (diferentemente do que existe quer no regime presidencial quer no regime parlamentar);
presidente da república com poderes de direcção política próprios (à semelhança do regime presidencial, mas diversamente do regime parlamentar).
O SISTEMA DE GOVERNO DE MOÇAMBIQUE
 O Presidente da Republica é o chefe do estado, é o chefe de governo, é comandante das forcas de Defesa e Segurança (art. 145⁰ da CRM)
 O Presidente é eleito pelo sufrágio universal, directo, igual, pessoal e periódico (n.⁰1 do art. 146⁰ da CRM).
 O Presidente da Republica pode vetar a lei por mensagem fundamentada, devolvê-la para o reexame pela Assembleia da Republica (n.⁰1 do art. 162 da CRM).
 O Presidente pode dissolver Assembleia da Republica caso rejeite após o debate o programa de governo (art. 187⁰ da CRM).
 
CONT.
 Assim que não restam duvidas que o nosso sistema de governo é democrático representativo de divisão de poderes. O que nos interessa é saber se é democrático representativo de poderes parlamentar, presidencialista ou semi-presidencialista.Neste sentido, Jorge Miranda define o nosso sistema como presidencialismo democratico reforçado.
 Ainda Vitalino Canas chama simplesmente presidencialista
 Alfredo Chamue chamo de misto pelo facto de comungar algumas características presidencialistas e semi-presidencialista.
 
CONT.
 De facto não se pode em nenhum momento afirma-se que o sistema de governo moçambicano é presidencialista pelo facto de:
 Nos sistemas presidencialistas (como EUA) um órgão não responde politicamente perante ao outro. 
 Quando bem analisado a nossa constituição nos artigos 158⁰ e 187⁰, vemos que o presidente pode dissolver a Assembleia da Republica. Isso é suficiente para concluirmos que o nosso sistema não presidencialista.
CONT.
 Do mesmo não podemos afirmar de forma viva que o sistema de governo seja parlamentar, pelas seguintes razoes:
 Nestes sistemas de governo (como o caso Inglês) a figura do chefe do estado é quase apagada, os seus poderes são intensamente limitada em relação aos outros sistemas.
 Ainda assim não podemos a afirmar que seja semi-presidencialista:
 Porque no caso típico português, o governo é eleito ou seja é o resultado dos resultados obtidos em eleições legislativas. 
Posição tomada
 O sistema de governo Moçambicano é parlamentarista-presidencialista ou simplesmente semi-presidencialista com rasgos presidencialista. Isto porque: aceitamos que ele presidencial e parlamentar, não só. Isto não basta também confirmar que também tem inclinações ao presidencialismo. 
CONT.
 Por derradeiro, o sistema de governo moçambicano é: democrático de divisão de poderes semi-presidencial com rasgos presidencialistas.

Continue navegando