Buscar

respostas Farmacognosia A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Baseando-se no texto, responda às questões que se seguem: 
1)- Tendo em vista as matérias veiculadas na Revista Época sobre plantas medicinais e a série “É bom pra quê?”, exibida no Fantástico, sobretudo relacionadas aos conceitos de chá, planta medicinal, droga vegetal e medicamento fitoterápico, comente que equívocos foram cometidos de acordo com a atual legislação sanitária brasileira: 
Os equívocos nas informações passadas foram conceitos distintos e abordados de forma confusa. Os conceitos são diferentes quanto ao chá, planta medicinal, droga vegetal e medicamento fitoterápico, assim como são definidos pela atual legislação sanitária brasileira.
2)- Cite 5 exemplos de medicamentos alopáticos derivados de plantas: 
morfina, aspirina, codeína, garra do diabo e isoflavona 
3)- Que questionamentos são feitos para avaliar a eficácia dos fitoterápicos?
Todo medicamento registrado no Brasil, seja ele sintético, biológico ou fitoterápico, deve demonstrar estritos critérios de eficácia, segurança e qualidade para ser liberado à população. No caso dos fitoterápicos, as exigências estão definidas na Resolução RDC no 14 de 2010, uma das legislações mais rígidas e avançadas do mundo.
 4)- Sob que formas farmacêuticas são comercializadas os fitoterápicos? 
São por formas de extrato, tintura, óleo, cápsulas e etc...
5)- Como são comprovadas a eficácia e a segurança dos medicamentos fitoterápicos?
segundo RDC n°48 de 16 de março de 2004 da Anvisa, o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. Sua eficácia e segurança são comprovadas através de ensaios clínicos com animais, humanos saudáveis e doentes. 
6)- De acordo com a RDC 14/2010, quais são os ensaios necessários e descritos para o controle de qualidade dos produtos fitoterápicos?
Conforme a RDC 14/2010 o controle de qualidade deve expor laudo de análise do derivado vegetal, indicando o método utilizado, especificação e resultados obtidos para um lote dos ensaios de solventes, excipientes e/ou veículos utilizados na extração do derivado; relação aproximada droga vegetal: derivado vegetal; testes de pureza e integridade; método para eliminação de contaminantes, quando empregado, e a pesquisa de eventuais alterações; caracterização físico-química do derivado vegetal; e análise quantitativa do(s) marcador(es) ou controle biológico.
 7)- A matéria publicada na revista época afirma que não existem estudos científicos para a maioria das plantas medicinais utilizadas no Brasil. Pesquise no site da ANVISA e outras bases de dados se esta informação está correta ou não. Justifique:
Em oposição ao que foi afirmado na matéria, existem vários estudos científicos sobre plantas medicinais e sobre cada uma das espécies vegetais registradas como medicamento fitoterápico. As publicações brasileiras nesta área mostraram-se um crescimento de 60 vezes a mais no período de 1984 a 2004, isto é, de 24 para 1.431 levando o Brasil a liderança absoluta das publicações internacionais na área de plantas na América Latina, com quase metade das publicações da região.

Continue navegando

Outros materiais