Buscar

atividade 2 filosofia da ciência

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
 FILOSOFIA 
#ATIVIDADE - 2
DISCIPLINA: Filosofia da ciência 
PROFESSOR: Wilson Espindola Passos					 ANO:	2020
1- Defina Estruturalismo, correlacione tal conceito com a filosofia da ciência.
O estruturalismo associa a ciência a linguagem de modo que ele vai as raízes, profundamente nas bases da ciência, descobre estruturas que sustentam tudo que o ser humano faz, pensa, percebe e sente. Nesse sentido a própria ciência, razão, valor ou língua tem uma coluna dorsal que o sustenta e o estruturalismo busca entendê-la, desse modo se associa a filosofia da ciência porque ela também busca refletir profundamente sobre a ciência, seus métodos e resultados, contribuindo com a ética científica e o estruturalismo vem esclarecer as bases desse fazer científico. 
2- Elabore um texto sobre: “a importância Revolução Científica Moderna para a filosofia da ciência”.
A revolução científica moderna ocorre em torno dos séculos XVI a XVIII onde ocorreu o desenvolvimento de novos procedimentos para investigação e a descoberta de novos fenômenos e teorias capazes de explicá-los. É característico da filosofia da ciência que os estudos científicos só são dignos de crédito quando podem ser provados a exemplo das ciências naturais e isso é herança dos novos posicionamentos que os estudiosos tomaram a partir da revolução científica moderna. As novas teorias trouxeram uma visão científica do mundo, que divergia da visão então predominante há 18 séculos, proveniente de uma mistura de elementos da filosofia antiga, sobretudo a grega e da filosofia e religião medievais, católicas. Neste período a filosofia da ciência, precisou também submeter-se a testes muito mais sofisticados e elaborados do que qualquer um que se tenha empreendido, já não bastava estar em consonância com as conclusões dos grandes mestres do passado como Aristóteles. Pois de forma sistemática a autoridade da tradição e dos grandes sábios da Antiguidade perde a sua credibilidade, buscando o saber que propositalmente fosse na contramão dos ensinamentos já consolidados e repetidos. O próprio conceito de tradição passa apresentar algo conservador, retrógado que deveria a todo custo ser abandonado, ultrapassado, em favor do novo. O ideal de progresso era que o novo em tudo supera o antigo, ao tradicional é visto como fracasso e falta de criatividade. 
3- Destaque as Principais Características do Realismo e antirrealismo científico.
O realismo destaca o mundo externo como ponto de incessante estudo pela ciência, poie ela busca esse conhecimento do mundo externo e essa busca que dá a progressão científica. Quanto mais a ciência se desenvolve mais tem-se acesso aos aspectos desse mundo independente. Em contraste a isso o antirrealismo os limites do conhecimento são estabelecidos pelas faculdades de observação daquele que busca o conhecimento, como um limite interno para a progressão da ciência, em que as descobertas da ciência dependem do observador podendo ser criada por ele, já no realista essa descoberta já existe e é observada exteriormente pelo observador. 
4- Explique a relação do Positivismo com as ciências humanas
O positivismo avançou rapidamente no campo das ciências naturais contudo também se aplica as ciências humanas e o próprio Auguste Comte vem afirmar que a estruturação do conhecimento levaria a humanidade para um estágio mais avançado de convívio social. O positivismo vai trazer um método de conhecer digno de confiança, de modo que essa ciência vai ser verificada, segundo a visão dos teóricos positivistas e terá resultados dignos de divulgação e aplicação.

Continue navegando