Buscar

Metodologia e conteúdos de Língua Portuguesa Av I

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Elisangela Rael Nunes da Rosa Theis Pinto (1738548)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:639233) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18059879
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O referente é constituído pelo contexto, pela situação e pelos objetos reais aos quais a mensagem remete. Há dois tipos de referentes, o situacional e o textual. Acerca dos tipos de referente, analise as afirmativas a seguir: 
I- O referente situacional é constituído pelos elementos da situação do emissor e do receptor e pelas circunstâncias de transmissão da mensagem. 
II- O referente situacional não depende de situações nas quais o emissor e o receptor estão em contato direto com os referentes. 
III- Quanto ao referente denominado textual, podemos afirmar que este é constituído pelos elementos do contexto linguístico que estabelecem a conectividade e a retomada de ideias, construindo uma cadeia significativa e garantindo, assim, a unidade do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	2.
	Quando estabelecemos tipologias claras e concisas para os textos, fica mais fácil interpretar e produzir textos que circulam em um determinado ambiente social. Pela forma e pela distribuição do texto no papel, muitas vezes, identificamos as partes que o compõem. Isso nos prepara para a leitura e, consequentemente, para a interpretação do texto. Acerca do texto injuntivo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um tipo de texto em que o principal objetivo é contar algum fato. Esse fato serve como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto não consegue atingir seus objetivos, perde todo o seu valor. Visa sempre a um receptor.
	 b)
	É um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar ou acontecimento e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.
	 c)
	É um tipo de texto que está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo: uma receita de bolo, a bula de remédio e o manual de instruções.
	 d)
	É um tipo de texto que objetiva persuasão. Para convencer o leitor de seu ponto, o texto precisa de clareza e objetividade. A estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão é o padrão para as redações no vestibular.
	3.
	Um texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem ao seu receptor. Outro conceito poderia ser: qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Em outras palavras, texto é uma unidade linguística de extensão superior à da frase. A partir desse entendimento, podemos citar os gêneros textuais e a tipologia textual. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tipologia textual.
II- Gênero textual.
(    ) São construtos teóricos definidos por propriedades linguísticas intrínsecas. A narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição fazem parte dessa categoria.
(    ) Abarcam um grupo aberto e quase ilimitado de designações sólidas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função. 
(    ) Nomenclatura que abarca um grupo determinado de categorias teóricas definidas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas, tempo verbal.
(    ) São exemplos dessa categoria: sermão, carta, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, entre outros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	I - II - I - II.
	 c)
	I - II - I - I.
	 d)
	I - II - II - I.
	4.
	Conhecer as diferenças entre gênero textual e tipologia textual é muito importante no direcionamento do trabalho do professor. Segundo Marcuschi (2002), existe uma clara distinção entre tipo e gênero textual. Sobre os conceitos de tipo e gênero textual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os tipos textuais compreendem a narração, a descrição, a argumentação, a exposição e a injunção. 
(    ) Os gêneros textuais são variados e entre eles podemos destacar: telefonema, carta, romance, bulas de remédios.
(    ) Os tipos textuais compõem os enunciados encontrados no interior de um gênero textual.
(    ) Os gêneros inviabilizam as atividades que envolvem a comunicação, devido a sua falta de flexibilidade e dinamismo.
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
FONTE: MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Â. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	As estruturas que compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. São socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns. Procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada um tem seu estilo próprio, podendo, então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona à explicação dada:
	 a)
	Os textos injuntivos.
	 b)
	A linguagem não verbal.
	 c)
	Os gêneros textuais.
	 d)
	Termos integrantes da oração.
	6.
	A palavra texto vem do latim textum, que significa tecido, entrelaçamento. O texto seria então o resultado de uma combinação perfeita de "fios" (orações), tendo como resultado uma costura (texto propriamente dito). É muito importante levar em consideração não só o indivíduo que produziu determinado texto, mas também o ambiente em que ele está inserido. Sobre as concepções de texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conceito de texto depende do conceito de língua e de sujeito e, por isso, teremos sempre a nossa disposição mais de um conceito de texto. 
(    ) Podemos afirmar que a linguística, durante algum tempo, delimitou seus estudos no que tange às dimensões da frase, esta com significação autônoma. Com a continuidade dos estudos, passa a conceber o texto como uma unidade de sentido. 
(    ) Ao estudar um texto, as frases, obrigatoriamente, devem ser estudadas isoladamente, ou seja, distantes de um encadeamento que se articula internamente para constituir uma rede de sentidos.
(    ) Em função das diferentes instituições que os criam, podemos dizer que os textos são diferentes. Cada qual, em seu discurso, expressará determinadas maneiras de ver e ler o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	A comunicação é um elemento fundamental nos dias de hoje. Queremos nos comunicar com todos e a todo instante, não é mesmo? Seja por meio de uma conversa presencial, uma mensagem, um e-mail, uma ligação, entramos em contato com muitas pessoas durante o dia. No entanto, para que a comunicação aconteça, é imprescindível alguns elementos. Quanto ao estudo da comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nenhuma mensagem apresenta uma única função da linguagem, sendo uma das funções predominantes, mas nunca exclusiva, única.
(    ) O receptor da mensagem precisa ter, necessariamente, consciência ou conhecimento das funções da linguagem para compreender um texto.
(    ) As mensagens, necessariamente, apresentam uma única função da linguagem. 
Agora,assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.
	8.
	A comunicação pode ser concebida como espaço de interlocução do processo social. Para que a comunicação se efetive, é imprescindível que alguns elementos estejam presentes neste processo. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mensagem não se constitui a partir do conteúdo das informações propagadas. Pode ser entendida como um conjunto de palavras ou frases dispostas numa unidade de sentido coerente para um determinado contexto.
(    ) O referente ou contexto é também parte integrante do ato de comunicação, entendido como o objeto ou a situação à qual a mensagem se refere. A produção e a recepção de mensagens estão sempre relacionadas às circunstâncias que ocorrem, pois o contexto delimita e precisa os signos, não há texto sem contexto.
(    ) O código é um conjunto de signos com regras convencionais que permite a um grupo social a elaboração de mensagens. O emissor lança mão do código para elaborar as mensagens e o receptor, por sua vez, identificará este sistema de signos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	Leia os textos a seguir:
Texto 1 - "Uma palavra, outra mais, e eis um verso/ Doze sílabas a dizer coisa nenhuma./ Esforço, limo, devaneio e não impeço/ Que este quarteto seja inútil como a espuma." (Antonio Carlos Secchin) 
FONTE: http://static.publico.pt/poema/default.asp?data=2000-09-11. Acesso em: 20 jul. 2018.
Texto 2 - "Gastei uma hora pensando em um verso/ que a pena não quer escrever./ No entanto ele está cá dentro/ inquieto, vivo./ Ele está cá dentro/ e não quer sair./ Mas a poesia deste momento/ inunda minha vida inteira." (Carlos Drummond de Andrade) 
FONTE: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/m00010.htm. Acesso em: 20 jul. 2018.
Sobre as funções da linguagem que podem ser identificadas em ambos os textos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fática e conativa.
	 b)
	Conativa e referencial.
	 c)
	Emotiva e fática.
	 d)
	Metalinguística e poética.
	10.
	A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Sendo assim, podemos dizer que a linguagem se subdivide em linguagem verbal e linguagem não verbal. Sobre a linguagem não verbal, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar.
	 b)
	O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
	 c)
	São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho.
	 d)
	Um exemplo é a linguagem escrita presente nos meios de comunicação.

Continue navegando