Buscar

Questionário - Soldagem 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM
1) Onde é possível utilizar a solda?
Aço, alumínio, latão, bronze, níquel, zinco, cobre e prata podem ser soldados. E todos os materiais metálicos. Plásticos (ultrassom)
2) Quais as opções concorrentes ao processo de soldagem?
Outros processos concorrentes de soldagem são a utilização de parafusos, rebites, cola, entre outros.
3) Fator econômico no processo de soldagem? Pense sobre...
Cada demanda de solda terá um determinado objetivo. O custo de uma operação será calculado em: preparar o orçamento de um serviço; comparar procedimentos de soldagem entre si com métodos alternativos e determinar a quantidade de consumíveis para a execução de um serviço.
4) Quais os fatores (parâmetros) de máquina são importantes na soldagem?
OS parâmetros importantes nas máquinas para soldagem são: tempo, tensão, amperagem, tipo de corrente: contínua ou alternada, tipo de eletrodo ou arame; tipo de proteção; tipo de solda e nas soldas a gás o tipo de gás e sua vazão ou pressão, mistura pobre ou rica de acetileno.
5) Como funciona o processo de solda elétrica?
A solda elétrica é o processo de aquecimento e de soldadura de duas peças de metal em conjunto, utilizando uma corrente elétrica potente. É necessária a utilização de um dispositivo especializado chamado um dínamo que libera a corrente utilizado para soldar. Há uma grade precisão no ponto a ser unido. O calor não se move muito além do ponto de solda.
6) Como inspecionar uma solda?
A inspeção pode ser por líquido penetrante, laser, raios X, máquina flux. Deve ocorrer em três etapas:
Inspeção (antes da solda) – exige avaliação de do material que será soldado, tipo de junta, condições de limpeza. Deve-se eliminar ou evitar óxidos, irregularidades, sujeiras, etc...
Inspeção (durante a solda) – Condições e processos de soldagem; tipo de eletrodo, fluxo ou gás de proteção; temperatura de interpasse ou pré-aquecimento. O objetivo é detecção de descontinuidades; desalinhamento da solda; presença de trincas e cumprimentos de especificações.
Inspeção (pós-soldagem) – Avaliar a junta a partir da verificação de desvios ou distorções do cordão de solda.
7) Fale um pouco sobre eletrodo revestido:
Condutor metálico, tinha alma com revestimento material orgânico ou materiais.
Taxa de deposição dele é baixa. e barato. Faz de tudo um pouco, 
O eletrodo revestido é o tipo de solda mais comum que é utilizado. Algumas vantagens dele são: visa a estanqueidade; em determinadas espessuras e preparações não necessita de material de adição. Algumas limitações dele: baixas taxas de deposição; necessidade de maior coordenação e experiência do soldador; dificuldade de manter proteção adequada em ambientes com vento e baixa tolerância a contaminantes. 
Após a fusão, o revestimento do eletrodo revestido forma uma escória líquida na superfície da poça de fusão, exercendo a função de proteção contra contaminação do cordão de solda. Após solidificação e resfriamento, a camada protetora é removida por meio de um martelo e talhadeira.
Os eletrodos revestidos são produzidos de tal forma que são constituídos de uma região central (núcleo ou alma) e uma camada superficial, que compõe o revestimento. A alma do eletrodo é, geralmente, de aço carbono, e o revestimento pode ser composto de diversos materiais (ingredientes), líquidos (silicato de sódio ou silicato de potássio) ou sólidos (pós ou materiais granulados, tais como rutilo, celulose e sílica, dentre outros). Tem-se que a corrente elétrica flui pela alma do eletrodo.
8) O que influencia e é importante num projeto de solda?
O processo de soldagem possui “parâmetros gerais de soldagem”, as variáveis envolvidas na operação de soldagem que devem ser especificadas para cada tipo de soldagem. As máquinas de soldagem devem ser versáteis, permitindo que se faça a regulagem tanto da corrente como da tensão, de acordo com as características do projeto de soldagem. Entendemos que em todo projeto de solda deve ser feito a análise de custo para operação e todos as ações envolvidas no processo, para garantir que o objetivo do projeto seja alcançado.
9) Fale sobre três tipos de solda:
10) O que é soldabilidade?
A soldabilidade é a facilidade ou dificuldade no processo de solda. A soldabilidade é relacionada com a temperabilidade de um aço; assim, quanto maior for a temperabilidade do aço, maior a probabilidade de ocorrência dessas trincas. A temperabilidade é ditada pelo teor de carbono e pelos elementos de liga: quanto menores esses teores, menores cuidados serão necessários para soldar um aço. Ela é definida pela capacidade de um material ser soldado nas condições de fabricação impostas por uma estrutura específica projetada de forma adequada e de se comportar adequadamente em serviço. Aço de médio ou baixo carbono.

Continue navegando

Outros materiais