Buscar

Desafio Profissional de Biologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Brasil, Polo de Itaguaí, 201
Aluno: Christopher Lago Martins
Curso: Nutrição
Tutora Presencial: Nelucia
 
 Desafio Profissional de Biologia
O câncer é uma doença que surge a partir da divisão de células descontroladas. Esta doença pode ser encontrado em meio ambiente ou podem ser hereditários. Em grande parte dos casos está ligado ao meio ambiente por estar em meio à indústrias químicas, de alimentos, de medicamentos e entre outras que causam alterações na natureza.
A FAP determina uma síndrome genética de caráter dominante, é classificada por maior tendência em desenvolver CCR e diversas lesões extracolônicas. Está relacionado a mutações germinativas no gene APC que codifica uma proteína com 2843 aminoácidos, com objetivo no controle do crescimento e reprodução celular, gerando assim o progresso de lesões benignas e malignas em diferentes órgãos. Diferente dos outros tipos de câncer, a FAP é conhecida por por mais de cem pólipos do tipo adenoma, que são protuberantes na mucosa, parecidas com uma verruga, que se encontram no intestino grosso.
Oque é pólipo
O pólipo é resultado de um desenvolvimento anormal de células, que em grande parte das vezes tem chance de se tornar maligno no tecido da parede interna do nariz, útero e cólon.
Como ela é causada
É causada por erro genético específico no gene APC, que está situado no cromossomo 5. Esses pólipos surgem geralmente após a puberdade, em quase todas as pessoas que portam do defeito genético no gene APC. Os pólipos intestinais, em maior parte dos casos, tem um progresso devagar, por anos. Pacientes não diagnosticados e não tratados tendem a falecer normalmente à partir dos 50 anos de câncer intestinal.
Transmissão
A transmissão é de pais para filhos e a metade dos descendentes tendem apresentar o defeito genético e necessitam de suporte e exames. Para saber se o paciente já possui anormalidade é feito um exame de sangue com a tecnologia que tem o objetivo de localizar dentro do gene APC com defeito, o problema específico para aquela certa família.
Tratamento
O que vai determinar a escolha é o estadiamento do tumor e se já apresenta o diagnóstico com metástase ou não. Outro fator determinante para o tratamento do câncer de cólon é o paciente e qual o seu estado de saúde e época da vida. Trata o câncer de cólon em uma mulher de 45 anos, saudável, é completamente diferente de fazer o tratamento em uma mulher com 80 anos e doenças relacionadas – ainda que o tipo e extensão do câncer sejam exatamente iguais. Nesse caso, deve ser levado em conta o impacto dos tratamentos e se eles irão interferir na qualidade de vida do paciente.
Levando apenas isso em conta, tumores menores e que estão restritos ao intestino são apenas operados. Já tumores que comprometeram muito do intestino ou mesmo avançaram para órgãos ou gânglios próximos são combinados com sessões de quimioterapia por entre três e seis meses.
Além disso, tumores próximos do reto podem ser tratados também com radioterapia aliada à cirurgia.
Outro fator determinante para o tratamento do câncer de cólon é o paciente e qual o seu estado de saúde e época da vida. Trata o câncer colorretal em uma mulher de 45 anos, saudável, é completamente diferente de fazer o tratamento em uma mulher com 80 anos e doenças relacionadas – ainda que o tipo e extensão do câncer sejam exatamente iguais. Nesse caso, deve ser levado em conta o impacto dos tratamentos e se eles irão interferir na qualidade de vida do paciente.
Prevenção
Faça os exames regularmente, o teste mais específico para avaliação direta do intestino grosso e reto é a colonoscopia. Trata-se de uma endoscopia feita pelo ânus, que permite a visualização direta de toda a mucosa intestinal em sua circunferência, desde o reto até o íleo terminal (fim do intestino delgado) e possibilitando coleta de material para análise.
Cuide de doenças do cólon e reto, Além da história genética, a presença de doenças inflamatórias intestinais crônicas, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, aumenta o risco de câncer de cólon e reto. Isso acontece devido ao estímulo inflamatório constante, que culmina acelerando a multiplicação celular. Portanto, pacientes portadores dessas doenças devem manter uma regularidade maior dos exames: de um modo geral, anualmente após oito anos de doença se portador de colites ou uma vez a cada dois anos se tiver uma doença que afeta um segmento específico do intestino.
Hábitos alimentares nocivos, como o consumo excessivo de carne vermelha, embutidos, enlatados e defumados excessivamente não são saudáveis para o intestino. Além disso é ideal consumir mais fibras, beber mais água, fazer exercícios, não fumar e modera bebida alcoólica caso o paciente consuma.
Conclusão
O fator genético é causado por erro defeito genético no gene APC que está situado no cromossomo 5, é transmitido em uma escala vertical de pai para filho, os pólipos adenomatosos quando surgem ainda não são câncer, o atraso do tratamento agrava a situação que pode se tornar não reversível, o tratamento ideal é a prevenção. 
Bibliografia: https://www.minhavida.com.br 
 https://brasilescola.uol.com.br/
 https://pt.khanacademy.org/

Outros materiais