Buscar

Dicas para Atividades Universitárias

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas, faça pesquisas, assista aos vídeos antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado, respeitando sempre o numero de linhas exigido em cada questão;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades fora do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega serão zeradas.
- Envie as questões junto com as respostas.
ATIVIDADE DAS AULAS 5 E 6 – Enviar no portfólio 3
01. Na fase pré-científica da economia, mais especificamente na idade média, como a igreja intervinha na economia? (0,4)
R: A Igreja intervinha na vida econômica através da ética a fim de moralizar o interesse pessoal. Interferia nos salários e nos preços, defendendo o preço e salário justos, garantia o mínimo de ganhos para os produtores e condenava as taxas de juros e a usura
02. Para Adam Smith, qual era a principal fonte de riqueza para uma nação? Por quê? (0,5)
R: Segundo ele, a principal fonte de riqueza de uma nação é o trabalho humano, mais ainda, o trabalho humano especializado. Smith assegurava que a divisão do trabalho e a especialização são responsáveis pelo aumento da produção e da produtividade do trabalhador. A produtividade do trabalhador é a base para explicar a riqueza das nações, segundo Adam Smith
03. O que buscava a Teoria Neoclássica? (0,4)
R: Teoria Neoclássica buscava a racionalização (o uso racional) e otimização (uso eficiente) dos recursos produtivos escassos.
04. Comente com suas palavras sobre o pensamento keynesiano. (0,5)
R:O pensamento keynesiano, a premissa fundamental para compreender uma economia encontra-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
05. Defina com suas palavras: (0,7)
a) concorrência perfeita:
R:Concorrência perfeita é uma formulação irreal, ou seja, uma concepção ideal, porque os mercados altamente concorrenciais não existem. Ela e importante, pois nos permitem construir um padrão de referência muito útil para entender e analisar o funcionamento concreto das demais estruturas de mercado. Um mercado em concorrência perfeita se adéqua ao conjunto de hipóteses como mercado atomizado, produtos homogêneos, ausência de barreiras e transparência.
b) monopólio:
R:O monopólio é uma estrutura de mercado completamente oposta à concorrência perfeita. Um monopólio existe quando apenas uma firma detém toda a produção de determinada mercadoria e esta não possui substitutos próximos, Para haver monopólio é preciso que novas empresas que se sintam atraídas a entrar nesse mercado sejam afastadas para que não deixem der ser um monopólio.
c) oligopólio:
R:Oliopolio e estrutura de mercado em que um pequeno número de vendedores concorrentes entre si controla a oferta de determinada mercadoria, a qual pode ser homogênea ou diferenciada. O que importa é que apenas poucas empresas são as responsáveis pela maior parte ou pela totalidade da produção dessa mercadoria. As firmas presentes nesse mercado devem ter uma estratégia de produção que envolve a definição do preço a ser cobrado e a quantidade a ser produzida. Quando uma firma decide a respeito de preços e quantidades, ela pode já conhecer as escolhas feitas pelas outras firmas.
d) concorrência monopolística:
R: As firmas em concorrência monopolística produzem produtos parecidos, substitutos mas não idênticos. Há uma diferenciação de produto: cada empresa tenta diferenciar seu produto, quanto mais bem sucedida for a empresa, mais poder de monopólio terá. E por uma razão ou outra, os consumidores veem a marca de cada empresa como algo diferente e que a distingue das demais. e na concorrência monopolística não há barrreiras
 Bom Trabalho! Prof. Marcelo Koche

Continue navegando