Buscar

Escravidão e Modernização no Brasil


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA II
1_ No período imperial brasileiro, muitas mães não queriam amamentar os seus filhos. Isso acontecia, em alguns casos, por puro recato. Um historiador apontou que “o hábito do aleitamento materno seguia a escala inversa da renda familiar”, ou seja, as mães mais ricas amamentavam muito menos do que as mães pobres. Para realizar essa tarefa, algumas famílias alugavam, de outros proprietários, escravas especializadas em amamentar e cuidar dos bebês das famílias de classe alta e média, hábito que ocorria tanto na cidade como no campo. Essas escravas ficaram conhecidas como “amas de leite”. (ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, vol.2, p. 63. Adaptado)
Com base no texto, podemos concluir que a escravidão do Brasil: (1.0p)
A. Esteve presente no cotidiano social, tanto na zona rural como nos meios urbanos. 
B. Contribuiu para a produção econômica, sem influenciar a cultura familiar no país. 
C. Proibiu os escravos de circularem pelos ambientes domésticos de seus proprietários. 
D. Manteve negros e brancos separados, evitando qualquer tipo de relação social entre eles. 
E. Construiu um ambiente de revoltas constantes, fugas e assassinatos. 
2_ Com base nas leituras referente ao Guia de Estudos, apresente sua compreensão sobre o Parlamentarismo do Segundo Reinado: (1.0p)
3_ Sabemos que durante a longa história da política brasileira, as mudanças eram notáveis. No entanto, algumas características permaneciam, pois, o Brasil independente mantinha a mesma “ordenação”, o que dificultava a efetiva modernização do país. Contextualize as mudanças e permanências diante à “modernização conservadora”? (1.0p)
4_ Acesse e assista os vídeos, documentários, ouça a música Zumbi, na aba “links” da plataforma. Após esse trabalho apresente suas críticas sobre os reflexos da escravidão no Brasil em tempos atuais: (2.0p)
Respostas
l) A. Esteve presente no cotidiano social, tanto na zona rural como nos meios urbanos.
2) Conhecido como também “Parlamentarismo ás avessas” esse nome foi adotado por esse sistema politico, porque era oposto ao da Inglaterra onde a rainha reina, mas não governava ela é apenas uma chefe de estado apenas, onde é o chefe do governo é quem governa e administra, ele é sempre escolhido pelo Parlamento, que pode destitui-lo também. Diferente do Parlamentarismo do Brasil onde o Imperador tinha o poder de interferir nas questões politicas do país, ele também após uma eleição nomeava o um político do partido vencedor para o cargo do primeiro-ministro e em caso de tensões ou conflitos entre os poderes, o imperador decidia qual permanecia no parlamento, ou seja, o Imperado D. Pedro II, não participasse do poder executivo, era responsável pelas principais decisões politicas do País, onde tomava as decisões cabíveis para instalar a ordem entre os poderes, que era totalmente diferente ou contrario dos padrões do sistema parlamentarismo, que ficou conhecido no Brasil como, o “parlamentarismo ás avessas”.
3) Essa Modernização o correu graças a economia cafeeira que possibilitou no crescimento das áreas urbanas pois os Barões do café contratavam ou recrutava pessoas que se fixavam nas cidades, o que estimulou o crescimento populacional dessas áreas urbanas, também nas novas criações de estradas e na criação de estradas ferroviárias que facilitava o transportes e nas inovações portuárias também, com tudo essa modernização era mais voltada mais para o sistema de agroexportador do que para os outros setores como a Industrialização e vinha crescendo na exterior como nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas ao longo do tempo o Brasil passa a investir ou a aplicar dinheiro em outras atividades que vez surgir pequenas industrias na pais aonde temo o Irineu Evangelista de Souza ou Visconde de Mauá que construiu um estaleiro de navios a vapores e de fundição de ferros, porem devido á politica econômica do Brasil que privilegiava apenas os setores de agroexportador e o comercio de importados, o que levou a sua falência, por esses fatores de modernização que atingia só uma parte da sociedade conservadora, deu o nome de “modernização conservadora”.
4) Reflexos da escravidão, podemos ver na desigualdade social e no preconceito que ainda persiste na sociedade brasileira, também numa diversidade cultural como danças, comidas, roupas, musicas, devido a os povos que vieram de diferentes regiões do Continente Africano.

Mais conteúdos dessa disciplina