Buscar

Diversos temas da história e da saúde humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Diante um processo evolutivo que levou milhões de anos, o ser humano adquiriu características genéticas fisiológicas que o levaram a caracterizar-se por um organismo de grande economia energética, pois havia, em um passado remoto, a necessidade de muitas horas de esforço físico vigoroso para encontrar, caçar, limpar, carregar e preparar o alimento. Além disso, a escassez de alimentos era grande, o que limitava o crescimento populacional das tribos nômades de nossos antepassados de cerca de 10 mil anos atrás. Percebe-se que em muito pouco tempo os hábitos culturais humanos impuseram um estilo de vida de muito pouco gasto energético e muita ingestão calórica, graças à revolução industrial e à informatização do trabalho contemporâneo. Quais são as consequências para a saúde do ser humano em função das mudanças tecnológicas atuais?
A ocorrência do crescimento alarmante dos casos de doenças degenerativas associadas ao metabolismo, obesidade, doenças articulares e da coluna, e patologias do sistema cardiovascular.
2 - Durante o Império Romano, os Jogos Gregos continuaram a acontecer, mesmo com a condição de povo dominado. O grego era considerado cidadão romano e podia usufruir de sua vida quase que normalmente, devendo apenas jurar obediência à Roma, pagar seus impostos e seus jovens deveriam ser fiéis ao exército de Roma. Como condição para a participação nos Jogos bastava agora ser cidadão de Roma, seja de qualquer origem ou lugar.  As cidades de países mais distantes enviavam seus atletas para competir em Olímpia como sinal de status. Quais foram as consequências desta globalização para o destino dos Jogos Olímpicos?
Entraram em decadência moral devido à participação de mercenários e criminosos, que passaram a competir apenas pelas recompensas e para isso trapaceavam e corrompiam árbitros.
 
3 - Durante o período do Império Romano, o oferecimento de Jogos Públicos por parte do Imperador para acalmar o povo foi prática constante. A chamada política do Pão e Circo objetivava desviar a atenção de problemas de saneamento, de epidemias e da fome. Os jogos espetaculares entretinham o público com um alto teor de violência e eram distribuídas cestas de pães. Com qual fenômeno contemporâneo podemos traçar uma analogia com a Política do Pão e circo?
Com o Assistencialismo do Estado e com a espetacularização do esporte midiático
4 - Durante toda sua jornada evolutiva, o homem teve que desenvolver habilidades físicas específicas, tais como a corrida, os saltos, a natação, a escalada, o mergulho, o uso e lançamento de implementos (machado, lança, arco e flecha). Quais eram as principais finalidades das atividades físicas exercidas no cotidiano dos primeiros povos humanos?
Sobrevivência, ritos religiosos (danças, sacrifícios, lutas e jogos), preparação para a guerra e jogos e brincadeiras durante o processo de educação.
5 - Esparta e Atenas foram as cidades-estados gregas que primeiro delinearam uma relação de corpo e movimento com critérios pedagógicos. Esparta era uma pólis guerreira por excelência e tinha por objetivo aumentar seu poder e defender-se dos perigos e ameaças dos povos vizinhos. Era dotada do melhor exército da Grécia e educava seus jovens através do exercício físico dirigido à atividade guerreira, sob o ideal do cidadão-soldado, educado para o ministério das armas. A educação em Atenas tinha por objetivo primordial a formação geral do cidadão político e, apesar de ter uma postura eclética, em função da estruturação democrática ocorrida por volta do ano de 550 a.C., também utilizava os exercícios físicos como preparação militar.
Considerando o texto acima, e a respeito da educação na Grécia antiga, pode-se dizer:
I – Atenienses e espartanos possuíam educação que priorizava a preparação militar e o exercício físico.
II – A Paideia foi um modelo educacional ateniense voltado para a formação do homem integral, pregava o equilíbrio entre corpo, alma e mente.
III – Os alunos espartanos eram acompanhados de tutores particulares nas escolas de preparação geral, privadas (Gramático, Citarista e Palestra).
IV - A cidade de Atenas foi exemplo de educação que valorizava o corpo, por esse motivo seus filhos sempre eram gloriosos nos Jogos Olímpicos e nas guerras.
V - A Caserna era um acampamento de treinamento militar juvenil espartano, onde os garotos eram duramente preparados, em termos psicológicos e físicos, para suportar as exigências do combate.
Apenas II e V são verdadeiras
6 - Na Grécia Antiga, cuja religião era politeísta e antropomórfica, eram cultuados deuses e heróis, estes eram semideuses com poderes extraordinários, que viviam entre os homens, realizando feitos incríveis. Os heróis gregos eram componentes da mitologia, considerados filhos da união entre deuses e mortais. A miscigenação que deu origem aos heróis semi-humanos gerou uma aproximação, pois estes entes eram a representação simbólica que complementavam o ego e a força que faltava aos homens perante os deuses. Era atribuído aos heróis um grande rol de façanhas, tais como a fundação de cidades, a instituição de leis, a metalurgia, a escrita, o canto, táticas de guerra, a instituição dos Jogos Antigos em homenagem aos deuses, o combate a bandidos, feras e monstros. Inspirados nos heróis, os gregos organizavam grandes festas pan-helênicas, que reuniam gregos vindos de toda a Hélade nos grandes santuários. As festas religiosas contemplavam cerimônias, sacrifícios e grandes concursos atléticos, além dos jogos realizados em honra aos deuses. Quais eram os principais Jogos Religiosos da Grécia Antiga?
Jogos Olímpicos em honra a Zeus, realizados na cidade de Olímpia.
7 - Nos tempos remotos da organização social humana, as atividades físicas possuíam caráter utilitário e estavam relacionadas à sobrevivência, aos ritos religiosos, à preparação guerreira e aos processos primários de educação. Atualmente, a sociedade capitalista industrial desenvolveu hábitos sedentários e a atividade física cotidiana diminuiu tanto em quantidade, quanto em diversificação dos estímulos. A respeito destas considerações, considere as afirmações abaixo:
I – Os seres humanos que viveram em épocas remotas usavam o corpo para atividades de sobrevivência. A caça gastava muita energia via esforço físico. Atualmente, a produção de alimentos usa força mecânica automatizada e o ser humano gasta poucas calorias para conseguir seu alimento.
II – O esforço físico humano aumentou de forma geral, pois a ciência do treinamento desenvolveu novos métodos e tecnologias que permitem a maioria da população compensar a inatividade da vida contemporânea.
III – Os rituais sagrados antigos eram manifestados na forma de danças, jogos, disputas em homenagem aos deuses. Atualmente, nossa religiosidade se desvinculou do corpo, valorizando de forma concentrada o desenvolvimento espiritual.
IV – A educação nas eras remotas incentivava a prática vigorosa de exercícios físicos e atividades que exigiam destrezas físicas, pois eram vivências necessárias no cotidiano adulto. Atualmente, a educação também incentiva a prática formal de exercícios físicos como forma de preparação para as atividades cotidianas do trabalho, sobrevivência e religião.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e III.
8 - Os Jogos Olímpicos da Era Antiga aconteceram na cidade sagrada de Olímpia entre 776 a.C. e 393 d.C. Neste período, concursos atléticos, ritos religiosos, festivais artísticos e reuniões entre os líderes das principais cidades-estados gregas aconteceram. A respeito dos jogos Olímpicos antigos, é correto afirmar que:
I - Eram marcados por um clima de paz instaurada pela trégua sagrada decretada pelo Senado Olímpico dos Helanódices, sacerdotes de Zeus.
II - Eram compostos por provas atléticas que eram regulamentadas por 14 regras fundamentais, que pretendiam manter os princípios éticos e os costumes helenos.
III - Eram marcados pela hipercompetitividade e pela corrupção de atletas e árbitros, devido às altas quantias de riquezas que eram oferecidas aos campeões olimpiônicos.
IV - Continuaram acontecendomesmo depois que os gregos foram subjugados pelos Macedônios e depois pelos Romanos, apesar da decadência moral ocorrida.
V - Era permitida a participação de homens e mulheres gregos de origem nobres e sem históricos de criminalidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e IV.
9 - Os Jogos Públicos Romanos foram marcados pela espetacularização e pela violência, eles eram realizados em enormes arenas. Os Anfiteatros, com capacidade de até 80 mil espectadores, e os Circos, grandes estádios ovais com capacidade para até 150 mil pessoas. Nestas arenas, as atrações buscavam entreter o público com batalhas simuladas, em que o exército Romano havia triunfado, também eram disputadas lutas mortais entre escravos gladiadores, além da execução de criminosos e opositores de Roma, tais como os cristãos. A respeito dos Jogos Romanos, pode-se afirmar que:
I - Eram realizados em dias de feriados religiosos, chegando a contabilizar cerca de 150 dias de jogos por ano.
II - O próprio imperador participava dos jogos, sinalizando com o polegar clemência ou impiedade para a definição de lutas mortais.
III - Os gladiadores vencedores eram remunerados e em alguns casos compravam sua liberdade.
IV - As mulheres não podiam assistir aos Jogos sob pena de serem atiradas aos leões.
V - Nos Circos eram realizadas grandiosas corridas de bigas e quadrigas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III e V.
10 - Roma se desenvolveu como uma cidade-estado a princípio por toda a península Itálica. Por volta de 300 a.C., Roma passa a adotar um modelo político republicano apoiado em um Senado representativo de classes e colegiados. Este modelo político, assim como diversos componentes da cultura romana, foi incorporado dos povos dominados por Roma, sobretudo fora uma herança dos gregos. No que se refere aos exercícios físicos realizados em Roma, pode-se dizer que:
I - Eram idênticos aos exercícios gregos, com Jogos Públicos e atletas competindo em disputas religiosas, com a exaltação dos deuses e dos corpos em exposição.
II - Os Jogos eram Diferentes dos Jogos gregos, pois se desenvolviam em grandes arenas com capacidade de milhares de espectadores e tinham por objetivo acalmar os ânimos e conflitos entre as classes.
III - Os romanos tinham o hábito de exercitar-se em busca da saúde e da higiene em termas públicas, onde nadavam, faziam massagem e realizavam cerimônias para os deuses.
IV - Os exercícios romanos eram voltados apenas para a preparação militar no Campo de Marte, o deus da guerra.
V - Os Jogos Romanos eram sangrentos e cruéis e envolviam a disputa até a morte entre gladiadores, a luta com feras e a execução de criminosos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II, III e V.

Outros materiais