Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
Karina Limeira RA: D28808-3
Tassiana Ferreira RA: D34EDI-7
Beatriz Vargas RA: N125GD-3
Amanda RA: D3111A-4
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - 1º SEMESTRE
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – PROFESSOR FERNANDO
A importância de ter uma cultura organizacional na imagem das empresas
SÃO PAULO
2017
A importância de ter uma cultura organizacional na imagem das empresas
Toda organização é composta por integrantes e, para que todos se relacionem bem e para que haja igualdade, é preciso regras para determinar como esses membros devem agir e se comportar no ambiente organizacional e, em alguns casos, essas normas são criadas por meio de uma cultura organizacional e esta acaba definindo como deve ser a integração. Sendo assim, a cultura organizacional é um modelo de crenças, costumes e valores que os integrantes das organizações aprenderam a respeitar, a exercer e ensinar aos novos integrantes, criando, assim, regras para a convivência interpessoal. Porém, percebe-se que, com a constante evolução do mercado global, as organizações precisam rever sua cultura e, em algumas hipóteses, até trocá-la definitivamente, pois, só assim, irão conseguir se adaptar a este nosso mercado, cada vez mais, competitivo.
A maior dificuldade de uma empresa será manter uma equipe de alto nível em conhecimento, pois se percebe que a tendência nas organizações é a gestão do conhecimento, onde os comunicadores, que acreditam em uma comunicação participativa, moderna, encontrarão espaço para desenvolver um trabalho diferenciado.  A comunicação empresarial deixa de ser uma atividade descartável, para se tornar estratégica, esse conceito cabe em empresas que tem a cultura voltada ao cliente, profissionais e comunidade não se preocupam apenas em oferecer produtos de qualidade, mas também prestar bons serviços, buscam a fidelização dos clientes, o comprometimento dos funcionários e a aceitação da comunidade. Quando a empresa apresenta esse tipo de cultura e essa cultura é desenvolvida, aceita e divulgada, com certeza será procurada por pessoas com boa capacidade profissional que querem trabalhar em um ambiente moderno e que valoriza seus colaboradores. Além disso, os veículos de comunicação também procuram empresas assim para servir de exemplo em reportagens com foco em meio ambiente, responsabilidade social, qualidade em produtos, entre outros temas. E o cliente confia no fornecedor, sabe que irá receber o produto no prazo, se tiver algum problema este será solucionado, sem contar na certeza que o produto é de qualidade. Cultura empresarial e comunicação empresarial estão ligadas. Não dá pra pensar nas duas separadamente. A comunicação empresarial engloba público interno, clientes, comunidade, mídia e fornecedores. O plano de comunicação tem que se preocupar com todos esses segmentos, senão o seu desenvolvimento poderá falhar ou dificultar no meio do caminho. O fortalecimento da marca, a divulgação institucional de uma empresa, muitas vezes é mais importante do que trabalhar na divulgação de produtos específicos, pois abrange os cinco públicos envolvidos. Uma empresa que desenvolve um trabalho de responsabilidade social é muito mais simpática que aquela que não faz nada. É preciso divulgar o que se está fazendo, de uma forma que não se torne repetitivo e forçado. Por tudo isso, acredito que o processo de comunicação empresarial sempre segue o "ritmo" das "normas e valores" da cultura organizacional. 
Que tipo de imagem tem a empresa organizacional?
A construção da imagem da organização é definida por Tavares (1998) como as impressões positivas, neutras ou negativas que os clientes desenvolvem a partir de seus contatos com a empresa e de seu contexto de atuação. Sobre a construção da imagem, Tavares (1998, p. 65) também afirma que:
A imagem de uma empresa decorre da maneira como o público por meio de seus, sinais emitidos pela empresa por meio de seus programas, empregados e serviços.A imagem que a organização tem perante o público não se dá apenas com base nos seus serviços e produtos, mais no conjunto de fatores que juntos favorecem a percepção da imagem.
A imagem da organização ultrapassa as fronteiras visuais e se apresentam no conjunto entre publicidade, responsabilidade social, infraestrutura, qualidade de serviços e produtos, tecnologias utilizadas, cultura coorporativa, clima organizacional e políticas de recursos humanos, estendendo-se a totalidade da organização.
A organização como forma de diferenciação no mercado precisa estabelecer uma imagem que traduza o tipo de organização que é. Fazer-se perceber e entender de forma distinta das demais, conhecendo e influenciando as percepções dos diferentes públicos.
A imagem de uma organização não passa apenas pelo cumprimento de suas funções produtivas e de obrigações para o estado, mais pelo interesse na comunidade que ela está estabelecida e também pelo interesse ao meio ambiente. O grande desafio das organizações modernas é influenciar não só os seus clientes diretos mais os indiretos aumentando assim a sua participação no mercado. Os clientes indiretos são aqueles clientes em potencial, no qual se baseiam em experiências trocadas com os clientes diretos da empresa e também em percepções da organização. 
Neste sentido, é importante, o planejamento da imagem ideal e o desenvolvimento de mecanismos para a sua transmissão aos diferentes públicos da organização. 
Conclusão: Se os colaboradores não estiverem ligados à cultura organizacional da empresa, eles mesmos podem acabar transmitindo valores, visões e ideias diferentes da que a empresa deseja transmitir. E sendo um colaborador e representante da empresa, o próprio colaborador pode causar uma má impressão do negócio.  Por isso todos os setores da empresa devem estar ligados diariamente com a cultura organizacional envolvendo todos da empresa.
A maior dificuldade de uma empresa é manter uma equipe de conhecimento em alto nivel, pois se percebe que os comunicadores, acreditam em uma comunicação participativa, moderna, encontrarão espaço para desenvolver um trabalho diferenciado. Toda organização é composta por integrantes, que se comunicam bem aonde procuram fazer um trabalho diferenciado. E também que é importante o planejamento da imagem ideial dentro da empresa, para que sua transmissão seja mostrada em diferentes públicos, é indicado que todas as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, conheçam a importância que uma cultura que exerce no ambiente organizacional e, para isso, esta deve ser disseminada a todos os colaboradores de modo a atingir todos os níveis hierárquicos da organização. 
Com a sondagem da percepção dos colaboradores, foi possível constatar que a cultura organizacional é importante para a gestão das atividades, e que esta influencia no ambiente organizacional, fazendo com que todos tenham consciência de sua existência.
Portanto, todas as organizações devem prestar atenção no momento de estabelecer, reinventar e até mudar sua cultura, porque o que parece ser um processo simples, pode ocasionar a falência para muitas organizações, que acabam tratando este assunto com indiferença.
 
Fonte : www.ibccoaching.com.br 
 http://www.leiaja.com 
 http://repositorio.uniceub.br
1

Mais conteúdos dessa disciplina