Buscar

Função fisiológica Adrenalina e Noradrenalina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Função fisiológica Adrenalina e Noradrenalina
NORADRENALINA
Relaciona-se com diversas funções no corpo. A função primordial do seu mecanismo de ação é preparar o corpo para uma determinada ação. Por isso, é conhecida como uma substância de "luta ou fuga".
Em resposta ao estresse, o organismo libera a noradrenalina e a adrenalina nos momentos de sustos, surpresas ou fortes emoções.
Nesse momento, os dois hormônios desencadeiam uma série de reações por todo o corpo, como:
· constrição dos vasos sanguíneos;
· respiração mais rápida;
· aumento das pupilas;
· aceleração dos batimentos cardíacos.
A noradrenalina atua na manutenção dos batimentos cardíacos, nos níveis de glicose e pressão sanguínea. Também age no cérebro e regula atividades como o sono e emoções. Em grandes quantidades, proporciona sensação de bem-estar. Enquanto em pequenas quantidades relaciona-se com o surgimento de sintomas da depressão. Ela relaciona-se com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória. Mantém o corpo em alerta e atenção durante o dia e durante o sono os seus níveis diminuem.
ADRENALINA
A adrenalina é responsável por preparar o corpo para grandes esforços. Ela acelera o coração e em alguns casos aumenta a força muscular da pessoa. Tem efeito contrário ao da insulina, sendo liberada quando o nível de glicose no sangue está baixo. Ela também atua como um neurotransmissor, sendo liberada quando há estresse físico ou mental. Sua falta causa taquicardia, bradicardia e disfunções no nível de glicose. 
A adrenalina é liberada em casos de estresses extremos e serve como um mecanismo de defesa para uma ação rápida do organismo.
Em caso de choque anafilático a adrenalina pode ser injetada no coração do paciente para que este volte a respirar normalmente; ela tem função de minimizar a reação.
A noradrenalina, que é percursora da adrenalina também pode ser usada em casos de choque anafilático porém tem um efeito menos potente do que a adrenalina.
Apesar de terem funções semelhantes, as duas substâncias atuam de forma independente. A noradrenalina é produzida antes da adrenalina.

Continue navegando