Buscar

AULA 4 - TERRAS DEVOLUTAS

Prévia do material em texto

TERRAS DEVOLUTAS
Devolutas vem de devolução - Art. 3º da lei de terras.
ORIGEM
A finidade da lei de terras era regularizar a situação da terra no Brasil, quem pagava os impostos ao rei e a igreja de foram correta a terra era garantida, quem não pagava tinha que devolver as terras, o que chamamos de terras devolutas.
Art. 3. LEI DE TERRAS
Art. 3º São terras devolutas:
§ 1º As que não se acharem applicadas a algum uso público nacional, provincial, ou municipal.
§ 2º As que não se acharem no dominio particular por qualquer titulo legitimo, nem forem havidas por sesmarias e outras concessões do Governo Geral ou Provincial, não incursas em commisso por falta do cumprimento das condições de medição, confirmação e cultura.
§ 3º As que não se acharem dadas por sesmarias, ou outras concessões do Governo, que, apezar de incursas em commisso, forem revalidadas por esta Lei.
§ 4º As que não se acharem occupadas por posses, que, apezar de não se fundarem em titulo legal, forem legitimadas por esta Lei.
Terras devolutas são terras públicas e não terras sem nome.
Terras devolutas que estejam sendo utilizadas para fins específicos não são chamadas de terras devolutas.
TERRAS DEVOLUTAS E TERRAS SEM DONOS
Terras sem dono não são terras devolutas.
Terras devolutas tem donos, união, estados, municípios ou DF.
Terras sem donos são simplesmente sem donos e caso sejam sem donos essas serão da União mas não serão terras devolutas.
Terras públicas não podem ser usucapidas, terras sem dono podem ser usucapidas. Por tanto terras sem dono não são terras devolutas.
Apesar de alguma terra esteja sem donos o Estado tem o direito de reclamar essa terra para si.
Para ser terra devoluta a terra deve estar no nome do Estado. Se o Estado estiver reclamando alguma terra para si, será seu o ônus da prova.
O Estado deve provar que a terra é sua por meio da ação discriminatória, que começa pelo meio administrativo e caso não tenha êxito poderá ir para o meio judiciário.
A ação discriminatória tem como finalidade separar as terras públicas das terras particulares.
Particulares que queriam discutir sobre terras será por meio da ação de demarcação de terra.
OBS: Em 1987 por meio de um decreto lei, todas as terras que forem localizadas aas margens de ferrovias e rodovias federais que não estiverem registradas em nome de particulares, que não tenha documento de posse, que não tiver nenhum documento de particular que não for legitimo, em um raio de 100km essas terras serão arrecadas e registradas no nome da união.
Sobre esse decreto o STF se manifestou dizendo que o Estado deve provar o domínio, esse decreto foi declarado inconstitucional. Se o Estado não provou que tinha o domínio a terra será de quem provar a posse tradicional, e o ônus da prova é do Estado.
ARTIGO 188 DA CF
As terras devolutas se a área for mais que 2.500 hectares não poderão ser repassadas para ninguém, seja público ou particular, sem autorização do congresso nacional.
EXCETO: Para fins de reforma agraria
TERRAS DEVOLUTAS DA UNIÃO – Art. 20 CF
Art. 20. São bens da União:
II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;
Em 1891 a CF no Art. 64 transferiu todas as terras devolutas para os Estados e ficou apenas com as do Art. 20 inciso II da CF/88.
Porque a CF de 1891 transferiu todas as suas terras devolutas para os Estados?
Porque houve a separação do país em unidades federativas.

Continue navegando