Buscar

QUESTÕES - DIREITO ELEITORAL

Prévia do material em texto

PROVA DIREITO ELEITORAL
Q1 – A suspensão dos direitos políticos decorrente de condenação transitada em julgado cessa com:
a) cumprimento ou extinção da pena
Súmula 9 do TSE: A suspensão de direitos políticos decorrente de condenação criminal transitada em julgado cessa com o cumprimento ou a extinção da pena, independendo de reabilitação ou de prova de reparação dos danos.
b) o deferimento de reabilitação
c) a prova de reparação dos danos recorrentes do delito
d) a transferência para o regime de prisão domiciliar 
e) o cumprimento de um terço da pena
Q2 – As juntas eleitorais são:
a) competentes para decidir habeas corpus em matéria eleitoral
ERRADO, compete ao juiz eleitoral respeitado as competências do TSE e TRE.
b) competentes para decidir mandado de segurança em matéria eleitoral
ERRADO, compete ao juiz eleitoral respeitado as competências do TSE e TRE.
c) órgão de primeiro grau de jurisdição da justiça eleitoral, sendo seu presidente o único membro com garantia de inamovibilidade
ERRADO, pois é assegurado a Inamovibilidade a todos os membros da justiça eleitoral.
§ 1º - Os membros dos tribunais, os juízes de direito e os integrantes das juntas eleitorais, no exercício de suas funções, e no que lhes for aplicável, gozarão de plenas garantias e serão inamovíveis.
d) órgão de primeiro grau da jurisdição da justiça eleitoral, compostos por três ou cinco membros, sendo um deles, o presidente, juiz de direito.
e) competentes para expedir diploma aos eleitos para cargos municipais e estaduais.
ERRADO, pois é apenas a diplomação de cargos municipais. 
Q3 – A justiça eleitoral diferentemente dos demais órgão judiciais, podem exercer a função consultiva que:
a) ocorre de oficio ou mediante provocação por órgão nacional, estadual ou municipal de partido político, ou pelo Procurador Geral da República.
Errada. O TSE entende, há muito, que o presidente do diretório municipal de partido político não tem legitimidade para formular consulta eleitoral.
b) se realiza por meio do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunais Regionais Eleitorais e dos Juízes Eleitorais.
Errada. Os Juízes Eleitorais não possuem competência consultiva, seja por falta de previsão legal, seja porque todos os legitimados a formular consultas estão distribuídos somente entre as competências do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
c) consiste em preparar, organizar, e administrar todo o processo eleitoral, desde a fase do alistamento até a diplomação dos eleitos.
Errada. Trata-se da função administrativa da Justiça Eleitoral, que funciona como “gestora” das eleições.
d) consiste em responder, fundamentadamente, mas sem força vinculante a consultas em matéria eleitoral, por meio do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Conforme artigos 23, XII, e 30, VIII, do Código Eleitoral. Ademais, é certo afirmar que não há força vinculante nas respostas de consultas formuladas perante o TSE (STF. Plenário. MS 26.604/DF, rel. Min. Cármen Lúcia, j. 04.10.2007).
e) resulta na expedição de instruções para fiel execução da lei eleitoral, ouvidos previamente, os delegados ou representantes dos partidos políticos.
Errada. Cuida-se da função normativa da Justiça Eleitoral, prevista no artigo 23, IX, do Código Eleitoral. Em todo processo eleitoral o TSE expede resoluções bastante detalhadas com regras sobre as eleições – repetindo, em muitos artigos, o que consta da lei, e positivando, em outros, jurisprudência consolidada. O artigo 105 da Lei n. 9.504/97 prevê que as Resoluções do TSE terão caráter meramente regulamentar e não restringirão direitos, tampouco estabelecerão sanções não previstas em lei.
Q4 – Considere as assertivas a seguir quanto à competência e à organização da Justiça Eleitoral.
I. São matérias reservadas à lei complementar
II. Na composição do Tribunal Superior Eleitoral, por nomeação do Presidente da República, integram dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal.
III. Na composição do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, por nomeação do Governador, integram dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.
IV. As juntas eleitorais foram extintas pela Emenda Constitucional nº 45/04.
V. O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais designarão três juízes auxiliares para a apreciação das reclamações ou representações que lhes forem dirigidas e os recursos contra as decisões destes juízos serão julgadas pelo Plenário destes tribunais.
Art. 96 da Lei 9.504/97: § 3º Os Tribunais Eleitorais designarão três juízes auxiliares para a apreciação das reclamações ou representações que lhes forem dirigidas.
Está(ão) CORRETA (AS):
a) Apenas as assertivas I, II, III, V.
b) Apenas as assertivas I, III, IV
c) Apenas as assertivas I, II, V
d) Apenas as assertivas II, IV, V
e) Apenas as assertivas I, II , III, V
Q5 – Tim pretende concorrer para o cargo de vice-governador de seu Estado, porém, ainda não completou 30 anos de idade. Considerando que a data limite para os partidos e coligações solicitarem à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos é 15 de agosto de 2018, que o 1o turno das eleições será no dia 07 de outubro de 2018, que o 2o turno será no dia 28 de outubro de 2018 e que a data da posse é 1o de janeiro de 2019, assinale a alternativa correta quanto à idade mínima de 30 anos constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade.
a) Não será exigida para o cargo de vice-governador de Estado.
b) É verificada tendo por referência a data do 1o turno da eleição.
c) Será aferida tendo por referência a data do 2o turno da eleição.
d) Será aferida na data limite para o pedido de registro da candidatura.
e) É verificada tendo por referência a data da posse.
IDADE MINIMA PARA SE CANDIDATAR
Presidente e vice e senador – 35 anos
Governador e vice governador de estado e o DF – 30 anos 
Deputado estadual, deputado federal, deputado distrital, prefeito, vice prefeito e juiz de paz – 21 anos
Vereador – 18 anos
OBS: A idade da pessoa é considerada a idade da posse. Essa regra vale para todos os cargos.
Ex: O candidato a governador com 29 anos e 11 meses no dia do registro de candidatura, a idade da data do pedido não dá a possibilidade, mas caso ganhe e venha tomar posse no dia 01 de janeiro já terá 30 anos, portanto poderá efetuar o registro de candidatura.
EXCETO para os vereadores
Se candidatar com 17 e alguns meses não será aceito porque durante a eleição os candidatos podem cometer crime eleitoral e o menor de 18 anos não comete crime, mas sim ato infracional.
Q6 – Se, hipoteticamente, tivesse sido sancionado, no dia 15 de maio de 2018, um projeto de lei que alterasse a Lei Federal nº 9.504/97, que estabelece as normas gerais para as eleições no Brasil, modificando, em larga medida, a disciplina da propaganda eleitoral, é correto dizer que a nova lei
a) não poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio da lisura das eleições.
b) poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio da democracia.
c) não poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio da anualidade eleitoral.
Princípio da anualidade: art. 16, CF - Prescreve que "a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até 1 ano da data de sua vigência".
d) poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio do aproveitamento do voto.
e) não poderia ser aplicada às eleições de outubro de 2018, em razão da incidência do princípio federativo.
Q7 – Considere a seguinte situação hipotética: Drauzio está no seu primeiro mandato como Presidente da República no Brasil. Sua esposa, Maria, deseja se candidatar ao mesmo cargo que seu marido nas próximas eleições. Nesse caso, Maria
a) poderá se candidatar ao cargo de Presidente da República apenas seDrauzio falecer, renunciar ou se afastar temporariamente do seu cargo até seis meses antes do pleito.
b) é inelegível, pois deseja se candidatar a cargo a ser exercido no mesmo território de jurisdição que seu cônjuge e, portanto, não poderá se candidatar em nenhuma hipótese.
c) poderá se candidatar ao cargo de Presidente da República apenas se Drauzio falecer, renunciar ou se afastar definitivamente do seu cargo até seis meses antes do pleito.
d) é inelegível por ser cônjuge do Presidente da República e, poderá se candidatar ao mesmo cargo apenas se Drauzio falecer seis meses antes do pleito.
e) poderá se candidatar ao cargo de Presidente da República apenas se Drauzio falecer, renunciar ou se afastar definitivamente do seu cargo até três meses antes do pleito.
Q8 – Discorra sobre os princípios do aproveitamento do voto e da prevalência da intenção do eleitor.

Continue navegando