A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol geografia das redes 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Geografia das Redes - ELETIVA VIII
Leia a citação:
"A passagem de uma rede social para uma rede geográfica se dá quando assim a consideramos, a despeito de sua necessária espacialidade, expressa em  localizações qualificadas, e com interações espaciais entre elas".
Após esta avaliação: caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORREA, R. L. Redes geográficas: reflexões sobre um tema persistente. Cidades, v. 9. n. 16, 2012. p. 199-218.
 
A partir da citação e dos conteúdos do texto-base Redes Geográficas: Reflexões sobre um Tema Persistente sobre as redes geográficas, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Através da citação é possível identificar que a única função das redes geográficas é conectar lugares diferentes.
	
	B
	Uma rede nem sempre é espacial, pois as conexões entre lugares no espaço geográfico nem sempre são feitas através delas
	
	C
	A rigor o autor afirma que todas as redes são necessariamente geográficas, tendo em vista que estão dispostas no espaço
A alternativa A está incorreta pois uma das funções das redes geográficas é conectar lugares diferentes. A alternativa B está incorreta, porque a citação afirma que todas as redes são, a rigor, necessariamente geográficas. A alternativa C está correta, pois ressalta exatamente que por conectarem lugares e estarem dispostas no espaço, todas as redes são geográficas. A alternativa D está incorreta pois é a passagem de uma rede social para uma geográfica. A alternativa E está incorreta pois as redes geográficas tornaram-se mais numerosas e cerradas a partir da segunda metade do século XIX.
 (artigo-base, p. 201)
	
	D
	A passagem de uma rede geográfica para uma rede social ocorre quando assim a consideramos, a despeito da natureza dos fluxos
	
	E
	As redes geográficas tornaram-se mais numerosas e cerradas a partir do início do século XX
Questão 2/5 - Geografia das Redes - ELETIVA VIII
Leia a citação:
"As redes geográficas são redes sociais espacializadas. São sociais em virtude de serem construções humanas, elaboradas no âmbito de relações sociais de toda ordem, envolvendo poder e cooperação, além daquelas de outras esferas da vida". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORREA, R. L. Redes geográficas: reflexões sobre um tema persistente. Cidades, v. 9. n. 16, 2012. p. 199-218.
A partir da citação e dos conteúdos e do artigo Redes Geográficas: Reflexões sobre um Tema Persistente sobre as redes sociais no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	As redes geográficas nem sempre são sociais. Um exemplo são as redes técnicas em que a sociedade não possui nenhuma influência.
	
	B
	As redes geográficas, como qualquer construção social, possuem duas dimensões básicas dependentes entre si.
	
	C
	O tema das redes também se relaciona com a temática do poder, pois as redes refletem as hierarquias e segregações presentes na sociedade.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra C. A alternativa A está incorreta, pois afirma que as redes técnicas não se ligam ao tema das redes sociais, contrapondo a afirmação do autor. A alternativa B está incorreta, pois as redes geográficas possuem três dimensões e independentes entre si. A alternativa C está correta, pois coloca atenção em outro tema que se vincula ao das redes, que é o poder. A alternativa D está incorreta pois o termo rede não é recente. A alternativa E está incorreta pois atualmente as redes possuem um alcance ilimitado.  (artigo-base, p. 200)
	
	D
	O tema das redes é recente, bem como sua preocupação em compreender seus efeitos sobre a organização do território.
	
	E
	As redes existentes atualmente servem a uma pequena vida de relações, sendo que seu alcance é bastante limitado
Questão 3/5 - Geografia das Redes - ELETIVA VIII
Atente para a citação:
"A espacialidade, que qualifica uma rede social em termos geográficos, não  distingue, no entanto, a rede geográfica de outras redes que se apresentam  espacializadas. Assim, uma rede fluvial, constituída de nós ou confluências e fluxos ou cursos de água, apresenta-se espacializada, originando uma bacia hidrográfica. Contudo, como pura rede fluvial, regulada por leis naturais, constitui rede da natureza, espacializada, mas não social, sem a presença humana".
Após esta avaliação: caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORREA, R. L. Redes geográficas: reflexões sobre um tema persistente. Cidades, v. 9. n. 16, 2012. p. 199-218.
 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes Geográficas: Reflexões sobre um Tema Persistente a respeito das redes, leia as afirmativas a seguir e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:
(   ) Uma rede espacializada nem sempre será uma rede geográfica, pois pode ser que não tenha o componente social.
(   ) A natureza pode apresentar formas em rede espacializadas, que servem a seus propósitos específicos, e toma forma nem sempre pela ação humana.
(   ) Nós e fluxos são elementos constituintes de qualquer rede, seja ela natural, social ou técnica.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F - F - V
	
	B
	V - V - V
Alternativa correta é a letra B. A afirmativa I é verdadeira, pois diferencia rede espacializada de rede geográfica, a depender ou não da ação da sociedade. A afirmativa II é verdadeira também, pois as redes naturais se formam por processos próprios, podendo sofrer ou não interferência do homem. A afirmativa III é verdadeira, pois aponta dois dos principais elementos presentes em todas as redes: nós e fluxos (artigo-base Redes Geográficas: Reflexões sobre um Tema Persistente, p. 202)
	
	C
	V - V - F
	
	D
	F - V - F
	
	E
	V - F - F
Questão 4/5 - Geografia das Redes - ELETIVA VIII
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Espacialidade e natureza social são as características distintivas das redes  geográficas. As redes de parentesco, organizacional e fluvial, vistas, as duas primeiras sem o espaço e a terceira sem a sociedade, não configuram redes geográficas". 
Após esta avaliação: caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORREA, R. L. Redes geográficas: reflexões sobre um tema persistente. Cidades, v. 9. n. 16, 2012. p. 199-218.
 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Redes geográficas: reflexões sobre um tema persistente sobre o papel que as redes promovem em diversos grupos sociais e lugares, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Espacialidade não é o mesmo que natureza social, assim, para se configurar uma rede geográfica, podemos obter apenas uma dessas características.
	
	B
	Não é possível comparar redes de parentesco com fluvial, tendo em vista que os processos que as formam são completamente distintos.
	
	C
	Redes organizacionais correspondem a um tipo específico de articulação, restrita apenas ao setor empresarial.
	
	D
	Delimitar as redes geográficas apenas pela sua espacialidade é inadequado, pois o componente social deve ser considerado para que ganhe o status de geográfica
Você acertou!
Resposta: A alternativa correta é a letra D. A alternativa A está incorreta, pois as redes geográficas devem carregar a espacialidade e a ação social conjuntamente. A afirmativa B está incorreta, porque geograficamente uma rede fluvial e de parentesco podem carregar sentidos diferentes, mas elementos comuns que formam uma rede geográfica. A afirmativa C está incorreta, porque restringe as redes organizacionais apenas ao setor empresarial. A afirmativa E esta incorreta, porque afirma não haver necessidade de segmentar espacialidade e sociedade. É na junção dos dois que se formam o geográfico, mas um pode existir sem o outro (artigo-base, p. 202)
	
	E
	No conceito de espacialidade, já está implícito o componente social, não sendo necessário diferenciá-los.
Questão 5/5 - Geografia das Redes - ELETIVA VIII
Atente para o seguinte trecho:
"As redes sociais são historicamente contextualizadas, portanto mutáveis, das quais  são exemplos a rede de parentesco,