A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Comercio Exterior l

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Os países precisam de órgãos internacionais para mediar possíveis conflitos comerciais durante o processo da dinâmica do comércio internacional, pois têm interesses a proteger. Eles surgiram com o objetivo de desenvolver e regular as operações de comércio internacional. A principal organização de comércio internacional foi o GATT (General Agreement on Tariffs and Trade), ou seja, Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. Foi criado no ano de 1947 e vigorou até 1994, quando se transformou em OMC, Organização Mundial do Comércio, em 1º de janeiro de 1995. A mudança ocorreu porque o Gatt era apenas um acordo de tarifas e, com o desenvolvimento do comércio internacional, sentiu-se a necessidade da existência de um órgão que se preocupasse com outras atividades além de tarifas, como a área de serviços, assuntos de propriedade intelectual etc. Então surgiu a OMC, que é um organismo internacional e busca regulamentar as operações comerciais e prega que o comércio deve acontecer de uma forma livre, sem desvios e práticas desleais. Portanto, a OMC funciona como um grande fórum de discussões em nível mundial. Sobre as principais atividades da OMC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Controlar e regulamentar o comércio internacional.
(    ) Fiscalizar o cumprimento de acordos comerciais entre os países-membros.
(    ) Solucionar conflitos comerciais entre os países-membros
(    ) Manter estabilidade financeira entre os membros relacionados no comércio internacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	A OMC é uma organização internacional, de caráter jurídico própria, atuando na fiscalização e na regulamentação do comércio internacional. Nos dias atuais, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 162 países membros (inclusive o Brasil), esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais. Todas as decisões devem ser tomadas por consenso; caso contrário, não terá validade. Ele funciona como foro para negociações, tendo como funções: solucionar os conflitos e divergência entre países; gerenciar acordos comerciais e supervisionar os cumprimentos desses acordos. Sobre os objetivos da Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas a seguir: 
I- Supervisionar o comércio internacional, propondo ações que extingam os obstáculos ao livre comércio internacional de bens e serviços.
II- Propor ações políticas facilitadoras da integração entre os povos por meio de uma única identidade cultural.
III- Aplicar penalidades para os países que desrespeitam os acordos multilaterais de comércio e excluir o responsável do bloco. 
IV- Promover feiras e missões comerciais entre os países para incrementar o comércio entre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	Mercosul significa Mercado Comum do Sul e foi criado em 1991, através da assinatura da Ata de Iguaçu. Fazem parte do Mercosul como sócios-fundadores: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e, atualmente, conta com cinco países-membros. No entanto, para a adesão de um novo país, precisa haver a aprovação de todos os governos dos países integrantes como associados. A diferença entre sócios plenos e associados é que os associados não precisam adotar a TEC - Tarifa Externa Comum - e também não têm direito a voto. O Mercosul se encontra na fase de união aduaneira, ou seja, para comercialização entre os países (sócios plenos), o imposto de importação é zero, e para comercialização com países extrabloco, o imposto de importação é igual para todos os países pertencentes ao bloco. O estabelecimento deste regime de tarifas está na TEC. De acordo com estas informações, qual o objetivo principal do Mercosul?
	 a)
	Unificação econômica entre os países-membros.
	 b)
	Adotar uma política entre os países plenos e associados, unificando suas legislações políticas, econômicas e monetárias.
	 c)
	Criação de uma moeda única.
	 d)
	Criar um mercado comum com livre circulação de produtos, bens, pessoas e serviços.
	4.
	Na Antiguidade, o comércio nada mais era do que a troca de mercadoria por outra, que era chamado de escambo onde as civilizações conseguiram desenvolver a atividade de trocas e com o passar dos anos os povos foram se desenvolvendo e este crescimento contribuiu para o desenvolvimento do comércio entre os países. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o povo que deu origem às primeiras manifestações de comércio registradas historicamente:
FONTE: TRIPOLI, Angela C. K.; PRATES, Rodolfo C. Comércio Internacional. Curitiba: Intersaberes, 2016.
	 a)
	A economia internacional teve seu primeiro registro no início da civilização do povo Egeu, que se tornou comerciante através da navegação.
	 b)
	Os primeiros povos que se destacaram comercialmente na Antiguidade foi o povo Hebreu, que vivia no Mediterrâneo cerca de 3.000 a.C.
	 c)
	Os Fenícios comercializavam e transportavam mercadorias provenientes do mediterrâneo, e também controlavam todo o comércio na região.
	 d)
	As primeiras manifestações comerciais com controle de todo o Mar Mediterrâneo foram dos Gregos.
	5.
	O comércio exterior faz parte da economia e desenvolvimento das civilizações desde a antiguidade e está presente em uma grande parte da humanidade. As informações das  primeiras manifestações nas atividades de comércio entre povos e nações na antiguidade contribuíram no desenvolvimento do comércio exterior. Desenvolveram técnicas de navegação, tornando-se os maiores navegadores da antiguidade e exímios comerciantes, negociando produtos de uma região a outra em vários lugares do mediterrâneo, contribuindo para o desenvolvimento da economia como também o comércio entre povos. Sobre quem iniciou as primeiras navegações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Romanos.
	 b)
	Egípcios.
	 c)
	Gregos.
	 d)
	Fenícios.
	6.
	Os países precisam de organismos internacionais para mediar possíveis conflitos comerciais durante o processo da dinâmica do comércio internacional, pois os países têm interesses que querem proteger. Segundo Tredesini (2011, p. 31), "Organismos Internacionais são órgãos permanentes, com personalidade jurídica, ou seja, suas ações devem ser respeitadas. Surgiram com o objetivo de desenvolver e regular as operações de comércio internacional". Assim, estes organismos ajudam a melhorar as condições gerais do comércio. Em relação aos organismos internacionais, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Mundial participou de diversas trajetórias durante décadas, como a reconstrução dos países europeus após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou em projetos de países subdesenvolvidos, concedeu empréstimos para programas sociais e atualmente promove empréstimos a longo prazo para o crescimento do comércio internacional. 
II- O Fundo Monetário Internacional, um dos principais organismos internacionais, que regulamenta e trata das normas sobre o comércio entre países, serve de fórum para o comércio internacional em conferências em nível mundial. 
III- Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, que é menos importante e está localizada no Japão, é um organismo nacional que defende a economia internacional como fator primordial para o crescimento econômico.
IV- O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento tem por objetivo estabelecer as responsabilidades e as tarefas pertencentes aos blocos econômicos e seus associados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TREDESINI, Elis