Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE PSICOLOGIA
Resenha Crítica 
Um Limite entre Nós 
POR
ILANA AMORIM DE ALMEIDA TEIXEIRA
20151107165
Cabo Frio
2020.1
O filme Um Limite Entre é um drama familiar cheio de angústias, forjado a partir de um senso de destino que, hoje, soa antiquado. Mas se pode dizer que o filme, é descrito como atemporal, o filme está mais para uma jornada de um dia longo, onde você topa com vários assuntos que são ao de um modo geral pesados, grandiosos e prestigiosos, mas que só fazem sentido no momento retratado no filme.
O personagem principal, é um patriarca desgrenhado com um orgulho gigantesco. Ele trabalha como coletor de lixo, e quando vemos ele pela primeira vez, o mesmo está terminando seu turno numa sexta-feira e se dirigindo para casa a fim de comemorar a folga de fim de semana como sempre faz. Ele compartilha uma garrafa de Jim com seu colega Bono e se dedica a sua esposa, a qual é casado durante 18 anos. As cenas entre o casal te fazem perceber, logo de cara, que o amor entre eles é mútuo, mas nada impede alguns percalços entre eles no caminho.
Troy é tão econômico que afirma não poder pagar por um aparelho de TV para sua família, mas o mesmo garante uma vida segura em sua modesta casa de tijolos aparentes. Ele é um homem inteligente o suficiente para apenas ter indagado cabisbaixo, sem bater de frente com o seu supervisor no trabalho, o motivo pelo qual Pittsburgh não tem nenhum motorista negro de caminhão de lixo, inclusive em uma das primeiras cenas do filme, Troy e seu amigo conversam sobre o trabalho como catadores de lixo, e afirmam que isso é uma tarefa para negros, e os brancos tem a tarefa de dirigir esses caminhões. 
Troy já foi um jogador de beisebol profissional, mas nunca encontrou fama ou fortuna no jogo e isso o faz não aceitar que agora o jogo está se abrindo para a fama de outros negros. Quando ele desdenha dos novos jogadores, afirmando que é melhor do que todos eles, sua queixa mostra o ego ferido do personagem que não quer que ninguém desfrute do sucesso que lhe foi negado, inclusive seu filho adolescente, Troy não acredita que a sociedade mudará para os negros, ele é um homem honrado, mas de certa forma também é um homem irracional. 
Troy não é um cara que provoca empatia à primeira vista. Tanto que sua esposa, sofre para manter a relação após anos de romance. No entanto, seus conflitos não remetem só à classe-média baixa negra americana dos anos 1950, também fazem pensar dificuldades de ser pai, na busca por cumplicidade conjugal entre outros, conflitos familiares vividos. 
Um Limite Entre Nós nos faz acreditar que a vida destes poucos personagens são importantes e têm relevância, por uma causa boa e nobre, mas isso também nos deixa cientes que o filme é uma obra baseada em alguns “fatos reais”.
Podemos ver que essas questões que rodeiam essa família, são as mesmas que rodeiam muitas famílias hoje em dia, vale ressaltar que a família é a grande base para que possamos seguir e enfrentar nossos desafios, e não só nossos, mais desafios que a vida nos traz. Fronteiras de contato sendo ela bem organizadas e bem resolvidas ajudam a fortalecer laços, e alcançar objetivo.
Pode-se levar em conta que a diversidade também é uma característica das sociedades, em que as famílias se tornam espaço de interação entre várias raças, etnias e religiões. Nas famílias tradicionais, ao homem era atribuída a função de sustento da família, o que acontece no filme, enquanto a mãe cuidava das crianças e do lar. 
Percebemos que embora as famílias hoje, apresentem diversas configurações, são grandes as dificuldades encontradas na sociedade para aceitar essas mudanças, conflitos familiares, dificuldade de criar os filhos, conflitos conjugais, muitas vezes falta de cumplicidade entre os membros da família. Tudo isso gera muita angustia em cada membro e causa desordem.

Mais conteúdos dessa disciplina