Buscar

Henrique_Concreto

Prévia do material em texto

Concreto - EDI
Data: 24/12/2019
Aluno (a): HENRIQUE MOTA DE CARVALHO
Atividade Prática e de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 12 (doze) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade de Pesquisa;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1.	Descreva as principais etapas de Análise Conceitual para o desenvolvimento da sensibilidade estrutural.
R: Visualização do caminhamento das cargas nos diversos elementos estruturais; - desenho esquemático em escala adequada; - indicação das cargas atuantes; - análise dos diversos caminhos que as cargas atuantes devem percorrer até chegar à fundação. Isto depende da disposição e rigidez dos vários elementos que compõe a estrutura, lembrando-se que a estrutura que permite o menor caminhamento das cargas até a fundação é a mais econômica; - visualização da sequência construtiva.
2.	Defina:
a.	Concreto Simples; é um material de construção resultante da mistura de um aglomerante (cimento), com agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e água em proporções exatas e bem definidas. 
b.	Concreto Armado; é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos.
3.	Quais são os insumos do Concreto? Qual a função de cada um destes insumos? 
R: Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico. Agregados são materiais geralmente inertes (não reagem com o cimento) que entram na composição do concreto com as finalidades de: - aumentar a resistência - reduzir a retração - reduzir custos. A água destinada ao amassamento do concreto deverá ser isenta de impurezas que possam vir a prejudicar as reações entre ela e o cimento. Normalmente as águas potáveis são satisfatórias para o uso em concreto. Aditivos são substâncias adicionadas intencionalmente ao concreto, com a finalidade de reforçar ou melhorar certas características, inclusive facilitando seu preparo e utilização.
4.	Diferencie Concreto Armado de Concreto Protendido.
R: O concreto armado é obtido por meio da associação entre concreto simples e uma armadura convenientemente posicionada, chamada de armadura passiva, de tal modo que os dois materiais resistam de forma solidária aos esforços solicitantes, o concreto protendido é obtido por meio da associação entre o concreto simples e a armadura ativa, para a qual é aplicada uma força de protensão com a finalidade principal de neutralizar as tensões de tração. A armadura neste caso é composta de cabos (armadura ativa) e barras (armadura passiva).
5.	Cite 3 características reológicas do Concreto e explique-as.
R: RETRAÇÃO - é a diminuição de volume que ocorre na peça de concreto, mesmo que não estejam atuando solicitações ou efeitos de temperatura, provocando fissuras e esforços adicionais EXPANSÃO - é o aumento de volume de peças de concreto submersas, quando o fluxo de água é de fora para dentro da peça. TEMPERATURA - aumentos ou diminuições de temperatura podem provocar variações nas dimensões das peças de concreto.
6.	Sobre as Características do Concreto, explique:
a.	Resistência à Compressão; especifica que para 'tensões de compressão menores que 0.5fc . pode-se admitir uma relação linear entre tensões e deformações, adotando-se para módulo de elasticidade o valor secante-, dado pela Eq. 2.13. 
b.	Resistência à Tração; é uma importante característica desse material, porque os esforços solicitantes aplicam tensões e deformações de tração nos elementos estruturais de Concreto Armado. Esse conhecimento é particularmente importante na determinação da fissuração (momento fletor de primeira fissura e verificação da abertura da fissura), no dimensionamento das vigas à força cortante e na resistência de aderência entre o concreto e a barra de aço.
c.	Módulo de Elasticidade; é um parâmetro numérico relativo à medida da deformação que o concreto sofre sob a ação de tensões. geralmente tensões de compressão. Os concretos com maiores resistências à compressão normalmente deformam-se menos que os concretos de baixa resistência, e por isso tem módulos de elasticidade maiores.
d.	Coeficiente de Poisson; ao se aplicar una força no concreto surgem deformações em duas direções. na direção da forca e na direção transversal à força. A relação entre a deformação transversal e a deformação longitudinal é chamada coeficiente de Poisson (v), que segundo a NBR 6118 (item 8.2.9), 'para tensões de compressão menores que 0.5 fc e tensões de tração menores que fct o coeficiente de Poisson v pode ser tomado como igual a OZ.
7.	Explique a diferença entre os métodos Experimentais e Não Experimentais a respeito das dosagens do Concreto.
R: DOSAGEM EXPERIMENTAL - os materiais constituintes (brita-areia-cimento) são examinados em laboratório para determinar a dosagem mais econômica visando a obter o fck e a trabalhabilidade requerida para a obra. DOSAGEM NÃO EXPERIMENTAL - consiste no proporcionamento do concreto feito em bases arbitrárias. baseando-se na experiência ou tradição do construtor. Os materiais constituintes não são ensaiados em laboratório.
8.	O que é Adensamento do Concreto? Qual sua importância?
R: O adensamento tem como objetivo obrigar o concreto a preencher os vazios formados durante a operação de lançamento, eliminando as locas e retirando o ar aprisionado. O adensamento manual é o modo mais simples e antigo e consiste em facilitar a colocação do concreto na forma mediante golpes na massa com urna haste (vergalhão), ou por apiloamento da superfície com soquetes. O adensamento mecânico usualmente é feito através de vibradores de imersão e apresenta várias vantagens sobre o adensamento manual: - aumento da compacidade - aumento da resistência - maior homogeneidade - economia de cimento e mão-de-obra - diminuição da retração - redução da permeabilidade - aumento da durabilidade.
9.	Comente a respeito das propriedades dos Aços para armaduras.
R: Qualquer barra de armadura deve ter cobrimento nominal de concreto pelo menos igual ao seu diâmetro, e de acordo com a agressividade do meio ambiente ao qual a estrutura está exposta, referido à superfície da armadura externa, em geral a face externa do estribo, devendo-se prever uma espessura de sacrifício ou um revestimento protetor em regiões sob condições ambientais muito agressivas.
10.	Diferencie os 3 tipos de aderência Aço-Concreto.
R: aderência por adesão: surge como sendo una resistência à separação do material concreto e do material aço, devido às ligações físico-químicas, na interface das barras com a pasta, geradas durante as reações de pega do cimento. - aderência por atrito: quando se tenta arrancar uma barra de um bloco de concreto, a força de arrancamento (2 bF) é maior que a força mobilizada pela aderência à adesão (1 bF). - aderência mecânica: esta aderência surge devido à conformação superficial que existe nas barras. Nas barras de alta aderência, por exemplo, as saliências mobilizam forças localizadas, aumentando significativamente a aderência.
11.	Elenque 1 processo de Emenda de Barras de Aço e a explique detalhadamente.
R: EMENDAS DE FEIXES DE BARRAS - no caso de se ter que emendar feixes de barras, deve-se utilizar as prescrições da norma, tomando-se cuidado com a utilização de armadura transversal nas emendas por traspasse.
12.	O que são “Ações Permanentes” na vida útil de um concreto?
R: São as que ocorrem com valores praticamente constantes durante toda a vida da construção, podendocrescer no tempo tendendo a um valor limite constante. Estas ações devem ser consideradas core seus valores representativos mais desfavoráveis para a segurança da estrutura, e podem ser: - ações permanentes diretas — constituídas pelo peso próprio da estrutura, dos elementos construtivos fixos (paredes, esquadrias, etc) e das instalações permanentes. Os empuxos de terra e outros materiais granulosos quando considerados não removíveis, também devem ser considerados como ima ação permanente. - ações permanentes indiretas — são constituídas pelas deformações 'repostas por retração do concreto, fluência do concreto, deslocamentos de apoio (para estruturas hiperestáticas e muito rígidas), imperfeições geométricas (globais ou locais) ou protensão.
Concreto - EDI
Concreto - EDI

Continue navegando