Buscar

Qual será o valor da armadura longitudinal na região comprimida para uma viga de seção transversal de 20 x 50 cm, d = 46 cm, aço CA 50, concreto fc...

Qual será o valor da armadura longitudinal na região comprimida para uma viga de seção transversal de 20 x 50 cm, d = 46 cm, aço CA 50, concreto fck 20 MPa e Mk = 140 kN.m?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o valor da armadura longitudinal na região comprimida de uma viga, é necessário realizar o dimensionamento da mesma. No entanto, para responder sua pergunta de forma geral, vou considerar alguns parâmetros simplificados. Primeiramente, é importante calcular a tensão de compressão no concreto (σc) utilizando a fórmula: σc = Mk / (b * d^2) Onde: Mk é o momento fletor atuante na viga; b é a largura da seção transversal da viga; d é a altura útil da seção transversal da viga. Em seguida, é necessário verificar se a tensão de compressão no concreto é maior do que a resistência característica do concreto (fck). Caso seja maior, será necessário adicionar armadura longitudinal na região comprimida. Para calcular a área de aço necessária (As), utiliza-se a fórmula: As = (σc * b * d) / fy Onde: σc é a tensão de compressão no concreto; b é a largura da seção transversal da viga; d é a altura útil da seção transversal da viga; fy é a tensão de escoamento do aço. Lembrando que esses cálculos são simplificados e podem variar de acordo com as normas e especificações adotadas. É importante consultar as normas técnicas e realizar o dimensionamento completo para obter resultados precisos.

0
Dislike0
User badge image

Jackson Pereira Santana

A resposta para armadura simples é As = 12,10 cm² para barras de 10 mm, mas na verificação x/d<0,45 deu x = 0,47, o que resulta em armadura dupla.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais