Buscar

Deise Lima - Tecido Conjuntivo Propriamente dito

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE estácio de sá
Farmácia
Deise Bezerra Lima
202002705264
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO
Carapicuíba – SP
2020
sumário
21
introdução
32
TECIDOS
32.1
TECIDO CONJUTIVO PROPRIAMENTE DITO FROUXO
42.2
TIPOS DE CéLULAS QUE CONsTITUEM O TECIDO CONJUNTIVO
42.2.1
Células
42.2.2
Fibras
63
Conclusão
7REFERÊNCIAS
1 introdução
Para compreender melhor o organismo é imprescindível entender os níveis de organização do corpo humano.
O primeiro nível da organização é a células, seguido dos tecidos, órgãos, sistema e organismos.
Neste trabalho abordaremos o nível tecidos, que são conjuntos de células organizadas que trabalham de maneira integrada para desempenhar uma determinada função. Nos seres humanos, podemos distinguir quatro tipos de tecidos: O Epitelial, muscular, nervoso e Conjuntivo. Dentre esses quatros tecidos iremos apresentar o tecido conjuntivo, que é classificado em diferentes tipos de tecidos conjuntivos o qual iremos conhecer as funções e características do tecido conjuntivo propriamente dito.
2 TECIDOS
Os tecidos são conjuntos de células que atuam de maneira integrada. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços dentro os tecidos, além de nutri- lós.
Existem quatro tecidos básicos principais:
● Tecido Epitelial;
● Tecido Nervoso;
● Tecidos Musculares;
● Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo se subdivide: tecido conjuntivo especial, onde encontramos o adiposo, cartilaginoso, hematopoiético, ósseo e sanguíneo. E tecido conjuntivo propriamente dito, que será o assunto que abordaremos neste trabalho, que é subdividido em frouxo e denso (modelado e não modelado).
O tecido conjuntivo propriamente dito ou (TCPD), é muito abundante em nosso corpo, ele dá suporte para todos os outros tecidos epiteliais, constitui a derme (pele), além de formar os ligamentos e tendões.
2.1 TECIDO CONJUTIVO PROPRIAMENTE DITO FROUXO
Se localiza em várias regiões do corpo, preenche espaços não ocupados por outros tecidos, tem como função apoiar e nutrir células epiteliais, faz parte da estrutura de muitos órgãos e muito importante no processo de cicatrização.
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO: DENSO NÃO MODELADO
Rico em fibras colágenas, dispostas em todas as direções, está representada pela derme, que faz parte da pele.
TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO: DENSO MODELADO
Rico em fibras colágenas agrupadas em feixes em uma única direção e pouco elástica, dando ao tecido maior resistência a tensões, ocorre principalmente nos tendões e ligamentos.
2.2 TIPOS DE CéLULAS QUE CONsTITUEM O TECIDO CONJUNTIVO 
O tecido conjuntivo é formado por diversos tipos de células e fibras e cada uma delas apresenta característica funcional a seguir:
2.2.1 Células
FIBROBLASTOS: São responsáveis pela matriz extracelular (proteínas, colágeno, glicoproteínas, elastina, proteoglicano, glicosaminoglicanos).
FIBRÓCITO: É o fibroblasto Velho, que tem menor sintetização das proteínas.
MACROFAGO: São células de defesas, eles têm como função fagocitar substancias, se existir alguma infecção no seu tecido conjuntivo, células defeituosas, bactérias ou fungos os macrófagos vão ingerir e retirar essas substancias.
MASTÓCITOS: Estão relacionados com o processo inflamatório.
PLASMÓCITOS: São células que sintetizam os anticorpos e imunoglobinas.
2.2.2 Fibras
As fibras do tecido conjuntivo podem ser de três tipos:
FIBRAS ELÁTICAS: Formada pela proteína da elastina, recebem esse nome em função a elasticidade ao tecido conjuntivo.
FIBRAS COLÁGENAS: Formadas por proteína colágena, que é a proteína mais abundante no corpo humano.
FIBRAS RETICULARES: Também são formados por colágeno tipo III, são mais finas e ramificadas e formam um traçado que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.
Figura 1 – Tipos de Fibras
Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio12.php
3 Conclusão
A propriedade principal do tecido conjuntivo, além de estabelecer e manter a forma do corpo é apresentar uma substância intercelular que preenche os espaços vazios entre as células, os espaços intercelulares, conferindo a elas um caráter funcional.
O Tecido conjuntivo propriamente dito recebe este nome, por ser o único tecido que guarda todas as características específicos do tecido conjuntivo. Sendo assim ele reúne todos os tecidos e faz conexão de todas as especializações de cada tecido.
REFERÊNCIAS
LOPES, Sônia. Bio: volume único. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
"Tecido conjuntivo frouxo" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 10/05/2020 às 20:10. Disponível na Internet em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio12.php

Continue navegando