Buscar

Descreva os processos bioquímicos que ocorrem com os lipídios, em especial os ácidos graxos, como substrato para as mitocondrias para produzirem energia para as células.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Precisamos de energia para alimentar as nossas células e fazer com que o nosso corpo funcione em sintonia. A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e as gorduras, e através do metabolismo o corpo vai processando os nutrientes que ingerimos conforme a necessidade.
 Se os carboidratos que uma pessoa ingere produzem mais energia do que o corpo necessita, ocorre a lipogênese que é um processo metabólico que converte os açúcares simples em ácidos graxos e sintetiza triacilgliceróis através da reação de ácidos graxos com glicerol, que é lipídio ou gordura corporal, e são armazenados nas células do tecido adiposo. 
Quanto ao processo bioquímico que ocorre com os lipídios, em especial os ácidos graxos como fonte de energia para as células, podemos dizer:
 Primeiramente, os lipídios irão ser clivados em glicerol, que irá para o fígado e se tornará em ácidos graxos, que serão transportados para a membrana interna das mitocôndrias pela carnitina. Sem ela, não há transporte de ácidos graxos.
 Na membrana interna ocorrerá o processo de beta oxidação, onde os ácidos graxos terão sua cadeia carbônica quebrada aos pares, cada par de carbono irá se ligar a uma Coenzima-A formando Acetil-CoA que irá para o ciclo de Krebs, gerando ATP, dióxido de carbono e elétrons na forma de H+ que irá se ligar a enzimas carreadoras de elétrons (NAD, FAD, NADP) e irão para a respiração oxidativa, acidificando o meio onde fica a ATP sintase.

Continue navegando

Outros materiais