Buscar

Atividade 3_Gestão de Transporte_2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 Gestão de Transporte
 Para planejar as rotas de entrega de uma empresa, com a melhor rota e a redução de custos em foco, é preciso conhecer as restrições que envolvem o trajeto, a frequência e a sequência das entregas. Visto que os clientes estão cada vez mais exigentes e escolhem comprar em uma empresa que oferece o melhor custo-benefício, ou seja, menor custo e menor tempo de entrega. 
 Segundo Souza (2016, p. 2), os custos e o tempo de entrega representam um grande desafio para a roteirização e “O objetivo é determinar as rotas que minimizem os custos de transporte, de modo que as demandas de todos os clientes sejam atendidas e as restrições de capacidade dos veículos sejam respeitadas”.
 A partir dessas informações, explique os pontos que devem ser observados por uma rede varejista com 50 lojas distribuídas no Estado de São Paulo, que realiza sua venda por e-commerce. A empresa possui 3000 clientes distribuídos na região e deve realizar um planejamento para determinar uma boa roteirização das entregas.
Resposta
Primeiro deve se fazer todo mapeamento das rotas, para sabermos quais as rotas mais longas e posteriormente as rotas curtas, mapear todo área e entender quais são suas restrições, como por Ex: Se é uma área de risco ou não, se sim precisaremos de acompanhamento de escolta, essa ação já faz com que a entrega nesse raio seja uma entrega mais cautelosa, fazendo com que a roteirização dessa rota seja uma rota mais curta devido a essa restrição, para que não possa correr riscos desnecessário, sendo uma rota de escolta devemos então adotar um tipo de modal menor, para melhor locomoção .
Outro tipo de observação muito importante é se há muitos condomínios na rota, pois as entrega em condomínio são um pouco mais demorada devido as exigências nas portarias, isso acaba fazendo com que a equipe de entrega fique muito tempo parada de uma entrega para outra .
Não devemos esquecer também se há entregas em centro de Cidades, pois sempre têm horários corretos para trafegar e normamente as ruas são estreitas e de difícil acesso de paradas, também devemos usar carros menores para esses locais .
Depois de todas restrições traçadas, já sabemos que tipo e tamanho de cada modal precisaremos e quantos iremos utilizar, medindo tempo e distancia que será percorrida saberemos a quantidade aproximada de entregas que devemos distribuir para cada rota, atento a limitação de cubagens M³ de cada modal .
Na empresa que trabalho calculamos o tempo de uma entrega para outra de 10 min, sabemos que tem entrega que estão uma perto da outra e que o tempo e bem mais curto, mas em contra partida temos outras que ultrapassam esse limite de tempo, o que faz com que haja um balanceamento de tempo e a média acaba sendo estabelecida e as entregas realizadas dentro do prazo, não deveremos esquecer do tempo de jornada trabalhada, para que se chegue no tempo exato e na maior precisão .

Continue navegando