Buscar

Estudo de caso: Colégio InsideOut

Prévia do material em texto

Colégio InsideOut 
Ficha técnica :
Arquitetos: Andrea Tabocchini & Francesca Vittorini 
Endereço: Yeboahkrom, Gana
Ano: 2017 
Fotografias: Andrea Tabocchini, Beatriz Villapecellin, Austin Wyeth, Francesca Vittorini, Shih-Kai Lin, Kathatina Kohlroser
Descrição: 
InsideOut é uma escola construído em Yeboahkrom, uma aldeia rural em Gana, onde o vento havia destruído a única escola na área. Esse projeto sem fins lucrativos, ganhou vários prêmios internacionais e foi construído em 60 dias com somente 12 mil euros, junto com a população local e voluntários de 20 países diferentes. 
Localização do projeto 
Elevação 
Elevação
Corte
Diagrama de conceitos 
Colégio InsideOut
Sistema construtivo:
Como não havia eletricidade disponível, construiu-se manualmente, fabricando materiais disponíveis no local (terra, madeira e vegetação) movendo à mão 58 mil kg de terra, lixando 3 km de madeira com 2 lixas manuais.
A falta de recursos e as limitações do terreno converteram-se na oportunidade de propor um desenho sustentável que mistura arquitetura e paisagem: as paredes escalonadas das salas de aula são construídas compactando a terra local, uma estrutura de madeira clara sustenta o teto, permitindo a estrada de luz zenital na construção e gerando uma ventilação natural dos espaços, enquanto a vegetação do jardim converte-se na continuação dos pórticos, aumentando os espaços sombreados para estudar ao ar livre. 
O resultado é um trabalho que brinca com o limite entre interior e exterior, oferecendo uma alternativa às salas de aula padrão e introvertidas, propondo um desenho acessível e facilmente replicável que valoriza os conhecimentos locais e supera seus limites.
Planta

Continue navegando