Buscar

Customização em Massa reduzido

Prévia do material em texto

Customização em Massa
. 
ORIGEM
A Customização em Massa é uma estratégia de negócios relativamente recente que foi idealizada em meados dos anos oitenta, emergiu no meio empresarial em meados dos anos noventa, e, desde então tem sido adotada por muitas empresas devido ao diferencial competitivo que propicia
OBJETIVO
O objetivo desta estratégia é atender os desejos individuais dos clientes em grande escala e com maior lucratividade para a empresa
Definição
A Customização em Massa (CM) é definida como a produção em massa de bens e serviços que atendam aos anseios específicos de cada cliente, individualmente, a custos semelhantes aos dos produtos não customizados
Em outras palavras, pode ser definida como o processo de fornecer e sustentar lucrativamente os bens e serviços feitos sob medida para os clientes, de acordo com as preferências de cada um deles em relação à forma, o tempo, o lugar e o preço (Gordon, 1999, p.249).
Elementos chaves
Um dos elementos chave para fazer a customização em massa funcionar é o adiamento dos produtos e serviços para o último estágio possível na cadeia de suprimentos, para isto acontecer eles citam 03 características organizacionais importantes a serem consideradas;
1- Projetar o produto em módulos independentes, para facilitar a montagem e realocação sem aumentar custos.
2- Flexibilidade para atender aos clientes desde o momento do pedido até a entrega do produto personalizado.
3- Disponibilizar os produtos básicos de maneira efetiva racionalizando custos. 
Os quatro enfoques
Colaborativa: As empresas que buscam esta abordagem visam articular e identificar as necessidades do consumidor juntamente com este, buscando precisar exatamente seus desejos e exigências. Esta abordagem é mais comumente empregada para o desenvolvimento de produtos cujas características ou complexidades técnicas dificultam que o consumidor articule suas necessidades mais facilmente. Daí o termo colaborativo.
Adaptativa: Esta abordagem visa proporcionar a oferta de produtos que podem ser customizados sem a interferência direta da empresa. Para tal fim, o produto é desenvolvido de forma a possibilitar que o usuário possa ele mesmo escolher e / ou montar variações do produto de acordo com suas necessidades.
Os quatro enfoques
Cosmética: A abordagem cosmética tem como objetivo apresentar um produto padrão de forma distinta para diferentes consumidores. Esta categoria corresponde a pequenas alterações no produto, como por exemplo, cor, promoção e apresentação.
Transparente: Nesta abordagem a empresa oferta produtos e / ou serviços individualizados para o consumidor sem que ele saiba explicitamente que eles foram customizados para ele, como exemplo podemos utilizar a rede de fast-food Mcdonalds onde há uma modificação no cardápio em diferentes regiões do território brasileiro, na região norte / nordeste à carne utilizada no hambúrguer é um pouco apimentada, na região sul o hambúrguer do sanduiche é maior, devido ao alto consumo de carne na região, alterando as características do produto de modo que a montagem dos lanches continuem as mesmas.
Dificuldades na implementação da Customização 
As principais dificuldades para o desenvolvimento da customização em massa são:
Altos investimentos em sistemas de gestão do relacionamento com clientes;
Necessidade da apresentação de variedade no “mix” de produtos;
Elevados investimentos para conquistar a fidelidade do cliente (segundo pesquisas conquistar um cliente custa às empresas dez vezes mais que fidelizar o já existente);
Criação de serviço sob medida para atender a um contingente massivo.
Forças e Fraquezas do Modelo de Customização em Massa
Forças – O modelo cria valor pela interação direta entre empresa e cliente para promover a personalização dos produtos. O maior valor agregado também resulta em benefícios para estratégias de marketing.
Fraquezas – O modelo requer investimentos iniciais altos para aquisição e montagem de um processo de venda com maquinário e robótica que permite a produção de itens customizados com bom preço e boa velocidade.
Benefícios
1- Transformar a caracterização final do produto uma linha de acabamento ao término do processo de montagem, limitando ao processo inicial o mais padrão possível.
2. Criar linhas de produção simultâneas para montagens de módulos diferenciados.
3. Facilitação na identificação de problemas na linha de produção.
Exemplos de produtos que podem ser customizados em massa
Motorola
Em Julho de 2017, o Brasil entrou para o time de países que tem a disposição o Moto Maker, o estúdio online de design da Motorola, assim como Estados Unido, França, Alemanha, Reino Unido, México e China.
Empresas que Adotam o Modelo de Customização em Massa
Ray-ban 
Dell
Motorola
Nike
Alunos
Júnior S. Custódio
Rodrigo Rodrigues
Igor Soares Pataluch
Vinicius Bertoletti

Continue navegando