Buscar

Avaliação I - Individual Semipresencial Sociedade, Educação e Cultura (HID10)

Prévia do material em texto

1.
	Os novecentos foi um período no qual as principais Ciências Humanas, como a Antropologia e a Ciência Política foram formuladas. No dizer do filósofo Wilhelm Dilthey, tratava-se de diferenciar as ciências da natureza e as ciências do espírito. As disciplinas científicas surgidas ao longo de século XIX possuíam alguns teóricos que podem ser considerados como fundadores de um novo campo de estudos. Com relação à Sociologia, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Karl Marx foi um teórico liberal, seguidor das ideias de Adam Smith e Tomas Malthus.
	
	b) Max Weber foi um teórico marxista ortodoxo.
	
	c) Emile Durkheim foi o principal formulador do conceito Sociologia, autor do livro O Capital.
	
	d) Karl Marx foi um pensador socialista, autor do livro O Capital.
	 
	 
	2.
	As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.
(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia. 
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - II - I - I - II.
	
	b) II - I - I - II - II.
	
	c) I - II - II - II - I.
	
	d) I - I - II - II - II.
	 
	 
	3.
	Para o sociólogo alemão Karl Marx (1818-1883), o homem apresenta uma característica fundamental, a qual é responsável por diferenciá-lo de outras espécies. Por outro lado, também representa a atividade básica das sociedades minimamente organizadas. Qual é esta atividade?
	
	a) Trabalho.
	
	b) Fetichismo.
	
	c) Capitalismo.
	
	d)Proletariado.
	 
	 
	4.
	Um dos principais problemas que os sociólogos clássicos precisaram resolver foi a relação que existe entre os fatos sociais e os indivíduos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o sociólogo Emile Durkhein (1858-1917) defendeu com relação a este aspecto:
	
	a) Os fatos são resultantes diretos das ações dos indivíduos.
	
	b) Os fatos são resultantes das escolhas feitas pelos indivíduos.
	
	c) Os fatos ocorrem independentemente da vontade dos indivíduos.
	
	d) Os fatos estão intimamente relacionados aos indivíduos.
	 
	 
	5.
	Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à cultura, no interior de empresas e organizações. Com relação às funções da sociologia defendidas por estes sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Émile Durkheim.
II- Pierre Bourdieu.
III- Zygmunt Bauman.
(II ) A sociologia deve exercer um caminho reflexivo, bem como desvendar o funcionamento da regulação social e das estruturas de dominação.
(I ) A sociologia deve preservar a saúde e a integridade da engrenagem social e incentivar mudanças políticas.
(III) Defende que a tecnologia obriga o ser humano a adquirir novas competências, fato que tem trazido incertezas para o futuro da humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - I - II.
	
	b) I - III - II.
	
	c) I - II - III.
	
	d) II - I - III.
	 
	 
	6.
	Na história das sociedades ocidentais, as concepções de homem e de universo se alteraram de maneira contraditória, dependendo da época e da sociedade histórica. Nesse contexto, ocorreu a passagem do teocentrismo para o antropocentrismo, uma mudança ideológica e de mentalidades que possibilitou compreender o homem como a medida de todas as coisas e como o centro do universo. A partir desse processo cultural, analise as afirmativas a seguir:
I- A Idade Moderna foi caracterizada pela presença cultural do antropocentrismo.
II- O Período Medieval foi caracterizado pela mentalidade do teocentrismo.
III- Tanto na Idade Antiga quanto na democracia contemporânea, o Estado era teocrático.
IV- O processo cultural do teocentrismo tentou destituir a razão divina como conhecimento legítimo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	A mudança da sociedade feudal para a sociedade moderna significou mudanças de um padrão de organização de sociedade e de pensamento cultural. Essas mudanças não ocorreram da noite para o dia. Foram necessárias décadas de mudanças históricas no contexto econômico, social e religioso. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Na mentalidade moderna, a relevância do ser humano estava na salvação do homem e de sua alma.
II- A modernidade acrescentou a noção de que o homem é independente da vontade de Deus.
III- A conquista de outros continentes como a América foi um passo central na cultura da modernidade.
IV- Na cultura da modernidade, a religião teve um papel secundário na vida das pessoas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	8.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de reificação, superestrutura, infraestrutura e mais valia. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(II) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(IV) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(III ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(I ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - IV - III.
	
	b) IV - I - III - II.
	
	c) I - II - III - IV.
	
	d) II - IV - III - I.
	 
	 
	9.
	Os autores Karl Marx (1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Émile Durkheim (1858-1917) são  considerados os responsáveis pelo reconhecimento e legitimação da disciplina sociologia como uma ciência, área e disciplina do conhecimento. Sobre as principais teorias destes sociólogos, analise as afirmativas a seguir:
I- Karl Marx pretendia constituir uma sociologia neutra e imparcial que deveria estar distante das lutas sociais sem se envolver nas militâncias políticas.
II- Émile Durkheim constituiu uma teoria de que a representação da vida social tem suasraízes na sociedade e não no indivíduo.
III- Para Max Weber, a sociedade, os sistemas e instituições não são superiores ao indivíduo.
IV- Para Max Weber, a análise sociológica deveria ser neutra de juízos de valor, isenta de questões morais ou políticas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	Os estudos de Max Weber podem ser considerados úteis para a compreensão da realidade educacional contemporânea. Este sociólogo alemão foi um dos principais fundadores da moderna ciência sociológica, em especial, devido a diversos conceitos por ele desenvolvidos. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona às perspectivas analíticas weberianas:
	
	a) O conceito de luta de classes, no qual uma classe escolar de alunos com distúrbios luta contra outra de alunos regulares.
	
	b) Os conceitos de modo de produção asiático e modo de produção feudal, que explicam a função econômica da educação histórica.
	
	c) Os conceitos de burocracia e racionalidade, que auxiliam a compreender a organização disciplinar das escolas.
	
	d) O conceito de solidariedade social, no qual os seres humanos são compreendidos como cristãos bondosos.

Continue navegando