Buscar

4 TESTE DE CONHECIMENTO MOBILIZAÇÃO COMUNITARIA (SOCIOLOGIA DA VIOLENCIA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

(
1
a 
Questão
)
 (
MOBILIZAÇÃO 
COMUNITÁRIA
4
a
 
aula
Lupa
Vídeo
PPT
MP3
Exercício:
 
GST0903_EX_A4_201907081071_V1
15/05/2020
Aluno(a): 
FABIO MATOS
 
DOS
 
SANTOS
2020.1
 
EAD
Disciplina: 
GST0903 
­
 
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA
201907081071
)Os Conselhos Comunitários de Segurança Pública são uma expressão da contribuição que a sociedade pode contribuir no que se refere a Segurança Pública. Ao londo da história a sociedade brasileira tem pouca experiência em participação cidadã em se tratando de Segurança Pública. Nos anos 1980 três estados da federação iniciaram esta experiência. Assinale, dentre as opções abaixo, quais foram estes estados:
Espirito Santo, Rio de Janeiro e Monas Gerais. Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.
Paraná, Ceará e São Paulo.
 (
Respondido 
em 15/05/2020 16:57:45
)Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Bahia. Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
Explicação:
No Brasil, os primeiros Conselhos Comunitários de Segurança foram criados na década de 1980. Os estados do Paraná, Ceará e São Paulo foram os iniciantes a experimentar essa modalidade. A partir de 1985 o estado do Ceará, com o auxílio da Polícia Militar, viu surgir os primeiros conselhos em bairros de Fortaleza. No Paraná, a criação do Conselho Comunitário de Segurança de Londrina ocorreu em 1982 e o de Maringá, em 1983.
 (
2
a 
Questão
)
Os itens postados abaixo são condições para o funcionamento dos conselhos comunitários de segurança, exceto:
União e interação com os outros conselhos comunitários do município Os cargos eletivos ou designados não devem ser remunerados Cooperação com os diversos setores da sociedade civil e do Estado Submissão às forças policiais
Vínculo de parceria com órgão responsável pelo conselho na Secretaria Municipal
 (
3
a 
Questão
)
Os CONSEGS Conselhos Comunitários de Segurança baseiam­se na lógica da criação de espaços públicos que propiciem o desenvolvimento da cidadania. Os membros do conselho realizam reuniões, que podem ser na base da Polícia Comunitária, onde discutem, analisam, planejam e acompanham soluções de seus problemas ligados a segurança pública. Assinale, dentre as afirmações abaixo, uma das dificuldades determinadas pelo Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, quanto às dificuldades de criação dos CONSEGS:
Incentivar a realização de campanhas preventivas. Elaborar cursos para lideranças comunitárias.
Induzir a realização de ações comunitárias. Falta de sensibilização do público interno. Distribuição de urnas para coleta de sugestões.
Explicação:
Dificuldades
De acordo com o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, veja a seguir as principais dificuldades em relação aos Conselhos Comunitários de Segurança: Falta de capacitação continuada dos conselheiros; Falta de divulgação das ações dos conselhos; Desconfiança da população; Falta de sensibilização do público interno; Falta de participação dos demais gestores públicos; Falta de envolvimento dos gestores de segurança nas reuniões dos conselhos; Lideranças inadequadas em busca de interesses pessoais e políticos; Falta de valorização dos conselheiros.
 (
4
a 
Questão
)
O Estatuto do Conselho Comunitário de Segurança regula sua dissolução, reativação e eleição, abrindo a possibilidade de participação de todos. Quanto ao processo eleitoral de um CCS podemos afirmar que:
 Depende de aval de outros conselhos comunitários.
A eleição deve ter ampla divulgação
Somente os membros natos podem participar. Os membros são indicados pelo poder público. É vinculado aos interesses políticos­partidários.
 (
5
a 
Questão
)
São condições necessárias para que os conselhos comunitários obtenham êxito em seu trabalho: I ­ Os cargos eletivos ou designados não devem ser remunerados, pois o trabalho é voluntário. II ­ União e interação com os outros conselhos comunitários do município e com os órgãos governamentais. III ­ Vínculo de parceria com órgão responsável pelo conselho na Secretaria Municipal. São corretas as assertivas:
As assertivas I e II As assertivas II e III Somente a II
As assertivas I, II e III Somente a I
 (
6
a 
Questão
)
Diante a inércia na participação popular do Conselho Comunitário de Segurança do bairro Cova da Onça, as autoridades policiais, que sempre atuaram de forma repressiva, tomaram a iniciativa de promover debates, palestras e visitas para sensibilizar o público. Neste caso a dificuldade encontrada pela policia para que a população participe do CCS e proveniente de que fator?
Falta de envolvimento dos gestores de segurança nas reuniões dos conselhos. Falta de participação dos demais gestores públicos.
Falta de capacitação continuada dos conselheiros. Falta de valorização dos conselheiros.
Desconfiança da população
 (
7
a 
Questão
)
José Henrique, visando o melhoria da seguranças em seu bairro, inicia um processo de mobilização para a criação de um Conselho Comunitário de Segurança e busca estimular a participação da sociedade e de órgãos públicos. Podemos considerar que José Henrique está no caminho certo, pois ele busca qual conceito para bom funcionamento de um CCS?
 Os cargos eletivos não remunerados.
Cooperação com os diversos setores da sociedade civil e do Estado. Vínculo de parceria.
União e interação com os outros conselhos comunitários.
Autônomos em relação aos interesses políticos­partidários.
 (
8
a 
Questão
)
São consideradas dificuldades em relação ao bom funcionamento dos Conselhos Comunitários de Segurança, exceto:
Falta de participação dos demais gestores públicos Falta de capacitação continuada dos conselheiros Falta de divulgação das ações dos conselhos Desconfiança da população
Forte participação popular