Buscar

Teoria Comportamental de Skinner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO BIMESTRE
AV 1
AV 2
AV 3
NF
VALOR
5.0
5.0
----
NOTA
)CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDI DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PROCESSOS PSIC BASICOS I-BEHAVIORISMO
 PROFESSOR (A): 
	
	PERÍODO 2º/ TURNO NOITE
	RUBRICA DO COORDENADOR
	DATA ___/___/___
	Aluno (a): 
	Matr.: 
	ORIENTAÇÕES BÁSICAS: (As orientações devem ser alteradas de acordo com a disciplina.)
- Desligue o celular;
- Leia atentamente cada questão;
- Para as questões objetivas, as opções rasuradas serão desconsideradas;
- Use o corretivo com parcimônia; 
- É proibido conversar e trocar material durante a prova.
A TAREFA A SEGUIR CONSISTE EM CONCEITOS SOBRE A TEORIA COMPORTAMENTAL SOB A OTICA DO AUTOR BURRHUS FREDERICK SKINNER. RESPONDA AS QUESTÕES:
Condicionamento Operante- Skinner considera dois tipos de Condicionamento/Aprendizagem: o Condicionamento Clássico/ Respondente (explicado por Pavlov S-R), e o Condicionamento Operante (Skinner R-S).
		O Comportamento Respondente entendido também como Reflexo, é geralmente involuntário e engloba a ação reflexa, associada estímulos neutros, que passam a eliciar o comportamento. O Organismo reage, é passivo às ações do meio. O Comportamento Operante, é voluntário e engloba a ação de músculos que estão sob controle espontâneo do indivíduo. O Organismo quando em Condicionamento Operante (aprendizagem), opera sobre o meio e a “R” (comportamento) que é emitida, e é fortalecida pelo Reforço (consequência), tornando o comportamento mais freqüente, na situação.
 Contudo as relações entre as variáveis do ambiente (Estímulos – “S”) e os comportamentos apresentados (Respostas – “R”) são diferentes. O Comportamento Respondente é sempre controlado pelos “S” antecedentes à sua apresentação, os Comportamentos Operantes são emitidos espontaneamente e controlados pelos eventos que ocorrem após a sua apresentação (as conseqüências). O que não significa que um comportamento Operante é causado pelos estímulos que o seguem, mais sim que a sua emissão, altera o ambiente e altera o indivíduo e dependendo do caráter (adaptativo) da mudança, tende a recorrer. Isto é, a sua probabilidade de ocorrência dependerá das conseqüências que ele tiver para o sujeito e para o Ambiente, ou seja, que o comportamento seja reforçado. O Reforço (consequência) pode ser Positivo ou Negativo. REFORÇO é qualquer estímulo que aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer. Outro tipo de consequência, que acontece de forma tardia e tem o objetivo de enfraquecer ou eliminar um comportamento se chama punição. A punição ocorre por adicionar um estímulo aversivo, ou retirada de um reforço positivo.
Em letra maiúscula, você lerá um recorte de caso clinico. Após, você deve responder às perguntas. Voce deve acessar como Bibliografia, Livro - Principios Basicos De Analise Do Comportamento, Moreira E Medeiros como base.
“...MARCOS, 5 ANOS. SUA MÃE DIZ QUE ELE ESTÁ APRESENTANDO DIFICULDADES DE SOCIABILIZACAO, NA ESCOLA. ELA CONTA QUE DURANTE OS PRIMEIROS SEIS MESES QUE ELE PASSOU NUMA ESCOLA PRIMÁRIA, NÃO PARTICIPAVA DAS BRINCADEIRAS QUE ENVOLVIAM ATIVIDADES FÍSICAS...”
Quando ele deixa de brincar com as crianças, qual é o tipo de consequência que ele recebe, segundo B.Frederick Skinner?
“...MARCOS ERA DESCRITO COMO UM MENINO DESAJEITADO E SUAS TENTATIVAS OCASIONAIS DE BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS RESULTAVAM EM FRACASSO...”
Quando se comporta desta maneira, ou seja, se você se comporta e recebe estímulos aversivos, qual é o tipo de consequência que ele recebe, segundo B.Frederick Skinner?
“...MARCOS PASSAVA A MAIOR PARTE DO TEMPO VAGANDO INQUIETO, MUDANDO DE UMA ATIVIDADE PARA OUTRA, APARENTEMENTE SEM SE INTERESSAR NEM SE ENTRETER. QUANDO TENTAVA BRINCAR COM OUTRAS CRIANÇAS, ATRAPALHAVA SEUS JOGOS DEVIDO AO SEU COMPORTAMENTO SOCIAL LIMITADO...”
Quando se comporta desta maneira, ou seja, se você se comporta e não recebe estímulos gratificantes (reforços positivos), qual é o tipo de consequência que ele recebe, segundo B.Frederick Skinner?
“...QUANDO ISTO ACONTECIA, AS PROFESSORAS TENTAVAM PERSUADI-LO A FAZER ALGUMA COISA MAIS CONSTRUTIVA. DADO QUE A ATENÇÃO É, EM GERAL, UM REFORÇADOR POSITIVO PODEROSO, AS PROFESSORAS PODERIAM ESTAR INADVERTIDAMENTE INCENTIVANDO O COMPORTAMENTO INADEQUADO DE MARCOS: FICAR VAGANDO SEM DIREÇÃO E ATRAPALHAR A BRINCADEIRA DE OUTRAS CRIANÇAS. É PROVÁVEL QUE O COMPORTAMENTO INADEQUADO ESTIVESSE PERSISTINDO POR CAUSA DO REFORÇO SOCIAL DADO PELA PROFESSORA.METAS DE TRATAMENTO: ESTABELECER A APRENDIZAGEM DE NOVOS COMPORTAMENTOS (MAIS ADEQUADOS) PARA LIDAR COM A SITUAÇÃO ...”
Que reforço pode mudar o comportamento de Marcos, o positivo, ou negativo? 
“...REFORÇADOR UTILIZADO: A ATIVIDADE FÍSICA É UM IMPORTANTE REFORÇADOR EM NOSSA CULTURA, HAJA VISTO A QUANTIDADE DE INTERAÇÃO SOCIAL QUE OCORRE EM TORNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E JOGOS. MARCOS ESTAVA PRIVADO DE UMA OPORTUNIDADE PARA O CONDICIONAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS IMPORTANTES E ÚTEIS PARA ELE ENQUANTO CRIANÇA E MAIS TARDE NA VIDA QUANDO FOR ADULTO 
	AS PROFESSORAS DECIDIRAM CONDICIONAR PRIMEIRO, UM TIPO ESPECÍFICO DE ATIVIDADE: BRINCAR OU SUBIR NA GAIOLA DE CANOS DE METAL, LOCALIZADO NO PÁTIO DO RECREIO. REFORÇADOR POSITIVO: ATENÇÃO DAS PROFESSORAS. PASSOS: MARCOS RECEBIA ATENÇÃO DA PROFESSORA AO SE APROXIMAR GRADUALMENTE DA GAIOLA. PARA RECEBER O REFORÇADOR (ATENÇÃO), MARCOS TINHA QUE SE APROXIMAR CADA VEZ MAIS PERTO DA GAIOLA, E SUCESSIVAMENTE TOCÁ-LA, ATÉ SUBIR NELA.O PROCEDIMENTO DE APROXIMAÇÃO GRADUAL DA RESPOSTA DESEJADA FOI EFICAZ PARA AUMENTAR A FREQÜÊNCIA DE APROXIMAÇÃO, MAS NÃO ERA AINDA SUFICIENTE PARA QUE O GAROTO BRINCASSE OU PARTICIPASSE DE OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS. MESMO PORQUE A PROFESSORA NÃO PODERIA FICAR SEMPRE POR PERTO DANDO REFORÇO TODA VEZ QUE O GAROTO EMITISSE O COMPORTAMENTO DESEJADO...”
Esta Técnica é chamada de Aproximações Sucessivas. 
Qual é o processo de aprendizagem por etapas, segundo B.F.Skinner?
“...FASE FINAL: A PROFESSORA PASSOU A REFORÇAR A RESPOSTA DE SUBIR APENAS VEZ SIM, VEZ NÃO QUE OCORRIA; E GRADUALMENTE AUMENTOU O NÚMERO DE VEZES QUE O MENINO TINHA QUE SUBIR NOS CANOS, BRINCAR COM OUTROS BRINQUEDOS E INTERAGIR COM AS CRIANÇAS, ANTES DE LHE DAR ATENÇÃO. CONCOMITANTEMENTE, ELA AOS POUCOS REDUZIU A QUANTIDADE DE TEMPO QUE PASSARIA DANDO-LHE ATENÇÃO. MARCOS PASSOU A RECEBER POR BRINCAR, A MESMA ATENÇÃO QUE AS OUTRAS CRIANÇAS DA ESCOLA.
FINALIZAÇÃO: QUANDO O GAROTO VOLTOU À ESCOLA NO INÍCIO DO PERÍODO LETIVO DO ANO SEGUINTE, CONTINUOU A BRINCAR, ENTUSIÁSTICA, E ATIVAMENTE, MAIS DA METADE DO TEMPO QUE PASSAVA NO RECREIO...”
O aumento da freqüência do comportamento de participação nas brincadeiras fazia com que Marcos assumisse uma posição mais favorável para que seus comportamentos sociais se mantivessem, e fossem condicionados.
A base para Tratamento segundo Skinner é através do Reforço Positivo e ele definiu dois tipos de Reforçadores:
1-_________________________________________: estão relacionados a estados de Privação: fome, sede, contato sexual e fuga de estimulações aversivas;
2-___________________________: são os aprendidos através de “S” neutros associados aos “S” relacionados ao estado de privação. Ex: ter dinheiro para comprar comida.
São a atenção social, aprovação e afeto, submissão a outros e simbólicos (diplomas, dinheiro, medalhas, bolsas de estudos, prêmios, etc.). Geralmente ligados a prestígio e estima e são os que mais modificam o comportamento humano.
UGB – Compromisso com a Transformação Social!

Continue navegando