Buscar

teste aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIÊNCIAS DO AMBIENTE
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	CCE1797_A4_201909250724_V1
	
	
	
	
	
	
	
		Aluno: JANAINA OLIVEIRA DA LUZ
	Matr.: 201909250724
	Disc.: CIÊNCIAS DO AMBIENTE 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Região do planeta que inclui todos os organismos e seus ambientes sobre a crosta da Terra. Constitui apenas cerca de uma parte em 10 milhões da massa da Terra; está distribuída na sua maioria esparsamente numa camada de 1 km de espessura de terra, água e ar que se estende por uma superfície de meio bilhão de km2 do planeta:
	
	
	
	Litosfera
	
	
	Biosfera
	
	
	Cadeia alimentar
	
	
	Ecossistema
	
	
	Hidrosfera
	
Explicação:
A biosfera é composta por todos os ecossistemas que existem no planeta Terra e é nela que estão presentes as condições ideais para o surgimento da vida. É formada pelas regiões da litosfera, hidrosfera e atmosfera.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os fatores climáticos são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Marque a alternativa que define corretamente o fator climático.
	
	
	
	O clima do planeta não possui nenhuma interferência pelas massas de ar. Elas podem, de acordo com a região onde surgem, serem quentes, frias, úmidas ou secas.
	
	
	Estes elementos favorecem a formação de ilhas de calor, alterando o clima destas grandes cidades. Logo, a urbanização tende a elevar a temperatura média anual de uma determinada região.
	
	
	Florestas, principalmente as densas, costumam reter muita umidade. Elas possuem também a capacidade de impedir a incidência dos raios solares no solo. Um bom exemplo é a Floresta Amazônica. Cidades próximas a ela costumam ser úmidas, pois esta umidade que a vegetação retira do solo é lançada na atmosfera.
	
	
	O clima do planeta é muito influenciado pelas massas de ar. Elas podem, de acordo com a região onde surgem, serem quentes, frias, úmidas ou secas.
	
	
	Regiões localizadas próximas ou entre montanhas possui clima influenciado pelo relevo. As montanhas dificultam o deslocamento de massas de ar, influenciando a umidade e o índice pluviométrico da região.
	
Explicação:
Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. . São eles:
Latitude 
Altitude 
Massas de ar
Continentalidade e Maritimidade
Correntes Marítimas
	
	
	
	 
		
	
		3.
		¿Conjunto de valores que, em um dado momento e em um certo lugar, caracteriza o estado atmosférico¿. A qual parâmetro climático a definição faz referência?
	
	
	
	Tempo
	
	
	Anticiclone
	
	
	Tufão
	
	
	Clima
	
	
	Ciclone
	
	
	
	 
		
	
		4.
		¿ (...) é uma grandeza física que determina o fluxo de calor que e transmitido de um corpo de temperatura mais elevada para outro, de temperatura mais baixa¿. A qual elemento climático podemos relacionar o conceito?
	
	
	
	Pressão Atmosférica
	
	
	Nebulosidade
	
	
	Temperatura
	
	
	Umidade do ar
	
	
	Radiação
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A pressão atmosférica atua sinergicamente com as variações da latitude e da ______________________, acabando por atuar também sob as variações da temperatura do ar.
	
	
	
	Precipitação
	
	
	Altitude
	
	
	Vegetação
	
	
	Umidade
	
	
	Nebulosidade
	
Explicação:
A explicação está relacionada com a incidência dos raios solares. As áreas mais próximas ao Equador recebem com maior intensidade os raios solares, que incidem com grande força durante todo o ano, enquanto as áreas mais próximas aos polos, além de não receberem os raios do sol de forma perpendicular, são iluminadas apenas durante parte do ano, durante os solstícios de verão.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		No Brasil, existe uma grande diversidade climática em função da enorme extensão do território brasileiro e da significativa influência dos fatores climáticos. Segundo o modelo de classificação climática proposto por Wilhelm Köppen, qual o tipo de clima que ocorre no sertão nordestino?
	
	
	
	BSh = clima árido ou semi-árido; quente
	
	
	Cwb = clima mesotérmico (subtropical e temperado); chuvas de verão; verões amenos (mês mais quente inferior a 22°C)
	
	
	Am = clima quente e úmido; moncônico e predominantemente úmido
	
	
	Af = clima quente e úmido; sempre úmido (sem estação seca definida)
	
	
	Aw = clima quente e úmido; chuvas de verão
	
Explicação:
A classificação climática de Köppen-Geiger divide os climas em 5 grandes grupos ("A", "B", "C", "D", "E") e diversos tipos e subtipos. Cada clima é representado por um conjunto variável de letras (com 2 ou 3 caracteres).
	
	
	
	 
		
	
		7.
		É uma conseqüência do aumento dos níveis de CO2 na atmosfera, produzidos pela queima de combustíveis fósseis:
	
	
	
	Diminuição da temperatura média da Terra.
	
	
	Maior especiação.
	
	
	Aumento da fotossíntese pelos vegetais.
	
	
	Melhoramento da temperatura na terra
	
	
	Elevação dos níveis dos mares.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em outubro de 2015, Patrícia, a mais forte tempestade já registrada no hemisfério ocidental, com ventos de até 400 km/h (segundo dados da NASA - Agência Espacial Americana), atingiu a costa do México. Patricia passou, em algumas horas, de tempestade tropical a um monstruoso furacão de categoria 5, cuja intensidade foi dita igual a de uma "detonação nuclear". O evento chegou a ser comparado ao tufão Haiyan, outro de categoria 5, que devastou parte das Filipinas, em 2013, matando mais de 6 mil pessoas. Também a nível de comparação, o furacão Katrina que devastou Nova Orleans e as costas do Mississippi e do Alabama, nos Estados Unidos, em 2005, era classificado como de categoria 3. A temporada 2015 de furacões no Pacífico já é, até então, a maior registrada, ultrapassando 15 eventos extremos. Realizando uma análise das informações citadas, pode-se, com cautela, relacionar a grande frequência e intensidade desses eventos climáticos extremos, principalmente, a (ao) (as):
	
	
	
	Aquecimento Global
	
	
	Correntes Marinhas
	
	
	Elevação do nível do mar
	
	
	Erosão Glacial
	
	
	Efeito Estufa

Continue navegando