Buscar

AVALIANDO APRENDIZAGEM 1

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZAGEM- DIREITO ADMINISTRATIVO I 
1 	Marque a alternativa correta:
	d) A descentralização ocorre na administração indireta e direta e permite a desconcentração, tendo como formas a descentralização por território;
	c) A descentralização ocorre apenas na administração indireta e permite a desconcentração, tendo como formas a descentralização por hierarquia;
 Certo	e) A descentralização ocorre apenas na administração indireta e permite a desconcentração, tendo como formas a descentralização por outorga e delegação.
	b) A descentralização ocorre na administração direta e indireta e permite a desconcentração;
	a) A descentralização ocorre na administração indireta, mas não permite a desconcentração;
Compare com a sua resposta: A exigibilidade é a coerção indireta feita no particular para o cumprimento da limitação administrativa, estando presentes nos atos administrativos, tendo como exemplo a multa e a notificação. A executoridade, por sua vez, é a coerção direta, estando presente apenas nas hipóteses determinadas em lei ou no caso de urgência.
2 Questão	
(Delegado de Polícia/RJ - FUNCAB/2013) Para a doutrina contemporânea do Direito Administrativo, levando em conta a eficácia normativa da Constituição, deve a Administração Pública evitar que suas ações estejam inspiradas na:
	consensualidade.
	promoção dos direitos fundamentais.
	aproximação com a sociedade civil.
	subsidiariedade.
 Certo	imperatividade.
Compare com a sua resposta: Em relação à hipótese (a), tal não é possível, visto que a alteração unilateral dos contratos administrativos pela Administração Pública é de até 25 % para obras , serviços e compras e, excepcionalmente, de até 50 % para reforma de edifícios ou equipamentos, conforme art. 65, § 1º. No que tange a hipótese (b), tal é possível desde que haja acordo entra as partes, na forma do art. 65, § 2º, II.
3 Questão
DIREITO ADMINISTRATIVO. INAPLICABILIDADE DAS SANÇÕES POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ABAIXO DO MÍNIMO LEGAL. No caso de condenação pela prática de ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, as penalidades de suspensão dos direitos políticos e de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios não podem ser fixadas aquém do mínimo previsto no art. 12, III, da Lei n. 8.429/1992. REsp 1.582.014-CE, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 7/4/2016, DJe 15/4/2016 (Informativo n. 581). Em razão do Acordão descrito o princípio que seria violado caso fosse aplicada penalidade abaixo do mínimo seria o da:
 Certo	Legalidade
	Impessoalidade
	Dignidade da Pessoa Humana
	Eficiência
	Coerência
Compare com a sua resposta: O particular pode fazer tudo o que a lei não proíba ou que não esteja vedado na lei. Já a AP só pode fazer o que a lei determina.
4 Questão	
A Administração Direta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, aos quais foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 26. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2013)
Acerca dos órgãos que compõem a Administração Pública, analise as assertivas abaixo.
I. Todos os órgãos públicos são despersonalizados, entretanto, alguns deles possuem personalidade judiciária para a defesa de suas prerrogativas e competências institucionais.
II. A iniciativa para deflagrar o processo legislativo para a criação de órgãos públicos no âmbito do Executivo pode ser conferida ao Judiciário.
III. Os órgãos públicos são integrados por agentes que, ao executarem as funções que lhes são cabíveis, manifestam a própria vontade do Estado.
IV. O Chefe do Executivo pode, mediante decreto, promover a fusão e transformação de órgãos públicos para organizar a Administração Pública. 
V. Os órgãos públicos, em regra, são os sujeitos de direitos e obrigações dentro da estrutura administrativa.
 Estão CORRETAS as assertivas:
	II e V
	II, III e V
	II e III
 Certo	I, III e IV
	I e II
Compare com a sua resposta: letra A: O candidato tem direito subjetivo e vinculado a nomeação; Letra B: O princípio da segurança jurídica subjetiva e seus subprincípios da proteção da confiança e da legítima expectativa fundamentam o pedido. Letra C: O STF, desde 2011, entende ser direito subjetivo do aprovado em concurso, dentro do número de vagas. Letra D: Poderá impetrar Mandado de segurança ou ação ordinária com pedido de tutela antecipada e o pedido da ação será a nomeação.
5 Questão	
Marque a alternativa correta:
	A legalidade para Administração implica na obrigação de atuação que não contrarie a lei e a moralidade social tem equivalência com a moral administrativa;
 Errado	O princípio da proteção da confiança é ligado a igualdade e razoabilidade e a legítima expectativa ligada ao princípio da eficiência;
	A impessoalidade tem relação com a supremacia do interesse público e a eficiência substituiu a administração burocrática pela administração gerencial;
	A notificação, segundo o STJ, em infrações de trânsito, caso não seja encontrado o condutor, exige publicação no diário oficial e a teoria do fato consumado, segundo o STJ, aplica-se aos concursos públicos;
 Certo	A atuação das Agências reguladoras e os Decretos são exemplos de deslegalização e a súmula vinculante é exemplo de jurisdição condicionada;
Compare com a sua resposta: Poder Vinculado e Discricionário: Poder vinculado é aquele em que o administrador se encontra inteiramente preso ao enunciado da lei que estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, não existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade e Poder discricionário é aquele em que o administrador se encontra preso (não inteiramente) ao enunciado da lei que não estabelece previamente um único comportamento possível a ser adotado em situações concretas, existindo um espaço para juízo de conveniência e oportunidade. Poder Hierárquico: Poder hierárquico é o poder conferido à Administração para se auto-organizar, isto é, para distribuir as funções dos seus órgãos (estabelecer campos de atuação) e fiscalizar a atuação dos seus agentes. Poder Normativo ou regulamentar: Poder normativo é o poder conferido à Administração para expedição de decretos e regulamentos que permitam a aplicação de lei. Poder Disciplinar: Poder disciplinar é o poder atribuído a Administração Pública para aplicar sanções administrativas aos seus agentes pela prática de infrações de caráter funcional. Poder de Polícia: Poder de polícia é o poder conferido à Administração, para restringir, frenar, condicionar, limitar o exercício de direitos e atividades econômicas dos particulares para preservar os interesses da coletividade.

Continue navegando