Buscar

contextualizada de deontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contextualizada de Deontologia
Farmácia
Faculdade Mauricio de Nassau
Aluna: Nefertite Falcão
As incompatibilidades compreendem os efeitos recíprocos entre dois ou mais
As incompatibilidades compreendem os efeitos recíprocos entre dois ou mais
Uma drogaria continha um cartaz em seu interior que oferecia um medicamento capaz de mascarar os efeitos do álcool e orientando os clientes a usá-lo caso fossem beber e dirigir. O balconista, então, realizava a venda do medicamento sem exigir a prescrição e, além disso, informava aos clientes que não havia contraindicações. No momento em que a fiscalização do CRF chegou ao local, não estavam presentes nem o farmacêutico responsável e nem seu assistente técnico, ou seja, os medicamentos eram vendidos pelos balconistas, sem haver uma orientação.  Baseado (a) nisto, responda: 
a) Quais as infrações cometidas pelo farmacêutico?
 b) Quais valores da ética farmacêutica foram quebrados por este profissional? Por quê? 
c) Qual seria o papel do farmacêutico neste estabelecimento?
d) Qual a resolução que estabelece as infrações e as regras de aplicação de sanções disciplinares?
e) Cite um Dever infringido e uma Proibição cometida.
Todos os profissionais de qualquer área devem exercer a sua profissão com respeito e princípios, colocando acima valores éticos e morais, e na área farmacêutica devemos tomar cuidados por se tratar de vidas, e também para atender a necessidade que aquela categoria serve e representa. O farmacêutico responde pelos seus atos tanto individualmente, quanto pelos atos de terceiros que autorizar ou delegar.
Se o farmacêutico não está presente e nem o substituto, o fiscal faz a notificação ao profissional e o auto de infração ao estabelecimento. Dois documentos distintos. “O fiscal não autua o farmacêutico, autuamos o estabelecimento, Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
O código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa,cuja transgressão poderá resultar em sanções disciplinares por parte do CRF.  Deverá atuar com respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência, além de manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aprimorar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.
 A Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, publicada pelo Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. No seu anexo III, estão estabelecidas as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.A dispensação é uma atividade farmacêutica que não pode se restringir apenas à entrega do medicamento. O farmacêutico deve promover as condições para que o paciente faça uso do medicamento da melhor maneira possível. Como se trata de uma atividade profissional, e assim como foi estabelecido para a atenção farmacêutica, a dispensação também deve possuir uma filosofia de prática, um processo de cuidado e um sistema de gestão da prática. Este trabalho propõe uma nova definição de dispensação e descreve os seus elementos centrais considerando a realidade dos estabelecimentos farmacêuticos de forma que possa efetivamente ser implementada.
https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16n9/3883-3891/
https://gestaofarmaceutica.webnode.com.br/a%20etica%20na%20profiss%C3%A3o%20do%20farmac%C3%AAutico%20/

Continue navegando