covid unid 1 ativ 3
3 pág.

covid unid 1 ativ 3


DisciplinaEnsino Clínico I - Teórico287 materiais1.412 seguidores
Pré-visualização1 página
Iniciado em
	Thursday, 21 May 2020, 23:06
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Thursday, 21 May 2020, 23:07
	Tempo empregado
	1 minuto 36 segundos
	Avaliar
	7,50 de um máximo de 10,00(75%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
A coleta e testes rápidos de amostras adequadas de pacientes que atendem a definição de casos suspeitos de Covid-19 é uma prioridade para o tratamento clínico e controle da pandemia. Entre as afirmativas a seguir assinale a opção CORRETA:
Escolha uma:
O teste recomendado para o diagnóstico laboratorial de Covid-19 é o teste PCR (Polymerase Chain Reaction), que amplifica sequências de DNA do vírus, possibilitando sua identificação.
A acurácia diagnóstica do PCR para o diagnóstico laboratorial de Covid-19 parece ser influenciada somente pelo tipo de amostra coletada para a realização do teste.
A exclusão do diagnóstico de Covid-19 deve ser feita pela avaliação isolada de resultados dos exames laboratoriais, pois no caso de um estágio inicial da infecção, falsos negativos não são esperados.
Os testes sorológicos com identificação de anticorpos IgM e IgG ao SARS-CoV-2, aplicados como testes rápidos ou processados em laboratório, não são recomendados para a confirmação diagnóstica de pacientes com sintomas de início recente. 
Questão 2
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a técnica de coleta de amostra utilizando os swabs combinados (nasal e orofaringe) em pacientes suspeitos de Covid-19, assinale a afirmativa CORRETA:
Escolha uma:
A coleta deverá ser realizada apenas 48 horas após início dos sintomas, favorecendo a acurácia diagnóstica do teste.
Serão utilizados três swabs para o procedimento: 1º na narina direita; 2º na narina esquerda e o 3º na orofaringe. 
Os swabs de alginato são os mais recomendados para serem utilizados, pois aumentam a reação de PCR em tempo real na amostra coletada.
Os profissionais de saúde deverão estar utilizando máscara cirúrgica durante a coleta destas amostras, pois não a risco de aerolização durante o procedimento.
Questão 3
Correto
Atingiu 2,50 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
No que diz respeito à biossegurança na coleta de amostras de pacientes com suspeita de Covid-19, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
As luvas de procedimento poderão ser reutilizadas após a coleta de material, de forma a não contaminar as mãos com a parte exterior.
A colocação dos EPIs deve ser realizada somente após o profissional adentrar na sala de coleta onde se encontra o paciente suspeito.
Os profissionais de saúde responsáveis pela coleta de amostras respiratórias deverão utilizar Equipamentos de Proteção Individual adequados para garantir as precauções-padrão, para aerossol e por contato. 
Devem ser utilizados para a coleta avental de mangas compridas descartável, gorro descartável, luvas de procedimento, máscara N85 e óculos de proteção ou protetor facial.
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,50
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao acondicionamento, transporte e envio de amostras para diagnóstico, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Os três swabs combinados deverão ser acondicionados no mesmo tubo contendo dois mL de solução fisiológica estéril ou em meio de transporte viral cedido pelo LACEN. 
As amostras devem ser mantidas refrigeradas entre 4º C a 8 °C, sendo enviadas ao laboratório, onde serão processadas de 48 a 96 após a coleta.
Se as amostras não puderem ser enviadas ao laboratório no mesmo dia da coleta, recomenda-se o congelamento a -8 °C, até que as amostras sejam enviadas em um período máximo de 72 horas.
Secreções respiratórias enviadas ao laboratório no interior das sondas utilizadas para a aspiração, não serão processadas em função do risco de contaminação durante a análise.
Parte inferior do formulário