Buscar

Atividade Contextualizada EDH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CAMILA GALLINDO CORNÉLIO
DÉBORA DA SILVA SANTOS
LUCINALVA MARIA DA CONCEIÇÃO
ISLAIDE LIMA DE SOUSA FREITAS MARTINS
ONU – Organização das Nações Unidas (Nações Unidas), ela foi criada em 24 de Outubro 1945, antes desta data de oficialização a Carta das Nações Unidas já havia sido elaborada, porém, foi a partir da Conferência dos 50 países em São Francisco que a mesma foi criada, dentre estes países estava o Brasil, pois o mesmo faz parte das Nações Unidas. Sua sede fica em Nova York. A Carta das Nações Unidas foi o registro responsável pela fundação da ONU, nesse sentido, o conteúdo principal da Carta que apresenta os ideais e propósitos dos povos unidos afirma: “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla. Em vista disso, nossos respectivos Governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de Nações Unidas”.
 	O principal objetivo da ONU é garantir a paz mundial, visto que a pretenção era que os países não sofressem mais as atrocidades vivenciadas na Segunda Guerra Mundial. Dentre outros objetivos estão: A garantia da segurança mundial; a conciliação da Cooperação Internacional entre países e a defesa dos Direitos Humanos. É interessante ressaltar que a ONU não só garante a paz mundial pela ausência das guerras, mas na garantia dos direitos humanos de forma concreta em cada país como (a igualdade social, direitos básicos garantidos, medidas de conservação do meio ambiente).
A composição dos seis órgãos da UNU se estabelece e se define da seguinte forma:
· Assembleia Geral: é a principal assembleia deliberativa da organização, composta por todos os 192 Estados-membros, todos igualmente tem direito a um voto, é responsável por ratificar as regras para a organização e também administrar as finanças, é dirigida por um presidente eleito entre os países. Sua função principal consiste em tratar questões que atinjam diretamente a paz ao redor do mundo.
· Conselho de Segurança: é o órgão que pode ditar regras (chamadas de resoluções) que vale para todos os países, seu principal objetivo é manter a paz, analisar e discutir problemas que ameacem a segurança ao redor do mundo e procurar soluções para conflitos, garantindo a paz e a segurança entre os Estados-membros. É Composto por 15 Estados-membros, onde cinco são permanentes, são eles: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China, esses países não saem do conselho, também tem dez membros temporários eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos, que são representados pelas regiões do Globo Terrestre. Um dado interessante é que estes países permanentes têm direito ao Veto, como exemplos podem citar a Guerra do Golfo e também a Guerra do Vietnã, que mesmo com a determinação negativa da ONU o Veto foi utilizado.
· Secretariado: atua na assessoria aos outros órgãos da ONU. É considerado o órgão executivo das Nações Unidas. O secretário-geral é o principal cargo da organização, que atualmente é assumido pelo português António Guterres. Responsabiliza-se por fornecer estudos e informações necessárias para que a organização consiga realizar suas reuniões, bem como dirigir os demais órgãos. 
· Conselho Econômico e Social (ECOSOC): Responsabiliza-se no auxilio a Assembleia Geral relacionado à cooperação socioeconômica e ao desenvolvimento econômico e social das nações. A cada três anos o conselho é composto por 54 membros eleitos pela Assembleia Geral. 
· Conselho de tutela: Objetivava-se em ajudar os territórios sob tutela da ONU a se organizarem como Estados independentes. É composto por 5 membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. Foi suspenso em 1994 e reúnem-se apenas quando precisa de sua atuação.
· Corte Internacional de Justiça: Outro nome designado a esta Corte é Tribunal Internacional de Justiça, consiste como o principal órgão jurídico das Nações Unidas, seu principal objetivo é julgar os que cometem crimes graves do direito internacional, como guerras e genocídio. Tem o poder de decisão sobre litígios internacionais, inclusive aqueles que envolvam Estados não membros. É composto por 15 membros eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança.
A ONU também possui instituições e agências especializadas, sobretudo, o que tange as questões humanitárias. São elas: 
· Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
· Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO);
· Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco);
· Organização Mundial da Saúde (OMS);
· Banco Mundial.
No que tange os Direitos Humanos, as Nações Unidas, tem contribuído de forma satisfatória desde sua fundação, em 1948 foi declarado a Declaração dos Direitos Humanos; também fornece comida e assistência a milhares de pessoas vitima de desastres naturais, guerras civis e outras anormalidades. Ampliou o direito internacional, promovendo a convivência entre os países; Frequentemente emite alertas as nações quanto às mudanças climáticas, a elevação do nível do mar e ao aumento do buraco na camada de Ozônio; Fornece vacinas ao mundo; Combate a pobreza extrema, ajudando a melhorar a vida de inúmeras pessoas a nível global; entre outras ações... desenvolvendo o papel importante no que se relaciona a promoção dos Direitos Humanos.
REFERÊNCIAS 
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/onu.htm
https://nacoesunidas.org

Continue navegando