Buscar

Tradução DNA

Prévia do material em texto

ALUNO: DEIVID CRISMAN
PROF.ª: DRª HORTÊNCIA FARIAS
DISCIPLINA: GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR 
Desenvolva um resumo contendo as etapas da tradução e explicando a importância dessa etapa para a manutenção da vida
Tradução gênica
O processo denominado tradução gênica é estudado na biologia e refere-se ao processo biológico em que acontece a leitura da mensagem que está contida na molécula de RNAm por parte do ribossomo. A tradução consiste na união dos aminoácidos de acordo com a sequência dos códons do RNA mensageiro – esta determinada pelo gene. A tradução gênica, também conhecida como síntese de proteínas, dessa forma, representa a tradução das informações genéticas.
Início, meio e fim
A associação de um ribossomo, um RNA mensageiro e um RNA transportador – carregando o aminoácido metionina – dá início ao processo da tradução gênica. O RNA transportador possui anticódon UAC e o códon do RNA mensageiro é AUG, de forma que a trinca consiste no códon de inicialização do processo.
Os dois primeiros RNAs transportadores se encaixam nos sítios P e A e logo em seguida o ribossomo faz a catalisação da ligação dos aminoácidos dos RNAs transportadores. O ribossomo desloca-se pela molécula de RNA mensageiro e no decorrer desse processo, os sítios passam a ser ocupados por novos RNAs transportadores cujos aminoácidos são correspondentes aos RNAs mensageiros. As ligações são sintetizadas e são, finalmente, encontradas as sequências de sinalização do término da tradução gênica.
Esse processo encontra o fim somente quando o códon finalizador pode ser encontrado na mesma tira de RNA mensageiro que está sendo traduzida – UGA, UAA ou UAG -. Estes códons não são lidos e, portanto, não interferem no processo da tradução. Finalmente, o polipeptídeo é liberado deixando o ribossomo disponível para o início de uma nova síntese de outra proteína.
Explique também como essa etapa pode ser importante para alguns fármacos, como por exemplo, os antibióticos.
Antibióticos aminoglicosídeos
Aminoglicosídeos são antimicrobianos usados principalmente no tratamento de pacientes com infecções graves causadas por bactérias gram-negativas aeróbias. São ineficazes contra anaeróbios. Os principais representantes de uso corrente são gentamicina, amicacina, estreptomicina e tobramicina.
 Mecanismo de ação de como o antibiótico vai agir combatendo a bactéria invasora 
Ligam-se à fração 30S dos ribossomos inibindo a síntese protéica ou produzindo proteínas defeituosas. Para atuar, o aminoglicosídeo deve primeiramente ligar-se à superfície da célula bacteriana e posteriormente deve ser transportado através da parede por um processo dependente de energia oxidativa.

Continue navegando