Buscar

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TICs e TDICs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
ALUNO: RAILSON ALMEIDA DA SILVA
DATA: 05 DE NOVEMBRO DE 2018
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TICs e TDICs
Para falarmos sobre as principais diferenças entre as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs, se faz necessário sabermos seu conceitos, significados, para que foram desenvolvidas e os campos em que atuam.
De acordo com o site significados.com.br, uma possível definição de TICs é que ela é entendida como uma área que utiliza ferramentas tecnológicas e seu desenvolvimento tem como objetivo facilitar a comunicação e o alcance de um alvo em comum. As tecnologias da informação e comunicação são utilizadas em vários setores da sociedade e suas transformações e inovações possibilitaram seu uso nas indústrias, empresas e também na área educacional, sendo que esse último setor citado, utiliza as TICs como fator essencial na educação a distância - ead, pois ela tem papel essencial para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, utilizando as mídias que são disseminadas para utilização na ead. Citando algumas TCIs, temos como exemplo, material impresso, rádio, vídeo, televisão, computador, internet e etc.
As TDICs são entendidas como um conjunto de mídias que utiliza a tecnologia digital, a lógica binária para a sua disseminação, como exemplo específico de TDICs podemos citar o computador, tablets, celulares, e etc. As Tecnologia Digitais só puderam ser incorporadas na sociedade, após a evolução tecnológica que ocorreu em meados da década de 60.
	As TICs englobam as TDICs, portando a tecnologia digital é uma particularidade das TICs, e a diferença entre elas é que uma é mais ampla como no caso da tecnologia da informação e comunicação e a outra é uma “fatia” desta. Como falamos anteriormente as TCIs utilizam além das tecnologias digitais, materiais impressos, rádio, e TV, já as TDICs só utiliza as tecnologias digitais como, notebook, tablets e celulares, também citados anteriormente. Em relação a seu uso, cabe ao organizadores do curso, ou de quem ministrará uma aula usar a que mais se adeque a sua didática e também ao perfil de seus alunos.
Na educação o uso tecnológico da informação e comunicação possibilitou mudanças significativas, pois as utilização desses recursos permitem que professores dinamizem suas aulas, promova inclusão, motive os alunos, crie interesse, desenvolva habilidades e lideranças, quando se inclui games em suas aulas entre outros recursos didáticos.

Outros materiais