Buscar

Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O atraso mental, agora conhecido como Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID), é um estado definido por inibição do desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto da mente, caracterizado pelo prejuízo das aptidões e da inteligência geral em áreas tais como a cognição, a linguagem e as faculdades motoras e sociais. Descrito também como insuficiência ou deficiência mental, o atraso mental pode ocorrer com ou sem outras perturbações físicas ou mentais (Organização Mundial da Saúde, OMS, 2002).
Pessoas com DID tem funcionamento cognitivo abaixo do esperado, elas possuem dificuldades para aprender, e realizar tarefas normais como andar, vestir, comer, dificuldades para falar e se expressar, essas limitações fazem com que o processo de aprendizagem dessas pessoas se der de maneira mais lenta, mas não as impossibilitam ao processo de aprendizagem, estas limitações fazem com que as crianças com DID demorem mais tempo para aprender a entender algo em relação as outras pessoas, o aprendizado tem que ser mais específico, adaptado ao sujeito, exige que o professor tenha estratégia diferenciada para trabalhar com esses alunos.
É impossível falar de educação especial e não falar de inclusão e acessibilidade, será que as escolas estão contribuindo para que haja acesso e acessibilidade de alunos com DID nas escolas regulares?. O termo acesso e acessibilidade aparentemente são sinônimos, porém são distintos. Acessibilidade está ligada a estrutura física das instituições, e o acesso está direcionado a uma mudança para poder chegar em algo que foi almejado. Dessa forma, pode-se criar condições de acessibilidade para que as pessoas possam ter acesso a determinadas situações ou lugares. (MANZINI, Eduardo José. 2005). Portanto as instituições podem criar condições de acessibilidade para que alunos especiais tenham acesso à educação de qualidade. A acessibilidade se dará por meio de transportes, edificações, equipamentos, etc. O acesso seria o ingresso, permanência, e se está havendo o processo de ensino-aprendizagem desse aluno na instituição.
Desta maneira para ajudar a inclusão de alunos com necessidades especiais temos contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que formulou a lei 9.394/96, e no art° 58, 59 e 60 que trata sobre a educação especial, Declaração de Salamanca que fala a respeito de princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais, neste trabalho falaremos também sobre a contribuição de Lev Vygotsky para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência, com foco na deficiência inteletcual

Outros materiais