Buscar

13 Bauhaus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bauhaus 
"A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora...
Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto." (...)
A Bauhaus, a Staatliches-Bauhaus (casa estatal da construção), foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Surgiu a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas, ou seja, da fusão de uma escola de arte com outra de artes aplicadas e ficou assinalada, no seu desenvolvimento, por ambas as tendências. Foi fundada por Walter Gropius (1883-1969) em 25 de abril de 1919, A intenção inicial era fazer com que a escola combina-se a arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, esta notável escola implantou um sistema de ensino inteiramente novo, que influiu na evolução da arquitetura e do mobiliário contemporâneos, foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
A Bauhaus provêm do movimento Arts and Crafts, do inglês William Morris, que procurou restabelecer a dignidade medieval do artesanato e do artesão. O ensino da Bauhaus opunha-se às concepções de Morris, contrárias à revolução tecnológica e à produção em série. Também não agradava a Gropius o estilo art nouveau, devido a seu caráter decorativo e esteticista. Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí dever-se-ia criar um novo estilo arquitetônico que refletisse essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar, apenas a esses objetivos Gropius queria unir novamente os campos da arte e artesanato, criando produtos altamente funcionais e com atributos artísticos. Ele foi o diretor da escola de 1919 a 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.
A primeira tomada de posição da Bauhaus baseava-se no espírito do momento, ou seja, em fundir a formação artesanal e artística e trabalhar em equipes que reunissem diferentes atividades: artes plásticas e arquitetura. Combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem A investigação orientada no sentido da criação de protótipos destinados ao fabrico em série foi outro aspecto revolucionário do novo espírito da Bauhaus. Os alunos estagiavam nas fábricas para se familiarizarem com os problemas da produção industrial, desde as formas aos custos. Foi uma escola que preconizou a síntese das três artes: arquitetura, escultura e pintura.
 A Bauhaus tinha sido subsidiada pela República de Weimar. Após uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, onde o próprio Walter Gropius projetou o edifício da nova escola, o governo municipal naquele momento era de esquerda. uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista. Numa segunda fase preponderou o construtivismo, cujas idéias foram trazidas pelo húngaro Laszlo Moholy-Nagy. O “leit-motiv” desta fase consistia numa união entre as artes e a tecnologia. Na terceira fase preponderava o desenho industrial em detrimento das artes liberais. O design do prédio da Bauhaus foi feito de acordo com a tendência construtivista, movimento iniciado na Rússia que valorizava muito as formas geométricas, torna-se o símbolo da forma pura; cubo, esfera e cone dominam a criação espacial, e o retângulo vermelho, o círculo azul e o triângulo amarelo dominam as cores. A última fase caracteriza-se pela direção de outro arquiteto, Mies van der Rohe. O estilo Bauhaus era fruto do pensamento dos professores, recrutados, sem discriminação de nacionalidade, entre membros dos movimentos abstrato e cubista. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. 
A Bauhaus formara toda uma geração de artistas dispostos a romper com o passado e a conseguir que a arte contemporânea encontrasse a sua originalidade e se exprimisse em todos os domínios. Os métodos revolucionários do ensino da Bauhaus fizeram surgir tipos de móveis que constituíam uma novidade não só pela sua forma, mas também pelos materiais que eram utilizados no seu fabrico.
Apesar de ter passado por diversas alterações em seu perfil de ensino à medida que a direção da escola evoluía, a Bauhaus, de uma forma geral, acreditava que os seus próprios métodos de ensino deveriam estar relacionados às suas propostas de mudanças nas artes e no design. O principal campo de estudos da Bauhaus era a arquitetura e procurou estabelecer planos para a construção de casas populares baratas por parte da República de Weimar. Mas também havia espaço para outras expressões artísticas: a escola publicava uma revista chamada Bauhaus e uma série de livros chamados Bauhausbücher. O diretor de publicações e design era Hebert Bayer.
Foi precisamente na Bauhaus que o arquiteto Marcel Breuer, inspirado no quadro de sua bicicleta, estudou os primeiros modelos do mobiliário metálico tubular. As suas idéias tomaram forma alguns anos mais tarde; assim, entre 1924 e 1928, criou todos os tipos de mesas e cadeiras de estrutura de aço tubular que são utilizados ou imitados nos nossos dias. Breuer é, portanto, com Mies van der Rohe, o pai do mobiliário moderno de escritório.
Bibliografia:
ARNOLD, D. Introdução à história da Arte. São Paulo: Ática, 2007.
Gombrich, E. H. A Historia da Arte. Rio de Janeiro: LCT, 2003. 
GROPIUS, Walter; Bauhaus - novarquitetura; São Paulo: Editora Perspectiva. 
� HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bauhaus-Dessau_Atelier.jpg" ���
� INCLUDEPICTURE "http://acriacao.com/wp-content/uploads/2009/03/bauha09.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
� INCLUDEPICTURE "http://www.curatedmag.com/news/wp-content/uploads/2009/09/bauhaus-front.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
� INCLUDEPICTURE "http://www.steelform.com/pics/bauhaus_lamp.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
� INCLUDEPICTURE "http://www.domusrepresentacoes.com.br/site/images/stories/cadeira__bauhaus.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
� INCLUDEPICTURE "http://www.mitologica.com.br/joomla/images/bauhaus/bauhaus%286%29.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
� INCLUDEPICTURE "http://notrombone.files.wordpress.com/2007/07/bauhaus.jpg?w=450" \* MERGEFORMATINET ���
� INCLUDEPICTURE "http://www.identifont.com/samples/itc/BauhausBold.gif" \* MERGEFORMATINET ���

Outros materiais