Buscar

Desenvolvimento da linguagem 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após a leitura dos capítulos 1 a 4 e a realização da atividade prática 1,  reflita  sobre as  teorias: inatismo, behaviorismo, interacionismo e sociointeracionismo.  Em seguida, escolha  a que mais lhe agrada e elabore um texto, defendendo a corrente escolhida como sendo a mais adequada na sua visão ou percepção. É importante que você, inicialmente, apresente, em poucas palavras,  a teoria para, a seguir, defendê-la em um texto com quinze a vinte linhas.
Seu texto deve ser original, ou seja,  escrito com suas próprias palavras (não uma cópia direta do livro ou mesmo de textos encontrados na internet). Além disso, é importante empregar a linguagem padrão, primando pela coesão e coerência.
Na teoria interacionista, a criança aprende tanto pelo modelo mental, quanto pela interação entre o aprendiz e um interlocutor .Nessa teoria, não vale somente a língua que vem de fora como modelo para aquisição, mas também a língua que vem de dentro, aquela que é produzida pela criança, uma vez que ela vai testando o que dá ou não certo com os anunciados produzidos.
 Em minha visão essa teoria acredita que o sujeito é capaz de construir o seu conhecimento por meio da interação com o objeto do conhecimento. Comunicando-se através da linguagem, costumes e hábitos de seu grupo social. 
Portanto essa relação de interação que a criança tem com o meio em que vive é de extrema importância, sendo assim capaz de analisarmos e diagnosticarmos a situação de cada um. Proporcionando a entendermos cada ser humano, e como agem na sociedade.
Prevalece nessa teoria a importância do individuo na cultura, para que aconteça assim mudanças e assim seja analisado seu comportamento físico e moral . A educação por sua vez nesta mesma, deve ser algo que transmite informações e constrói conhecimentos, numa condição de troca e cumplicidade, defendendo a capacidade e as condições de se fazer um mundo melhor para todos.
O desenvolvimento humano é fruto da interação de fatores biológicos e ambientais quando citamos ambiente nos referimos aos espaços sociais, históricos e culturais.
Nessa concepção, podemos então afirmar que somos sujeitos ativos e temos a capacidade de construir nossas características de acordo com a relação que estabelecemos com o meio físico, social e cultural. Portanto o desenvolvimento acontece por meio das relações socioculturais. É nessa concepção que o desenvolvimento produz aprendizagem e aprendizagem produz desenvolvimento.

Continue navegando