A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
AOL5 INTRODUÇÃO A PROFISSÃO NUTRIÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Pergunta 1
/1
“____________ procedimentos escritos de forma objetiva que estabelecem instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas no recebimento, manipulação, produção, distribuição, armazenamento e transporte de alimentos e preparações, podendo ser parte integrante do Manual de Boas Práticas” De acordo com a resolução CFN 605, o trecho acima de refere a: 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Ficha técnica de preparo 
2. 
Resto-ingesta     
3. 
Manual de boas práticas 
4. 
Padrão de identidade e qualidade 
5. 
Procedimentos operacionais padronizados 
2. Pergunta 2
/1
A designação e o exercício da profissão de Nutricionista, profissional de saúde, em qualquer de suas áreas, são privativos dos portadores de diploma expedido por escolas de graduação em nutrição, algumas atribuições são privativas e outras podem ser atribuídas ao nutricionista. Assinale a alternativa que não contém uma atividade atribuída ao nutricionista. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios. 
2. 
A proposta é garantir que, independentemente do salário, o trabalhador terá acesso a uma alimentação apropriada. 
3. 
Atuação em marketing na área de alimentação e nutrição, diretamente relacionado a um alimento específico. 
4. 
Assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição. 
5. 
Controle de qualidade de gêneros e produtos alimentícios. 
3. Pergunta 3
/1
 A __________________ Dispõe sobre as áreas de atuação profissional e as atribuições do Técnico em Nutrição e Dietética (TND), e dá outras providências. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Código de ética do nutricionista .  
2. 
6.583, de 20 de outubro de 1978. 
3. 
Resolução CFN 304. 
4. 
 Resolução CFN 605.     
5. 
 lei 8234 de 17 de setembro de 1991. 
4. Pergunta 4
/1
Os Códigos de Ética servem para guiar as ações dos profissionais para que através de sua atuação não se prejudiquem ou prejudiquem a população em geral, eles são um conjunto de regras e orientações para os profissionais. Em relação ao código de ética e conduta do nutricionista, assinale a alternativa correta. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
A conduta ética gera resultados negativos, auxiliando no bom desenvolvimento profissional. Por mais que o mercado esteja cada vez menos competitivo, não significa que é necessário recorrer à falta de caráter e desvio de conduta. 
2. 
O nutricionista não tem o compromisso de conhecer e pautar sua atuação nos princípios universais dos direitos humanos e da bioética, na Constituição Federal e nos preceitos éticos contidos neste Código. 
3. 
É no código de ética e conduta que estão definidos deveres e direitos concernidos aos profissionais da área. 
4. 
O código de ética faz com que valores como a lealdade, integridade e responsabilidade sejam os principais pré-requisitos para o seu sucesso profissional. Ele vai lhe ajudar a evitar situações de riscos, que podem comprometer a relação com seus pacientes e parceiros. 
5. 
Os princípios do código de ética e conduta são: obrigação e direitos devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da Nutrição. 
5. Pergunta 5
/1
O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando a segurança alimentar e a atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Em relação a profissão do nutricionista assinale a alternativa correta. 
Incorreta
Ocultar outras opções 
1. 
O nutricionista não apenas receita remédios, mas também indica alimentos a serem inseridos, reduzidos ou removidos da dieta. 
2. 
O nutricionista é treinado para prescrever dietas e avaliar carências nutricionais, é um profissional que vem se tornando muito popular no Brasil. 
3. 
Para exercer a profissão de nutricionista, este profissional deve estar regularmente inscrito no Conselho federal de Nutricionistas (CFN) da sua respectiva jurisdição. 
4. 
Para exercer a profissão, este profissional deve ter diploma expedido por escolas de graduação em Nutrição, oficiais ou reconhecidas, devidamente registradas no órgão competente do Ministério da saúde . 
5. 
 Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, interpretando e compreendendo fatores químicos, para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida. 
6. Pergunta 6
/1
A lei 6583 de 20 de outubro de 1978 cria os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, regula o seu funcionamento, e dá outras providências, bem como apresenta algumas infrações disciplinares. Assinale a alternativa que constitui uma infração disciplinar. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Comparecer a qualquer dever profissional prescrito na lei. 
2. 
Realizar atividade ilegal da profissão.    
3. 
Pagar pontualmente a anuidade ao conselho regional que pertence. 
Pagar pontualmente a anuidade ao conselho regional que pertence. 
Comparecer a qualquer dever profissional prescrito na lei. 
Apresentar consulta compatível com o exercício da profissão 
Violar sigilo profissional. 
Realizar atividade ilegal da profissão. 
4. 
Violar sigilo profissional. 
5. 
Apresentar consulta compatível com o exercício da profissão 
7. Pergunta 7
/1
Cabe ao ______ cumprir e fazer cumprir as normas que regem a profissão e realizar as atividades de fiscalização e orientação ético-profissional em suas respectivas jurisdição.Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Conselho federal de nutricionistas. 
2. 
 Conselho municipal de nutricionistas.  
3. 
 Conselho brasileiro de nutricionistas.     
4. 
 Conselho estadual de nutricionistas. 
5. 
Conselho regional de nutricionistas.  
8. Pergunta 8
/1
O nutricionista pode ser considerado um dos profissionais mais importantes em termos de saúde pública. Um dos principais desafios da área da Nutrição é levar conhecimento a todas as camadas da população, em especial àquelas mais carentes, em regiões mais distantes do Brasil. Assinale a alternativa que não contempla os desafios do profissional nutricionista no Brasil. 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Infelizmente, a nutrição clínica, aquela em que o paciente procura orientações para uma dieta a fim de ter hábitos mais saudáveis, ainda é reservada a classes mais favorecidas. 
2. 
O sistema único de saúde apresenta um número expressivos desses profissionais. 
3. 
Como todo profissional da saúde, o nutricionista deve estar atento para questões de saúde da galera toda. Precisa analisar os problemas do corpo e identificar as soluções a partir da alimentação dos pacientes. 
4. 
Muitas pessoas imaginam o nutricionista apenas como uma profissional de consultório que é buscada por atletas e pessoas que querem emagrecer. 
5. 
Popularizar esta área entre todos os níveis da população é um dos passos que ainda não foram dados, mas que em breve, seguindo a tendência, deverão acontecer. 
9. Pergunta 9
/1
Os CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) devem cumprir e fazer cumprir as disposições da lei, do regulamento, do regimento, das resoluções e das demais normas, baixadas pelo CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), que regem a profissão, bem como realizar atividades de fiscalização e orientação ético-profissional. Tanto o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) quanto o CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) tem como finalidade: 
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Capacitar os profissionais no exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.   
2. 
apoiar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.  
3. 
   fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade. 
4. 
orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade. 
5. 
regulamentar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.  
10.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.