Buscar

História do Brasil Imperia AV 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Eduarda Carina da Silva (1288568)
	
	Disciplina:
	História do Brasil Imperial (HID03)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513457) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18198825
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No Brasil, ao contrário de todos as colônias da América Espanhola e mesmo os Estados Unidos da América, o processo de emancipação política foi, salvo algumas exceções, pacífico e com pouca participação popular. Isto fica evidente, não apenas com a manutenção do regime monárquico, mas também com a permanência no poder da dinastia de Bragança. Sobre o processo de emancipação política do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A presença de D. Pedro, como regente do trono e retorno de D. João VI já indicava a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, resultar em mudança de regime político e dinástica.
	 b)
	Nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
	 c)
	A Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
	 d)
	As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução portuguesa, formando-se "Juntas Constitucionais".
	2.
	Com a emancipação política do Brasil, em 1822, a Igreja Católica Apostólica Romana manteve um status privilegiado, como aliás, desfrutou, de maneira geral, durante o período colonial. No entanto, na monarquia brasileira, esta relação foi pontuada por disputas de caráter hegemônico em que o Estado e a Igreja Católica disputavam espaços na esfera de poder. Sobre a relação Igreja Católica-Estado Imperial, no século XIX, no Brasil, se considerando a Constituição do Império de 1824, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A relação entre Igreja e o Estado, no século XIX, termina com a total autonomia administrativa da Igreja e a subordinação política do imperador brasileiro ao papa em Roma.
	 b)
	A Constituição de 1824 estabelecia a Religião Católica Apostólica Romana como a religião oficial do Império, mas também tolerava a prática de religiões afro-brasileiras.
	 c)
	De acordo com a Constituição do Império de 1824, o imperador é que nomeava bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, os religiosos se tornavam funcionários públicos do estado imperial subordinados ao monarca brasileiro.
	 d)
	A Constituição de 1824 estabelecia a "Religião Católica Apostólica Romana" como "Religião do Império", e, assim, proibia, terminantemente, o culto de todas as outras religiões.
	3.
	A concretização da emancipação política do Brasil foi seguida de divergências em meio às elites nacionais, que disputavam pela melhor acomodação dos interesses em meio aos cargos e poderes do recém-criado Estado brasileiro. Para tanto, a Constituição não foi um documento outorgado e não promulgado, o que revela o seu caráter centralizado e autoritário. Considerando a relação entre as determinações da Constituição e a sociedade brasileira, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A introdução do sufrágio universal permitiu a participação política das camadas populares.
	 b)
	A abolição do padroado, por influência liberal, assegurou a ampla liberdade religiosa.
	 c)
	O poder moderador conferia ao imperador preeminência sobre os demais poderes.
	 d)
	A autonomia das antigas capitanias atendia aos interesses das oligarquias agrárias.
	4.
	O alfaiate pardo João de Deus que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que "Todos os brasileiros se fizessem franceses, para viverem em igualdade e abundância". O texto faz referência à Conjuração Baiana. No contexto da crise do sistema colonial, esse movimento se diferenciou dos demais movimentos libertários ocorridos no Brasil por:
FONTE: MAXWELL, K. Condicionalismos da independência do Brasil. SILVA, M. N. (Org.) O império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986.
	 a)
	Propor a instalação de um regime nos moldes da república dos Estados Unidos, sem alterar a ordem socioeconômica escravista e latifundiária.
	 b)
	Apresentar um caráter elitista burguês, uma vez que sofrera influência direta da Revolução Francesa, propondo o sistema censitário de votação.
	 c)
	Defender um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares, influenciado pelo ideário da Revolução Francesa.
	 d)
	Defender a igualdade econômica, extinguindo a propriedade, conforme proposto nos movimentos liberais da França napoleônica.
	5.
	Em Salvador, na Bahia, em 1798, eclodiu um movimento eclético, com participação popular de camadas distintas da população de Salvador: artesãos, escravos, escravos libertos, burgueses, soldados, alfaiates, padres, médicos e advogados. Os grupos de revoltosos começaram a se encontrar em reuniões secretas, para organizar a conspiração em comum acordo com diversas camadas da população. As propostas eram a proclamação de um governo republicano, democrático, livre de Portugal, o livre comércio (contra o mercantilismo), o aumento do soldo e a abolição da escravidão. Sobre a revolta em Salvador, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Revolta de Filipe dos Santos ocorre como resultado da transferência da capital para o Rio de Janeiro em 1763 e a insatisfação da população de Salvador.
	 b)
	A Revolução Pernambucana ocorre como resultado da transferência da capital para o Rio de Janeiro em 1763 e a insatisfação da população de Salvador.
	 c)
	A Conjuração Baiana ocorre como resultado da transferência da capital para o Rio de Janeiro em 1763 e a insatisfação da população de Salvador.
	 d)
	A Conjuração Mineira ocorre como resultado da transferência da capital para o Rio de Janeiro em 1763 e a insatisfação da população de Salvador.
	6.
	Alguns eventos da História do Império do Brasil eram destacados em demasia pelos historiadores tradicionais, que não o interpretavam conforme o seu contexto. Uma das datas principais rememoradas por aqueles intelectuais era o dia 9 de janeiro de 1822, o denominado Dia do Fico, no qual D. Pedro I se negou a voltar para Portugal, mesmo tendo sido convocado pelas cortes. Pensando de forma crítica (portanto, não tradicional), qual o significado simbólico de tal atitude?
	 a)
	D. Pedro I acaba por se colocar favorável à causa dos portugueses, pois impediria a independência do Brasil.
	 b)
	D. Pedro I se posiciona favorável à causa brasileira, em especial, por propor o fim imediato da escravidão, clausura pétrea da Constituição de 1924.
	 c)
	D. Pedro I acaba por se colocar, deste modo, favorável à causa brasileira, por se insubordinar a uma ordem advinda da metrópole.
	 d)
	D. Pedro I se coloca favorável à independência da Argentina, ao ordenar o exército luso-brasileiro no Rio Grande do Sul a apoiar, militarmente, as tropas libertadoras de San Martin.
	7.
	Antigo Regime é a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa (1789). Durante o Antigo Regime, a sociedade francesa era constituída por diferentes estados: clero, nobreza e burguesia. Sobre o Antigo Regime e a situação da América Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Antigo Regime caracterizou-se por governos centralistas, absolutistas e mercantilistas que se opunham radicalmente a quaisquer movimentos separatistas de colônias fora da Europa, na medida em que elas representavam a base da sustentação econômica geral.
	 b)
	O Antigo Regime caracterizava-se por uma administração extremamente política e policial, em que os quadros estatísticos eram usados amplamente para corrigir distorções burocrático-administrativas, o que garantia a eficiência internado sistema.
	 c)
	O Antigo Regime foi importante para a consolidação do atual território brasileiro, na medida em que foi graças à expansão sistematicamente ordenada por Portugal em terras espanholas que o país pôde consolidar sua soberania atual.
	 d)
	Foi um sistema econômico, político e social, extremamente benéfico para as colônias de nações europeias, na medida em que essas, fornecendo matérias-primas para suas respectivas metrópoles, podiam adquirir produtos manufaturados com rapidez e eficiência a preços baixos.
	8.
	A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança de quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para algumas sublevações coloniais. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Confederação do Equador, Revolta de Felipe dos Santos e Revolta dos Malês.
	 b)
	Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.
	 c)
	Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates.
	 d)
	Guerra dos Mascates, Inconfidência Mineira e Revolta dos Malês.
	9.
	A Independência do Brasil foi um processo complexo, com diferentes focos, manifestando-se em diversos locais e momentos. Fatores de ordem social, política e econômica forte influenciaram na ruptura da colônia Brasil com relação à metrópole Portugal, que tomou caráter oficial em sete de setembro de 1822. Sobre a Independência do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Independência do Brasil está relacionada com o Antigo Regime na Europa.
(    ) A Independência do Brasil está relacionada com a transferência da Corte Portuguesa para a colônia.
(    ) A Independência do Brasil fez com que Portugal ficasse alheio às Guerras Napoleônicas.
(    ) A Independência do Brasil fez com que o Brasil se posicionasse a favor da França e contra a Inglaterra em questões de comércio internacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	Em 7 de setembro de 1822 se deu a Proclamação da Independência do Brasil, fato que pretendia consolidar a ruptura do Brasil enquanto colônia de Portugal. No entanto, os estudiosos questionam este fato e defendem que outros acontecimentos e realizações já haviam promovido tal processo e o que estava em jogo era antes o arranjo e o asseguramento de interesses no que diz respeito ao poder político e social do país. Com relação ao rearranjo político e social que antecedeu e permeou o processo de independência do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A continuidade foi assegurada devido a uma elite política plenamente consciente de um projeto inovador para a nova nação.
	 b)
	A abertura dos portos estabeleceu uma ponte entre a coroa portuguesa e as elites dominantes na colônia.
	 c)
	A elite política promotora da independência, embora desejasse rupturas sociais, teve de enfrentar a resistência da corte portuguesa.
	 d)
	A monarquia se transformou num símbolo de autoridade e respeito, mesmo quando D. Pedro I era contestado.
Parte inferior do formulário

Outros materiais