Buscar

Planejamento Urbano: Importância e Objetivos

Prévia do material em texto

Primeiro temos que definir o que é planejamento urbano: Planejamento urbano é um conceito abstrato, na prática, desaparece em meio a aspectos mais palpáveis, como segurança e trânsito, tornando-se intangível para a maioria das pessoas, A medida que as cidades crescem e se desenvolvem vê-se a necessidade de um planejamento baseado na legislação urbana. Cidades que se desenvolvem sem levar em conta um bom planejamento tornam-se áreas urbanas dispersas, distantes e desorganizadas.
No Brasil, as bases para o planejamento das cidades estão estabelecidas no Estatuto da Cidade (lei 10.257/2001). O Estatuto da Cidade pode ser considerado o principal marco legal para o desenvolvimento das cidades, junto à Constituição de 1988, de onde originam seus princípios e diretrizes fundamentais. Ele estabelece as normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. 
No seu 2º artigo, o Estatuto da Cidade dispõe que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana”.
Dessa forma no brasil se introduz o plano diretor como ferramenta central do planejamento das cidades. Conforme os artigos 39º e 40º do Estatuto da Cidade, o plano diretor é “o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade. O plano deve ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
O professor Flávio Villaça, da USP, define plano diretor como:
Um plano que, a partir de um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa da cidade, do município e de sua região, apresentaria um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo urbano, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana, para a cidade e para o município, propostas estas definidas para curto, médio e longo prazos, e aprovadas por lei municipal. (Villaça, 1999, p.238)
O objetivo do plano diretor é criar as bases para uma cidade inclusiva, equilibrada, sustentável, que promova qualidade de vida a todos os seus cidadãos, reduzindo os riscos do crescimento desenfreado e distribuindo de forma justa os custos e benefícios da urbanização.
Para termos todos uma boa qualidade de moradia sempre haverá a necessidade de planejamento de cidade sempre teremos que ter o planejamento e a gestão urbana que determinem ações sempre em busca da maior qualidade de vida nas cidades e consequentemente do local da moradia. 
https://www.politize.com.br/
https://jus.com.br/
https://wribrasil.org.br/pt/blog/2017/10/como-o-planejamento-urbano-influencia-nosso-dia-dia

Continue navegando