Logo Passei Direto
Buscar

AV2 AUDITORIA PÚBLICA

User badge image
edione palheta

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A auditoria interna desempenha uma função extremamente importante dentro das organizações, seu papel é prestar serviço a alta administração da empresa, apoiando no controle dos bens ativos, no acompanhamento do andamento de processos e cumprimento das normas internas.
Sobre a auditoria interna, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A auditoria interna não pode prestar serviços de consultoria para as mais variadas áreas da empresa.
b) Cabe à auditoria interna garantir um ambiente de controles internos saudável, bem como realizar as devidas recomendações sobre possíveis melhorias, quando necessário.
c) O trabalho do auditor interno deve transmitir confiança para alta administração, pois eles são os olhos e os ouvidos da alta cúpula da empresa em meio aos processos.
d) O auditor interno deve transitar com total liberdade por todas as áreas da empresa, para que ele possa ter uma visão macro e sistêmica dos negócios. Somente dessa forma, poderá cumprir alguns de seus objetivos, que são dar suporte às rotinas administrativas e financeiras da empresa e realizar uma incursão nos demais processos transacionais e não transacionais da empresa.
e) A auditoria interna não tem poder de decisão sobre os processos, apenas faz recomendações baseadas em aspectos técnicos. A decisão de acatar ou não é de responsabilidade dos administradores do negócio.

A profissão do auditor se encontra devidamente regulamentada por seu código de normas. Esse código é reconhecido internacionalmente, inclusive pelo Brasil, por meio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em sua resolução 915/2001, entre outros dispositivos. Essas normas são, geralmente, divididas em três grupos: normas gerais, normas de trabalho de campo e normas sobre relatórios.
As normas gerais é uma das Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo CFC. Essa norma define que as características pessoais do auditor e a qualidade do seu trabalho estão relacionadas a alguns aspectos, quais são?
a. Treinamento e Avaliação do controle interno, Independência, Diligência profissional.
b. Treinamento e capacidade, dependência, Diligência profissional.
c. Treinamento e capacidade, Independência, Diligência profissional.
d. Treinamento e Obtenção de evidência suficiente e competente, Independência, Diligência profissional.
e. Treinamento e capacidade, dependência, Diligência pessoal.

Para realização do trabalho de auditoria em órgão público, é preciso seguir os princípios que norteiam a auditoria pública.
Sabendo disso, assinale a alternativa que corresponde a um desses princípios que o profissional de auditoria deve seguir.
a. irretroatividade
b. legalidade.
c. controle de qualidade
d. insignificância
e. não confisco.

(ISAE 2011 – AL-AM – Analista - Controle) - A respeito da finalidade da auditoria governamental, assinale a alternativa correta.
a. Apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais, estaduais e municipais e, quando for o caso, denunciar ao Poder Legislativo para que sejam tomadas as medidas administrativas pertinentes pelo Tribunal de Contas, com vistas ao ressarcimento dos danos.
b. Comprovar a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos praticados pelos agentes da administração pública, nas esferas do governo federal, estadual e municipal sob a ótica da auditoria independente, observando a conformidade das normas aprovadas pelo Tribunal de Contas da União.
c. Apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e gerenciais e dos controles internos administrativos dos órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta nas esferas de governo federal, estadual e municipal, seguindo especificamente as orientações do Conselho Federal de Contabilidade.
d. Comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística das unidades e das entidades da administração pública.
e. Examinar a regularidade e avaliar a eficiência e eficácia da gestão administrativa e dos resultados alcançados nas ações do governo, bem como verificar os processos de tomada de contas, em especial aqueles que versarem sobre atos que demandem ações que exijam a intervenção do Ministério Público Federal.

Sobre os termos: caixa, equivalentes de caixa e fluxos de caixa, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são mantidas com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins.
b. Os fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.
c. O caixa é o dinheiro em espécie ou disponível no banco. Representa todo o dinheiro que entra e que sai do caixa de uma empresa.
d. DFC é composta pelos fluxos de caixas decorrentes das atividades operacionais, de sociais e econômicas.
e. As atividades operacionais são definidas como aquelas que são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa.

(INAZ do Pará – 2017 – DPE-PR - Economista) – O sistema financeiro nacional é dividido em dois subsistemas: Normativo e Intermediação Financeira.
Assinale a alternativa que apresente os componentes do Sistema Normativo.
a. Bancos de Desenvolvimento, Bancos de Investimentos e Companhias de Crédito e, Financiamento e Investimento.
b. Instituições Auxiliares, Sociedade de Arrendamento Mercantil e Sociedades Corretoras e Distribuidoras.
c. Banco do Brasil, Bancos Comerciais e Sistema Financeiro de Habitação.
d. Casa da Moeda, Caixa Econômica e Comissão de Valores Mobiliários.
e. Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários.

O parecer de auditoria se refere à auditoria externa. Ou seja, é independente, sem vínculo permanente com a empresa. Já o relatório da administração representa um necessário e importante complemento às demonstrações financeiras publicadas por uma empresa. Ele permite o fornecimento de dados e informações adicionais que sejam úteis aos usuários no seu julgamento e no processo de tomada de decisões.
Sobre esses assuntos, assinale a alternativa INCORRETA.
a. O relatório da administração, pelo seu maior poder de comunicação, poderá, dessa forma, fornecer tais conclusões a um número maior de usuários.
b. A auditoria externa pode ser realizada por pessoa física (autônoma em contabilidade) ou pessoa jurídica (escritório ou empresa de auditoria).
c. Uma das formas de avaliar se o parecer é confiável é identificar se a empresa de auditoria não está demasiadamente dependente de um único cliente.
d. Normalmente, o parecer de pessoa jurídica é mais confiável. Isso ocorre pois esta tem mais preocupação com a manutenção de seu nome (denominação, por prazo indeterminado).
e. O relatório da administração é descritivo e mais técnico que as demonstrações financeiras.

O planejamento de auditoria deve abranger o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela empresa, para propiciar uma adequada avaliação da consistência das demonstrações contábeis, considerando os seus efeitos sobre o programa de auditoria em face das novas normas de contabilidade que passarem a ser aplicáveis à empresa. A alteração das práticas contábeis pode determinar modificações na comparabilidade das demonstrações contábeis.
Daí a necessidade de:
a. Comparar as práticas contábeis adotadas no exercício com as adotadas no exercício anterior e dimensionar seus efeitos na posição patrimonial e financeira e no resultado da entidade.
b. Verificar o grau de interferência da administração e dos controladores nas operações da entidade e os Controles gerenciais.
c. Ter conhecimento do sistema de contabilidade adotado pela entidade e de sua integração com os sistemas de controles internos e avaliar o grau de confiabilidade das informações geradas pelo sistema contábil, sua temporalidade e sua utilização pela administração.
d. Analisar a independência da administração para a tomada de decisões e dimensionar seus efeitos na posição patrimonial e financeira e no resultado da entidade.
e. Analisar a independência da administração para a tomada de decisões e a frequência das reuniões da administração e o grau de decisões tomadas.

A que tipo de auditoria se refere a descrição acima?
Atua nas áreas interrelacionadas do órgão/entidade. Avalia a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis. Também monitora a economicidade e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Sua filosofia de abordagem dos fatos é de apoio. Busca avaliar o atendimento às diretrizes e normas, bem como apresentar sugestões para seu aprimoramento.
a. Auditoria operacional.
b. Auditoria contábil.
c. Auditoria de gestão.
d. Auditoria de sistema.
e. Auditoria de programas.

É possível subdividir as técnicas de auditoria dentro do setor público em dois subgrupos. O primeiro contém métodos básicos de auditoria. Estes são comuns tanto em trabalhos realizados na área pública quanto na iniciativa privada. No segundo grupo, se enquadram algumas técnicas homologadas e estabelecidas como chave para execução de auditorias públicas pelo TCU.
Quais das alternativas a seguir é considerada uma Técnica básica?
a. Painel de referência em auditorias.
b. Técnica de grupo focal para auditorias.
c. Classificação ABC.
d. Exame físico.
e. Análise de problemas para auditoria.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A auditoria interna desempenha uma função extremamente importante dentro das organizações, seu papel é prestar serviço a alta administração da empresa, apoiando no controle dos bens ativos, no acompanhamento do andamento de processos e cumprimento das normas internas.
Sobre a auditoria interna, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A auditoria interna não pode prestar serviços de consultoria para as mais variadas áreas da empresa.
b) Cabe à auditoria interna garantir um ambiente de controles internos saudável, bem como realizar as devidas recomendações sobre possíveis melhorias, quando necessário.
c) O trabalho do auditor interno deve transmitir confiança para alta administração, pois eles são os olhos e os ouvidos da alta cúpula da empresa em meio aos processos.
d) O auditor interno deve transitar com total liberdade por todas as áreas da empresa, para que ele possa ter uma visão macro e sistêmica dos negócios. Somente dessa forma, poderá cumprir alguns de seus objetivos, que são dar suporte às rotinas administrativas e financeiras da empresa e realizar uma incursão nos demais processos transacionais e não transacionais da empresa.
e) A auditoria interna não tem poder de decisão sobre os processos, apenas faz recomendações baseadas em aspectos técnicos. A decisão de acatar ou não é de responsabilidade dos administradores do negócio.

A profissão do auditor se encontra devidamente regulamentada por seu código de normas. Esse código é reconhecido internacionalmente, inclusive pelo Brasil, por meio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em sua resolução 915/2001, entre outros dispositivos. Essas normas são, geralmente, divididas em três grupos: normas gerais, normas de trabalho de campo e normas sobre relatórios.
As normas gerais é uma das Normas Brasileiras de Contabilidade emitidas pelo CFC. Essa norma define que as características pessoais do auditor e a qualidade do seu trabalho estão relacionadas a alguns aspectos, quais são?
a. Treinamento e Avaliação do controle interno, Independência, Diligência profissional.
b. Treinamento e capacidade, dependência, Diligência profissional.
c. Treinamento e capacidade, Independência, Diligência profissional.
d. Treinamento e Obtenção de evidência suficiente e competente, Independência, Diligência profissional.
e. Treinamento e capacidade, dependência, Diligência pessoal.

Para realização do trabalho de auditoria em órgão público, é preciso seguir os princípios que norteiam a auditoria pública.
Sabendo disso, assinale a alternativa que corresponde a um desses princípios que o profissional de auditoria deve seguir.
a. irretroatividade
b. legalidade.
c. controle de qualidade
d. insignificância
e. não confisco.

(ISAE 2011 – AL-AM – Analista - Controle) - A respeito da finalidade da auditoria governamental, assinale a alternativa correta.
a. Apurar os atos e fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais, estaduais e municipais e, quando for o caso, denunciar ao Poder Legislativo para que sejam tomadas as medidas administrativas pertinentes pelo Tribunal de Contas, com vistas ao ressarcimento dos danos.
b. Comprovar a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos praticados pelos agentes da administração pública, nas esferas do governo federal, estadual e municipal sob a ótica da auditoria independente, observando a conformidade das normas aprovadas pelo Tribunal de Contas da União.
c. Apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e gerenciais e dos controles internos administrativos dos órgãos da Administração Direta e entidades da Administração Indireta nas esferas de governo federal, estadual e municipal, seguindo especificamente as orientações do Conselho Federal de Contabilidade.
d. Comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos e fatos administrativos e avaliar os resultados alcançados quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, operacional, contábil e finalística das unidades e das entidades da administração pública.
e. Examinar a regularidade e avaliar a eficiência e eficácia da gestão administrativa e dos resultados alcançados nas ações do governo, bem como verificar os processos de tomada de contas, em especial aqueles que versarem sobre atos que demandem ações que exijam a intervenção do Ministério Público Federal.

Sobre os termos: caixa, equivalentes de caixa e fluxos de caixa, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são mantidas com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins.
b. Os fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.
c. O caixa é o dinheiro em espécie ou disponível no banco. Representa todo o dinheiro que entra e que sai do caixa de uma empresa.
d. DFC é composta pelos fluxos de caixas decorrentes das atividades operacionais, de sociais e econômicas.
e. As atividades operacionais são definidas como aquelas que são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa.

(INAZ do Pará – 2017 – DPE-PR - Economista) – O sistema financeiro nacional é dividido em dois subsistemas: Normativo e Intermediação Financeira.
Assinale a alternativa que apresente os componentes do Sistema Normativo.
a. Bancos de Desenvolvimento, Bancos de Investimentos e Companhias de Crédito e, Financiamento e Investimento.
b. Instituições Auxiliares, Sociedade de Arrendamento Mercantil e Sociedades Corretoras e Distribuidoras.
c. Banco do Brasil, Bancos Comerciais e Sistema Financeiro de Habitação.
d. Casa da Moeda, Caixa Econômica e Comissão de Valores Mobiliários.
e. Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil e Comissão de Valores Mobiliários.

O parecer de auditoria se refere à auditoria externa. Ou seja, é independente, sem vínculo permanente com a empresa. Já o relatório da administração representa um necessário e importante complemento às demonstrações financeiras publicadas por uma empresa. Ele permite o fornecimento de dados e informações adicionais que sejam úteis aos usuários no seu julgamento e no processo de tomada de decisões.
Sobre esses assuntos, assinale a alternativa INCORRETA.
a. O relatório da administração, pelo seu maior poder de comunicação, poderá, dessa forma, fornecer tais conclusões a um número maior de usuários.
b. A auditoria externa pode ser realizada por pessoa física (autônoma em contabilidade) ou pessoa jurídica (escritório ou empresa de auditoria).
c. Uma das formas de avaliar se o parecer é confiável é identificar se a empresa de auditoria não está demasiadamente dependente de um único cliente.
d. Normalmente, o parecer de pessoa jurídica é mais confiável. Isso ocorre pois esta tem mais preocupação com a manutenção de seu nome (denominação, por prazo indeterminado).
e. O relatório da administração é descritivo e mais técnico que as demonstrações financeiras.

O planejamento de auditoria deve abranger o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela empresa, para propiciar uma adequada avaliação da consistência das demonstrações contábeis, considerando os seus efeitos sobre o programa de auditoria em face das novas normas de contabilidade que passarem a ser aplicáveis à empresa. A alteração das práticas contábeis pode determinar modificações na comparabilidade das demonstrações contábeis.
Daí a necessidade de:
a. Comparar as práticas contábeis adotadas no exercício com as adotadas no exercício anterior e dimensionar seus efeitos na posição patrimonial e financeira e no resultado da entidade.
b. Verificar o grau de interferência da administração e dos controladores nas operações da entidade e os Controles gerenciais.
c. Ter conhecimento do sistema de contabilidade adotado pela entidade e de sua integração com os sistemas de controles internos e avaliar o grau de confiabilidade das informações geradas pelo sistema contábil, sua temporalidade e sua utilização pela administração.
d. Analisar a independência da administração para a tomada de decisões e dimensionar seus efeitos na posição patrimonial e financeira e no resultado da entidade.
e. Analisar a independência da administração para a tomada de decisões e a frequência das reuniões da administração e o grau de decisões tomadas.

A que tipo de auditoria se refere a descrição acima?
Atua nas áreas interrelacionadas do órgão/entidade. Avalia a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis. Também monitora a economicidade e a eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Sua filosofia de abordagem dos fatos é de apoio. Busca avaliar o atendimento às diretrizes e normas, bem como apresentar sugestões para seu aprimoramento.
a. Auditoria operacional.
b. Auditoria contábil.
c. Auditoria de gestão.
d. Auditoria de sistema.
e. Auditoria de programas.

É possível subdividir as técnicas de auditoria dentro do setor público em dois subgrupos. O primeiro contém métodos básicos de auditoria. Estes são comuns tanto em trabalhos realizados na área pública quanto na iniciativa privada. No segundo grupo, se enquadram algumas técnicas homologadas e estabelecidas como chave para execução de auditorias públicas pelo TCU.
Quais das alternativas a seguir é considerada uma Técnica básica?
a. Painel de referência em auditorias.
b. Técnica de grupo focal para auditorias.
c. Classificação ABC.
d. Exame físico.
e. Análise de problemas para auditoria.

Prévia do material em texto

AV2 auditoria pública 
 
Revisar	envio	do	teste:	AV2	
 
Usuário	 Edione	do	Socorro	Furtado	de	Moraes	Palheta	
Curso	 21245	.	7	-	Auditoria	Pública	-	20201.B	
Teste	 AV2	
Iniciado	 23/05/20	16:13	
Enviado	 23/05/20	17:03	
Status	 Completada	
Resultado	da	
tentativa	
6	em	6	pontos			
Tempo	decorrido	 50	minutos	de	1	hora		
Resultados	
exibidos	
Todas	as	respostas,	Respostas	enviadas,	Respostas	corretas,	Perguntas	
respondidas	incorretamente	
• Pergunta	1	
0,6	em	0,6	pontos	
	
A	auditoria	interna	desempenha	uma	função	extremamente	importante	dentro	das	
organizações,	seu	papel	é	prestar	serviço	a	alta	administração	da	empresa,	apoiando	
no	controle	dos	bens	ativos,	no	acompanhamento	do	andamento	de	processos	e	
cumprimento	das	normas	internas.	Sobre	a	auditoria	interna,	assinale	a	alternativa	
INCORRETA.		
 
Resposta	
Selecionada:	 a. A	auditoria	interna	não	pode	prestar	serviços	de	consultoria	para	as	
mais	variadas	áreas	da	empresa. 
Respostas:	 a. 
A	auditoria	interna	não	pode	prestar	serviços	de	consultoria	para	as	
mais	variadas	áreas	da	empresa. 
	
b.	
A	auditoria	interna	não	tem	poder	de	decisão	sobre	os	processos,	
apenas	faz	recomendações	baseadas	em	aspectos	técnicos.	A	decisão	
de	acatar	ou	não	é	de	responsabilidade	dos	administradores	do	
negócio. 
	
c.	
O	trabalho	do	auditor	interno	deve	transmitir	confiança	para	alta	
administração,	pois	eles	são	os	olhos	e	os	ouvidos	da	alta	cúpula	da	
empresa	em	meio	aos	processos. 
	
d.	
O	auditor	interno	deve	transitar	com	total	liberdade	por	todas	as	
áreas	da	empresa,	para	que	ele	possa	ter	uma	visão	macro	e	
sistêmica	dos	negócios.	Somente	dessa	forma,	poderá	cumprir	
alguns	de	seus	objetivos,	que	são	dar	suporte	às	rotinas	
administrativas	e	financeiras	da	empresa	e	realizar	uma	incursão	
nos	demais	processos	transacionais	e	não	transacionais	da	empresa. 
	
e.	
Cabe	à	auditoria	interna	garantir	um	ambiente	de	controles	internos	
saudável,	bem	como	realizar	as	devidas	recomendações	sobre	
possíveis	melhorias,	quando	necessário. 
	
 
• Pergunta	2	
0,6	em	0,6	pontos	
	
A	profissão	do	auditor	se	encontra	devidamente	regulamentada	por	seu	código	de	
normas.	Esse	código	é	reconhecido	internacionalmente,	inclusive	pelo	Brasil,	por	meio	
do	Conselho	Federal	de	Contabilidade	(CFC),	em	sua	resolução	915/2001,	entre	outros	
dispositivos.	Essas	normas	são,	geralmente,	divididas	em	três	grupos:	normas	gerais,	
normas	de	trabalho	de	campo	e	normas	sobre	relatórios.	As	normas	gerais	é	uma	das	
Normas	Brasileiras	de	Contabilidade	emitidas	pelo	CFC.	Essa	norma	define	que	as	
características	pessoais	do	auditor	e	a	qualidade	do	seu	trabalho	estão	relacionadas	a	
alguns	aspectos,	quais	são?	
 
Resposta	
Selecionada:	 c. Treinamento	e	capacidade,	Independência,	Diligência	
profissional. 
Respostas:	 a. 
Treinamento	e	Avaliação	do	controle	interno,	Independência,	
Diligência	profissional. 
	 b. 	
Treinamento	e	capacidade,	dependência,	Diligência	profissional. 
	 c. 	Treinamento	e	capacidade,	Independência,	Diligência	
profissional. 
	
d. 	
Treinamento	e	Obtenção	de	evidência	suficiente	e	competente,	
Independência,	Diligência	profissional. 
	 e. 	
Treinamento	e	capacidade,	dependência,	Diligência	pessoal. 
	
 
• Pergunta	3	
0,6	em	0,6	pontos	
	
Para	realização	do	trabalho	de	auditoria	em	órgão	público,	é	preciso	seguir	os	
princípios	que	norteiam	a	auditoria	pública.	Sabendo	disso,	assinale	a	alternativa	que	
corresponde	a	um	desses	princípios	que	o	profissional	de	auditoria	deve	seguir.	
 
Respostas	Selecionadas:	 c. 
controle de qualidade 
Respostas:	 a. 
irretroatividade 
	 b. 	
legalidade. 
	 c. 	
controle de qualidade 
	 d. 	
insignificância 
	 e. 	
não confisco. 
	
 
• Pergunta	4	
0,6	em	0,6	pontos	
	
(ISAE	2011	–	AL-AM	–	Analista	-	Controle)	-	A	respeito	da	finalidade	da	auditoria	
governamental,	assinale	a	alternativa	correta.	 
Respostas	
Selecionadas:	 d. Comprovar	a	legalidade	e	a	legitimidade	dos	atos	e	fatos	
administrativos	e	avaliar	os	resultados	alcançados	quanto	aos	
aspectos	de	eficiência,	eficácia	e	economicidade	da	gestão	
orçamentária,	financeira,	patrimonial,	operacional,	contábil	e	
finalística	das	unidades	e	das	entidades	da	administração	pública. 
Respostas:	 a. 
Apurar	os	atos	e	fatos	inquinados	de	ilegais	ou	de	irregulares,	
praticados	por	agentes	públicos	ou	privados,	na	utilização	de	recursos	
públicos	federais,	estaduais	e	municipais	e,	quando	for	o	caso,	
denunciar	ao	Poder	Legislativo	para	que	sejam	tomadas	as	medidas	
administrativas	pertinentes	pelo	Tribunal	de	Contas,	com	vistas	ao	
ressarcimento	dos	danos. 
	
b.	
Comprovar	a	legalidade,	legitimidade	e	economicidade	dos	atos	
praticados	pelos	agentes	da	administração	pública,	nas	esferas	do	
governo	federal,	estadual	e	municipal	sob	a	ótica	da	auditoria	
independente,	observando	a	conformidade	das	normas	aprovadas	
pelo	Tribunal	de	Contas	da	União. 
	
c.	
Apresentar	subsídios	para	o	aperfeiçoamento	dos	procedimentos	
administrativos	e	gerenciais	e	dos	controles	internos	administrativos	
dos	órgãos	da	Administração	Direta	e	entidades	da	Administração	
Indireta	nas	esferas	de	governo	federal,	estadual	e	municipal,	
seguindo	especificamente	as	orientações	do	Conselho	Federal	de	
Contabilidade. 
	
d.	
Comprovar	a	legalidade	e	a	legitimidade	dos	atos	e	fatos	
administrativos	e	avaliar	os	resultados	alcançados	quanto	aos	
aspectos	de	eficiência,	eficácia	e	economicidade	da	gestão	
orçamentária,	financeira,	patrimonial,	operacional,	contábil	e	
finalística	das	unidades	e	das	entidades	da	administração	pública. 
	
e.	
Examinar	a	regularidade	e	avaliar	a	eficiência	e	eficácia	da	gestão	
administrativa	e	dos	resultados	alcançados	nas	ações	do	governo,	bem	
como	verificar	os	processos	de	tomada	de	contas,	em	especial	aqueles	
que	versarem	sobre	atos	que	demandem	ações	que	exijam	a	
intervenção	do	Ministério	Público	Federal. 
	
 
• Pergunta	5	
0,6	em	0,6	pontos	
	
Sobre	os	termos:	caixa,	equivalentes	de	caixa	e	fluxos	de	caixa,	assinale	a	alternativa	
INCORRETA.	 
Resposta	
Selecionada:	 d. DFC	é	composta	pelos	fluxos	de	caixas	decorrentes	das	atividades	
operacionais,	de	sociais	e	econômicas. 
Respostas:	 a. 
Equivalentes	de	caixa	são	aplicações	financeiras	de	curto	prazo,	de	
alta	liquidez,	que	são	mantidas	com	a	finalidade	de	atender	a	
 
compromissos	de	caixa	de	curto	prazo	e	não	para	investimento	ou	
outros	fins. 
	
b. 	
Os	fluxos	de	caixa	são	as	entradas	e	saídas	de	caixa	e	equivalentes	
de	caixa. 
	
c. 	
O	caixa	é	o	dinheiro	em	espécie	ou	disponível	no	banco.	Representa	
todo	o	dinheiro	que	entra	e	que	sai	do	caixa	de	uma	empresa. 
	 d. 	DFC	é	composta	pelos	fluxos	de	caixas	decorrentes	das	atividades	
operacionais,	de	sociais	e	econômicas. 
	
e.	
As	atividades	operacionais	são	definidas	como	aquelas	que	são	
explicadas	pelas	receitas	e	gastos	decorrentes	da	industrialização,	
comercialização	ou	prestação	de	serviços	da	empresa.	 
	
• Pergunta	6	
0,6	em	0,6	pontos	
	
(INAZ	do	Pará	–	2017	–	DPE-PR	-	Economista	)	–	O	sistema	financeiro	nacional	é	
dividido	em	dois	subsistemas:	Normativo	e	Intermediação	Financeira.	Assinale	a	
alternativa	que	apresente	os	componentes	do	Sistema	Normativo.	
 
Respostas	
Selecionadas:	 e. Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil e 
Comissão de Valores Mobiliários. 
Respostas:	 a. 
Bancos de Desenvolvimento, Bancos de Investimentos e 
Companhias de Crédito e, Financiamento e Investimento. 
	
b. 	
Instituições Auxiliares, Sociedade de Arrendamento Mercantil e 
Sociedades Corretoras e Distribuidoras. 
	
c. 	
Banco do Brasil, Bancos Comerciais e Sistema Financeiro de 
Habitação. 
	
d. 	
Casa da Moeda, Caixa Econômica e Comissão de Valores 
Mobiliários. 
	 e. 	Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil e 
Comissão de Valores Mobiliários. 
	
 
• Pergunta	7	
0,6	em	0,6	pontos	
	
O	parecer	de	auditoria	se	refere	à	auditoria	externa.	Ou	seja,	é	independente,	sem	
vínculo	permanente	com	a	empresa.	Já	o	relatório	daadministração	representa	um	
necessário	e	importante	complemento	às	demonstrações	financeiras	publicadas	por	
uma	empresa.	Ele	permite	o	fornecimento	de	dados	e	informações	adicionais	que	
sejam	úteis	aos	usuários	no	seu	julgamento	e	no	processo	de	tomada	de	decisões.	
Sobre	esses	assuntos,	assinale	a	alternativa	INCORRETA.		
 
Resposta	
Selecionada:	 e. O	relatório	da	administração	é	descritivo	e	mais	técnico	que	as	
demonstrações	financeiras.	 
Respostas:	 a. 
O	relatório	da	administração,	pelo	seu	maior	poder	de	
comunicação,	poderá,	dessa	forma,	fornecer	tais	conclusões	a	um	
número	maior	de	usuários. 
	
b. 	
A	auditoria	externa	pode	ser	realizada	por	pessoa	física	(autônoma	
em	contabilidade)	ou	pessoa	jurídica	(escritório	ou	empresa	de	
auditoria).	 
	
c.	
Uma	das	formas	de	avaliar	se	o	parecer	é	confiável	é	identificar	se	a	
empresa	de	auditoria	não	está	demasiadamente	dependente	de	um	
único	cliente. 
	
d.	
Normalmente,	o	parecer	de	pessoa	jurídica	é	mais	confiável.	Isso	
ocorre	pois	esta	tem	mais	preocupação	com	a	manutenção	de	seu	
nome	(denominação,	por	prazo	indeterminado). 
	 e. 	O	relatório	da	administração	é	descritivo	e	mais	técnico	que	as	
demonstrações	financeiras.	 
	
 
• Pergunta	8	
0,6	em	0,6	pontos	
	
O	planejamento	de	auditoria	deve	abranger	o	conhecimento	detalhado	
das	práticas	contábeis	adotadas	pela	empresa,	para	propiciar	uma	
adequada	avaliação	da	consistência	das	demonstrações	contábeis,	
considerando	os	seus	efeitos	sobre	o	programa	de	auditoria	em	face	das	
novas	normas	de	contabilidade	que	passarem	a	ser	aplicáveis	à	
empresa.	A	alteração	das	práticas	contábeis	pode	determinar	
modificações	na	comparabilidade	das	demonstrações	contábeis.	Daí	a	
necessidade	de:	
 
Resposta	
Selecionada:	 a. Comparar	as	práticas	contábeis	adotadas	no	exercício	com	as	
adotadas	no	exercício	anterior	e	dimensionar	seus	efeitos	na	
posição	patrimonial	e	financeira	e	no	resultado	da	entidade. 
Respostas:	 a. 
Comparar	as	práticas	contábeis	adotadas	no	exercício	com	as	
adotadas	no	exercício	anterior	e	dimensionar	seus	efeitos	na	
posição	patrimonial	e	financeira	e	no	resultado	da	entidade. 
	
b. 	
Verificar	o	grau	de	interferência	da	administração	e	dos	
controladores	nas	operações	da	entidade	e	os	Controles	gerenciais. 
	
c.	
Ter	conhecimento	do	sistema	de	contabilidade	adotado	pela	
entidade	e	de	sua	integração	com	os	sistemas	de	controles	internos	
 
e	avaliar	o	grau	de	confiabilidade	das	informações	geradas	pelo	
sistema	contábil,	sua	temporalidade	e	sua	utilização	pela	
administração. 
	
d.	
Analisar	a	independência	da	administração	para	a	tomada	de	
decisões	e	dimensionar	seus	efeitos	na	posição	patrimonial	e	
financeira	e	no	resultado	da	entidade. 
	
e. 	
Analisar	a	independência	da	administração	para	a	tomada	de	
decisões	e	a	frequência	das	reuniões	da	administração	e	o	grau	de	
decisões	tomadas. 
	
• Pergunta	9	
0,6	em	0,6	pontos	
	
“Atua	nas	áreas	interrelacionadas	do	órgão/entidade.	Avalia	a	eficácia	dos	seus	
resultados	em	relação	aos	recursos	materiais,	humanos	e	tecnológicos	disponíveis.	
Também	monitora	a	economicidade	e	a	eficiência	dos	controles	internos	existentes	
para	a	gestão	dos	recursos	públicos.	Sua	filosofia	de	abordagem	dos	fatos	é	de	apoio.	
Busca	avaliar	o	atendimento	às	diretrizes	e	normas,	bem	como	apresentar	sugestões	
para	seu	aprimoramento.”		
A	que	tipo	de	auditoria	se	refere	a	descrição	acima?	
 
Resposta	Selecionada:	 a. 
Auditoria	operacional. 
Respostas:	 a. 
Auditoria	operacional. 
	 b. 	
Auditoria	contábil. 
	 c. 	
Auditoria	de	gestão. 
	 d. 	
Auditoria	de	sistema. 
	 e. 	
Auditoria	de	programas. 
	
 
• Pergunta	10	
0,6	em	0,6	pontos	
	
É	possível	subdividir	as	técnicas	de	auditoria	dentro	do	setor	público	
em	dois	subgrupos.	O	primeiro	contém	métodos	básicos	de	auditoria.	
Estes	são	comuns	tanto	em	trabalhos	realizados	na	área	pública	quanto	
na	iniciativa	privada.	No	segundo	grupo,	se	enquadram	algumas	
técnicas	homologadas	e	estabelecidas	como	chave	para	execução	de	
auditorias	públicas	pelo	TCU.	Quais	das	alternativas	a	seguir	é	
considerada	uma	Técnica	básica?	
 
Resposta	Selecionada:	 d. 
Exame	físico. 
 
Respostas:	 a. 
Painel	de	referência	em	auditorias. 
	 b. 	
Técnica	de	grupo	focal	para	auditorias. 
	 c. 	
Classificação	ABC. 
	 d. 	
Exame	físico. 
	 e. 	
Análise	de	problemas	para	auditoria. 
	
Sábado,	23	de	Maio	de	2020	17h03min55s	BRT

Mais conteúdos dessa disciplina