Buscar

AD2_2012 2 zoo com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

2a. Avaliação a Distância – 2012/2
Disciplina: Introdução à Zoologia
Data da entrega da prova pelo aluno no pólo: 01/11/2012
Nome: ______________________________________________________________
Pólo: _______________________________________________________________
QUESTÕES
1. A metameria, repetição seriada de partes do corpo, incluindo representantes dos órgãos e sistemas, é comum em diversos grupos de animais triploblásticos. Explique por que a metameria está intimamente relacionada com o surgimento do mesoderma. (1,5 pontos)
A metameria ou segmentação é muito comum em diversos grupos de animais triploblásticos e está intimamente relacionada com o surgimento do mesoderma e do celoma. A metameria é a repetição seriada de partes do corpo, incluindo órgãos e sistemas. A divisão do corpo se inicia no mesoderma, folheto que origina a maioria dos órgãos. Nos protostomados numa primeira fase ocorre a fissão das duas massas mesodérmicas, formando os 3 a 12 segmentos larvais que permanecerão por toda a vida do animal. Depois, ao longo de todo o desenvolvimento, novos metâmeros são produzidos na região posterior do corpo a partir de duas massas mesodérmicas localizadas ao lado do ânus (crescimento teloblástico). Os metazoários deuterostomados são sempre metaméricos, mas diferem dos protostomados por apresentarem basicamente três metâmeros. Nos deuterostomados as bolsas que originam o mesoderma a partir do arquenteron dividem-se em três porções (protocele, mesocele e metacele). Assim como na formação do celoma, apesar de envolver processos distintos em protostomados e deuterostomados, a metameria tem um resultado final semelhante nos dois grupos.
Pontuação: 1,5 pontos = 0,5 ponto para a idéia de que a divisão do corpo se inicia no mesoderma, folheto que origina a maioria dos órgãos + 0,5 ponto para protostomados: fissão das duas massas mesodérmicas, formando 3-12 segmentos larvais, crescimento teloblástico com novos metâmeros produzidos na região posterior do corpo a partir de duas massas mesodérmicas localizadas ao lado do ânus + + 0,5 ponto para deuterostomados: apresentam basicamente três metâmeros, que se originam no mesoderma que se divide em três porções (protocele, mesocele e metacele).
2. Os Protostomados que apresentam clivagem espiral representam o agrupamento mais diverso do reino Animalia. Neste agrupamento (clado), encontramos os Annelida, Arthropoda, Mollusca e Nematoda. Atualmente, as hipóteses de relacionamento entre esses filos mais aceitas são “Lofotrochozooa/Ecdisozoa” e “Articulata”. Discuta essa duas hipóteses. (1,5 pontos)
Existem três hipóteses de relacionamento envolvendo Arthropoda, Annelida, Mollusca e Nematoda. Estas hipóteses, geradas com base em informações morfológicas e/ou moleculares, estão relacionadas abaixo:
1. Hipótese Articulata
A hipótese Articulata é a mais tradicional e propõem que Annelida é grupo-irmão de Panarthropoda (= Onychophora, Tardigrada, Arthropoda) com as seguintes sinapomorfias (1) segmentação teloblástica e (2) gânglios cerebrais em forma de cogumelos. A larva trocófora teria surgido independentemente em Mollusca e Annelida ou teria surgido anteriormente e sofrido reversão em Arthropoda. Os dados moleculares não sustentam esta hipótese.
2. Hipótese Lophotrochozoa 
As análises moleculares, baseadas principalmente no gene 18S (rDNA), sugerem o posicionamento dos filos lofoforados (Ectoprocta, Brachiopoda e Phoronida) em um clado com alguns filos protostomados (Nemertea, Mollusca, Sipuncula, Pogonophora, Echiura e Annelida), esse clado é chamado Lophotrochozoa, um nome que faz referência à presença do lofóforo e da larva trocófora. Entretanto, nem todos os membros do grupo possuem um lofóforo ou uma larva trocófora. 
3. Hipótese Ecdysozoa 
As análises moleculares sugerem uma origem comum para os metazoários que sofrem muda da cutícula. Esse clado, chamado Ecdysozoa, é formado pelos filos Arthropoda, Tardigrada e Onychophora, Nematoda, Nematomorpha, Kinorhyncha, Priapulida e Loricifera. Além dos dados de DNA, a presença de uma cutícula, a perda dos cílios epidermais e a ocorrência de muda seriam sinapomorfias de Ecdysozoa.
Pontuação: 1,5 pontos = 0,5 para cada hipótese citada corretamente (0,1 se citar só a hipótese (nome do grupo)+ 0,2 para os grupos envolvidos + 0,2 para pelo menos uma sinapomorfia)
3. Alguns animais aquáticos se utilizam da mobilidade do meio para se locomoverem passivamente. Como a maior parte de seus corpos é de proteínas e de carboidratos, eles tendem a afundar lentamente. Descreva três mecanismos que diminuam ou anulam o afundamento desses animais, permitindo que eles explorem continuamente a coluna d’água e dela se utilizem para a locomoção. (1,5 pontos)
As principais adaptações para diminuir ou anular a taxa de afundamento são:
(1) Redução do conteúdo de elementos pesados – animais como artrópodes e moluscos que possuem carapaças ou conchas compostas por elementos pesados (como o carbonato de cálcio) reduzem essas estruturas. É o caso de alguns moluscos que apresentam conchas muito reduzidas, como as lebres-do-mar, ou possuem conchas internas muito leves, como as lulas. A diluição do corpo é outra forma de redução. O corpo de alguns animais (como as medusas, por exemplo) apresenta uma porcentagem de água muito maior que a maioria, reduzindo assim a taxa de afundamento. Outro mecanismo para reduzir a taxa de afundamento envolve a substituição de íons pesados como magnésio e sulfato por íons mais leves como sódio e cloro. Este mecanismo ocorre nas salpas, ctenóforos e lulas.
(2) Armazenagem de óleos e gorduras – as gorduras e os óleos possuem uma densidade menor do que a da água e a armazenagem destes produtos, além de representar uma reserva energética, permite uma redução da taxa de afundamento.
(3) Câmaras de ar – funcionam como verdadeiras bóias, reduzindo a densidade específica do animal. Estruturas para flutuação estão presentes em cnidários como as caravelas. Alguns gastrópodos e cefalópodes apresentam conchas com câmaras onde eles secretam um gás que contrabalança o peso da concha calcárea. Nos peixes ósseos os problemas relacionados com a flutuação são contornados pela presença da bexiga natatória, cujo volume interno pode variar com a secreção ou absorção de gases no seu interior.
(4) Alteração da superfície de resistência – a viscosidade e o aumento da superfície relativa do corpo diminuem a taxa de afundamento. O aumento da superfície relativa pode ocorrer através de corpos alongados ou achatados, ou através de projeções do corpo como cerdas longas ou numerosas. Através dessas estratégias formas plantônicas que atingiram um tamanho corporal maior (o que diminui a superfície relativa) podem flutuar.
Pontuação: 1,5 pontos − Para o ponto completo o aluno deve citar e descrever as três adaptações para a flutuação. Caso o aluno apenas cite as três adaptações o valor é de 0,5 ponto.
4. Os animais com apêndices articulados utilizam-se de forte e rápida contração muscular para saltar. Descreva outros mecanismos de salto, diferentes da contração muscular, encontrados em animais com patas articuladas. (1,5 pontos)
Aumento da pressão sanguínea - algumas aranhas, como as papa-moscas, fazem uso de uma súbita elevação da pressão sanguínea no último par de patas, que exerce uma ação antagônica aos músculos flexores das patas.
Princípio da catapulta - as pulgas apresentam um sistema onde a pata traseira fica flexionada, tencionando uma região elástica da base da pata, quando o mecanismo de liberação é acionado ocorre o relaxamento da musculatura, liberando subitamente a energia armazenada na região elástica e fazendo com que as tíbias exerçam uma grande força contra o solo.
Pontuação: 1,5 pontos = 0,75 ponto para cada tipo (0,5 para a descrição + 0,25 para o exemplo)
5. Animais como os barbeiros e sanguessugas apresentam habito alimentar hematófago. Sabendo que esses animais se originaram se ancestrais predadores, descreva duas modificações ocorridas em seu tubo digestivo, em relação aos seus ancestrais.(1,5 pontos)
Animais parasitas são pequenos predadores especializados que normalmente não matam as suas presas, que são chamadas de hospedeiros. Barbeiros e sanguessugas são ectoparasitas que se alimentam de sangue. As modificações no tubo digestivo desses animais envolve: (1) estruturas bucais especializadas para a perfuração do tegumento e para a sucção do sangue; (2) presença de glândulas que produzem substâncias anti-coagulantes, anestésicas e vasodilatadoras; (3) porções do tubo digestivo com grande capacidade de dilatação, como o ‘”papo” nas sanguessugas e o intestino médio nos barbeiros; (4) diminuição do tamanho do tubo digestivo.
Pontuação: 1,5 pontos − Para o ponto completo o aluno deve citar e descrever brevemente duas adaptações encontradas no tubo digestivo de ectoparasitas hematófagos (0,75 para cada modificação).
6. Por que os pastadores são geralmente herbívoros na ambiente aéreo? (1,0)
Os pastadores são animais que se alimentam de organismos sésseis. No ambiente aéreo os organismos sésseis disponíveis para a alimentação dos pastadores são as plantas. Diferente do que ocorre no ambiente aquático onde é possível encontrar também animais sésseis (como esponjas, corais, ascídeas, cracas etc) que podem servir de alimento.
Pontuação: 1,0 ponto = 0.5 pastadores se alimentam de organismos sésseis + 0,5 no ambiente aéreo os organismos sésseis disponíveis para os pastadores são as plantas
7. Embora diversos crustáceos tenham conquistado o ambiente aéreo, eles mantiveram a respiração branquial e estão restritos a ambientes úmidos e próximos da água. No entanto, esses crustáceos apresentam diferentes modificações em seu sistema respiratório os habilitam a viver fora d’água. Explique uma dessas modificações. (1,5 pontos)
Apesar de diversos crustáceos que invadiram o ambiente aéreo terem mantido suas brânquias aquáticas, estas sofreram modificações que permitiram a sobrevivência desses animais no novo ambiente. Um exemplo desse tipo de modificação pode ser observado no caranguejo-fantasma onde as brânquias, protegidas por uma carapaça, apresentam-se reduzidas e a porção superior da câmara braquial funciona como um “pulmão” promovendo a troca de oxigênio do ar através de vasos. Outro exemplo de modificações no sistema respiratório de crustáceos que invadiram o ambiente aéreo pode ser observado nos isópodes, onde os pleópodos (apêndices abdominais que nas formas aquáticas funcionam como brânquias) apresentam ramificações internas, denominadas pseudotraquéias, que são funcionalmente semelhante a pulmões.
Pontuação: 1,5 pontos – (1,0 ponto) Se o aluno levantar a idéia de estruturas respiratórias internas e/ou protegidas e com invaginações ou ramificações internas, sem citar exemplos de modificações específicas para crustáceos. + (0,5 ponto) Se o aluno levantar a idéia de que essas estruturas respiratórias dos crustáceos funcionam como pulmão
Boa prova!
FUNDAÇÃO CECIERJ- Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distancia do Estado do Rio de Janeiro
Rua Visconde de Niterói, 1364 – Mangueira - Cep: 20943-001 – Rio de Janeiro – RJ - Tel : (21) 2299-4565 Fax: (21) 2568-0725

Outros materiais