Buscar

OBJETIVA 1 DIDATICA

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
Questão 1
A identidade docente é um fator subjetivo no perfil do professor. Frente a isso é correto afirmar:
I – A identidade de um professor se constrói ao longo dos anos de docência;
II – A identidade docente está relacionada à profissionalidade, à profissionalização e ao profissionalismo;
III – A identidade docente pode estar relacionada à liderança docente.
Assinale a alternativa correta:
A. Todas alternativas estão corretas.1
B. Nenhuma alternativa está correta.
C. Somente as alternativas I e II estão corretas.
D. Somente a alternativa II está correta.
E. Somente as alternativas I e III estão corretas
Questão 2
A partir de uma visão de mundo marcado pela globalização, pela totalidade e pela complexidade, rompe-se com uma visão compartimentada de homem e de planeta. Nessa perspectiva, a proposta educacional da escola necessita assumir:
A. a disciplinaridade e comprometer-se com a formação intelectual de seus educandos.
B. sua função de transmissora de saberes, visto a sua função social: a preparação do educando pra o mercado de trabalho.
C. uma função mais ampla, comprometida com a formação humana na sua integralidade.1
D. a disciplinaridade e comprometer-se com a formação intelectual dos professores.
E. uma organização pedagógica marcada pela igualdade diversa entre os meios e os fins educacionais para, assim, pautar suas ações educativas.
Questão 3
Analise as proposições como verdadeiras (V) e falsas (F):
I. O professor deve buscar uma atualização teórica constante relacionada à sua prática educativa, a fim de possibilitar aos alunos um conhecimento rico e global acerca do que está sendo trabalhado.
II. Os pesquisadores qualitativos preocupam-se, exclusivamente, com o resultado da pesquisa.
III. O professor-pesquisador pode promover pesquisas sobre conhecimentos específicos de sua identidade disciplinar e aos saberes docentes próprios do campo, como contribuição necessária para a valorização do trabalho docente.
IV. A pesquisa em sala de aula, realizada pelo professor, possibilita uma reconstrução de conceitos teóricos, paradigmáticos que visam a um processo de reflexão-ação sobre a sua prática pedagógica.
V. Na apropriação dos conceitos de professor reflexivo e pesquisador faz-se necessário a compreensão de que estes estão alicerçados sob um novo paradigma de educação.
Considerando como verdadeiras (V) e falsas (F) as proposições, assinale a alternativa CORRETA:
A. I – V; II – F; III – V; IV – V; V - V 
B. I – V; II – V; III – F; IV – F; V - F
C. I – F; II – V; III – V; IV – F; V. V
D. I – F; II – F; III – V; IV – V; V - F
E. I – V; II – F; III – V; IV – V; V – F
Questão 4
Os estudos da Didática, numa perspectiva contemporânea, apontam para a necessidade de superação da visão instrumental em direção a uma didática fundamental. Nesse sentido, significa afirmar que as críticas à escola tradicional e o cenário de mudanças de diversas ordens na sociedade contemporânea, os avanços científicos e tecnológicos geram novas demandas e necessidades e, a escola inserida neste contexto, se vê compelida a ressignificar as suas práticas epistemológicas e pedagógicas. O que significa dizer que se faz necessário pensarmos a didática para além de uma simples renovação pedagógica de novas formas de ensinar e aprender. Isso remete a convicção de que precisamos
I. superar a visão da didática numa perspectiva fundamental, em direção de uma didática instrumental capaz de promover práticas pedagógicas que unam os fins pedagógicos aos fins sociais.
II. pensar a didática fundamental como um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o “como fazer” pedagógico, conhecimentos estes desvinculados dos problemas relativos ao sentido e aos fins da educação.
III. promover a ruptura da didática instrumental em prol de uma didática fundamental, alicerçada na multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, propõe a articulação das dimensões técnica, humana e política. Nessa perspectiva, a competência técnica e o compromisso político se interpenetram.
 
Considerando a análise das assertivas, assinale (X) na alternativa correta:
A. são falsas as assertivas I e II;
B. são verdadeiras as assertivas I, II e III;
C. somente a alternativa III é verdadeira;
D. são falsas as assertivas II e III.
E. somente a alternativa II é verdadeira.
Questão 5
A Professora Maria Fernanda acolhe os seus alunos para dar início a sua aula que versará sobre o meio ambiente. Inicialmente, expõe no quadro negro um cartaz que apresenta imagens dos desmatamentos causados ao meio ambiente pela ação irracional do homem e, pede para os alunos observarem atentamente as imagens. Após um tempo estabelecido para a observação, inicia sua aula expositiva trazendo informações sobre o assunto ao mesmo tempo em que faz anotações dos tópicos mais importantes sobre as ações executadas pelo homem na depredação da natureza. Alguns alunos ouvem as explicações atentamente, enquanto outros se preocupam em copiar as informações em seus cadernos.  Na sequência, a professora passa um texto sobre o assunto no quadro, seguido de uma atividade onde os alunos deverão assinalar como correta ou incorreta cada uma destas ações. A correção desta atividade é feita oralmente pela professora após o tempo determinado para a sua execução.
Assinale com (X) a alternativa que completa CORRETAMENTE o que segue: com base no aporte teórico das tendências pedagógicas apresentadas por Mizukami, a professora Maria Fernanda embasa a sua ação docente na tendência
A. apriorista
B. Tradicional1
C. humanista
D. sociocultural
E. cognitivista 
Questão 6
O professor João Pedro prepara situações pedagógicas dinâmicas e provocadoras e, segundo os alunos, é preciso ler e estudar muito em suas aulas, pois ele costuma fazer questões em que é necessário pensar para responder. Com seu tom brincalhão e divertido chama atenção do grupo e, vai logo ao quadro, escrever o assunto do dia: as mídias e suas influências na vida das pessoas. Pergunta se os alunos têm ideia do que será tratado com o estudo deste assunto e, após ouvir algumas colocações dos alunos, dispõe sobre a mesa um aparelho de rádio usado na década de 1930 e, pede que digam o que veem e para que serve este artefato. Alguns alunos arriscam a resposta e, a cada uma delas, o professor propõe um questionamento, provocando o grupo a refletir sobre a influência deste veículo de informação na sociedade da referida década. Conduz o diálogo através de provocações até que os alunos percebam que será necessário estudar como era a sociedade neste período e os demais meios de comunicação existentes (ou não) na época. O professor concordou com a ideia e pede que se organizem em grupos para que possam pesquisar a sociedade em seus aspectos social, político, econômico, educacional, cultural e etc. Acompanha o processo de organização dos grupos e desloca o grupo para a sala de informática para que coletem e sistematizem as informações encontradas a serem socializadas com a turma na próxima aula.
A partir do relato da aula do Professor João Pedro com o seu grupo de alunos, considere avaliar como Verdadeiras (V) e Falsas (F) as assertivas na relação com o modelo epistemológico e pedagógico praticado nesta situação pedagógica.
I. A opção deste professor em trabalhar com projetos de trabalho, processo metodológico este que, expressa a interação entre professor e alunos está coerente com os pressupostos epistemológicos e pedagógicos da Pedagogia Diretiva.
II. O professor assume a sua função de mediador do processo ensino e aprendizagem, favorecendo o protagonismo discente na construção do conhecimento baseada na interação.
III. A pedagogia praticada pelo professor João Pedro exemplifica os pressupostos epistemológicos e pedagógicos da Pedagogia Apriorista, onde o professor tem protagonismo no processo ensino e aprendizagem e, os alunos, assumem a passividade na construção do conhecimento.
IV. O construtivismo pressupõe que o conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismohumano, com o mundo das relações sociais e, a prática do professor João Pedro exemplifica um processo pedagógico relacional.
 
Considerando como verdadeiras (V) e falsas (F) as assertivas, assinale a alternativa CORRETA:
A. I – V; II – V; III – F; IV – F
B. I – F; II – V; III – V; IV – F
C. I – F; II – F; III – V; IV - V
D. I – F; II – V; III – F; IV – V1
E. I – F; II – F; III – F; IV – V
Questão 7
Analise as assertivas a seguir:
Assertiva 1 - Sabemos que a evolução da humanidade se deu principalmente pela dualidade que, segundo o paradigma de disjunção de Morin (2000), separou-a em teoria versus prática, sujeito versus objeto, corpo versus mente, pobre versus rico, matéria versus espírito, dissociando, também, o conhecimento e as estruturas sobre as quais se apoiam sua construção e disseminação, o que resultou na fragmentação da vida. A noção de separatividade está muito presente na educação hoje. Essa visão deve ser suplantada,
                                                                 Por que
Assertiva 2 - Há inadequação cada vez mais ampla, profunda e grave entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre as disciplinas, tornando invisíveis “[...] os conjuntos complexos, as interações e retroações entre partes e todo, as entidades multidimencionais e os problemas essenciais” (2000, p.13).
Assinale a alternativa correta:
A. A assertiva 1 é verdadeira e a assertiva 2 é falsa.
B. A assertiva 1 é falsa e a assertiva 2 a explica.
C. As assertivas 1 e 2 são falsas.
D. A assertiva 1 é verdadeira  e a 2 a complementa.1
E. A assertiva 1 é falsa e a assertiva 2 é verdadeira.
Questão 8
Os educadores em suas práticas pedagógicas desenvolvem as suas aulas a partir dos seus estudos e pesquisas sobre o fazer docente. Assim, vejamos o case que se refere à vivência da Professora Luisa com os seus alunos:
A professora Luisa inicia a aula solicitando aos alunos a leitura de textos atualizados nos quais constam situações sobre preservação do meio ambiente. Depois da leitura, a professora situa esses acontecimentos no âmbito econômico e social, por meio de breve explanação verbal e dialogica. A seguir, dispõe os alunos em pequenos grupos e distribui textos para que eles levantem questões para debater com toda a sala. No decorrer do processo, a professora percebe que os alunos precisam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Assim, ela os orienta para procedimentos de busca do aprofundamento do conhecimento, através de pesquisa em livros e na internet. Acompanha os movimentos interativos de pesquisa e os encaminhamentos dados pelos grupos para a socializacao com toda a turma.
Assinale um (X) na alternativa que completa de forma CORRETA a frase: esta situação de aprendizagem que exemplificamos com a ação docente do Professor Eugênio está fundamentada no modelo epistemológico e pedagógico, respectivamente, na visão de Fernando Becker:
A. Empirismo e Diretiva
B. Apriorismo e Laisse-Faire
C. Relacional e Tradicional
D. Construtivismo e Relacional 1
E. Apriorismo e Não-Diretiva
Questão 9
A tendência pedagógica que se fundamenta nos estudos do psicólogo americano Carl Rogers evidencia a preocupação da escola em priorizar as relações interpessoais, a vida psicológica e emocional dos alunos e sua orientação interna, em detrimento dos aspectos pedagógicos e sociais. De acordo com essa tendência, o conhecimento é construído pela experiência pessoal e subjetiva. O ensino é centrado no aluno, considerado como arquiteto de si mesmo. O professor que assume a postura pedagógica identificada com esta tendência se expressa pela habilidade nas relações humanas e pela crença da capacidade de autodesenvolvimento do aluno.
Assinale a alternativa cuja tendência pedagógica se baseia em tais concepções:
                                                       
A. Liberal Tecnicista.
B. Liberal Renovada Progressivista.
C. Liberal Renovada Não-Diretiva.12
D. Progressista Libertária.
E. Progressista Libertadora.
Questão 10
Freire em seus estudos sobre as tendências pedagógicas bancária e problematizadora afirmou que "ensinando uns e aprendendo outros, todos aprendem e ensinam, sem que isso signifique serem iguais, ou que, quem ensina não aprende e quem aprende não ensina" (Freire, 2001: 141).
A partir da reflexão sobre esta citação, considere analisar as assertivas:
I. Essa forma de processo educativo pressupõe uma educação problematizadora, em que não são apresentadas contradições, resultando na conservação da ingenuidade do oprimido, que, consequentemente, termina por se acostumar, se acomodar ao mundo conhecido [...].
II. O conhecimento é um processo que se realiza por meio da interação do sujeito com o mundo vivenciado, o qual é considerado dinâmico, sempre em transformação.
III. Neste processo, o professor educa, só ouve, segue determinações, não age, não escolhe, adapta, constituindo-se numa educação que instala um processo educativo que “aliena, submete e desumaniza”.
 
Assinale a alternativa que apresenta a assertiva coerente e adequada às palavras de Freire.
A. Apenas a assertiva I.
B. As assertivas II e III. 
C. Apenas a III.
D. As assertivas I e II.
E. Apenas a II.1

Continue navegando