Buscar

Basquete Brasileiro: Evolução e Potencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Boa noite ! 
Deparamos-nos hoje com a crescente ascensão do basquetebol em nosso país, isso vem ocorrendo devido ao fato de que equipes de toda parte do mundo se interessam no talento de nossos jogadores que se destacam defendendo seus clubes pelo Brasil afora. Um grande responsável é a mídia, que vem fazendo ótima cobertura acompanhando o atleta desde o seu clube de origem até uma equipe ao nível de NBA. 
O basquetebol proporciona também, passaportes para bons estudos e carreiras promissoras em faculdades de renome, pois muitas instituições mantém programas de bolsa-atleta onde seus jogadores recebem todo auxílio para jogar e conciliar uma carreira profissional. Mas para tanto, é necessário um trabalho de base, que potencialize ao máximo as capacidades e qualidades dessas crianças sem visar rendimento e sim inicialmente um processo formativo lúdico. 
As atividades devem ser selecionadas objetivando o relacionamento entre os praticantes de forma que os respeite a si próprio de maneira socializada e cooperativa, fazendo com que cada um assuma sua responsabilidade, sua função e importância perante a equipe, que gerem o sentimento de capacidade, ao mesmo tempo em que desencadeie adaptações fisiológicas, necessárias ao seu desenvolvimento e aquisição das capacidades físicas necessárias à prática do jogo. 
Faça um comentário sobre o texto:
A evolução do basquete brasileiro vem paralelo justamente a essa globalização. O brasileiro vem criando interesse graças a transmissão de partidas emissoras de televisão aberta e fechada, com partidas das ligas norte-americanas NBA e WNBA, além das partidas nacionais envolvendo clubes do Novo Basquete Brasil (NBB) e da Liga de Basquete Feminino (LBF)
Especialmente em Pernambuco, temos um clube representando nosso estado na LBF durante quase dez anos, liderada pelo técnico Roberto Dornelas, com passagens pelo Sport, América-PE e recentemente, na Uninassau, e com campanhas relevantes, trazendo para nossa região atletas de destaque nacional como Erika, Adrianinha e tantas outras. Não só isso, formando atletas através do projeto social Cestinhas do Futuro, entre parceria com a Uninassau e o Sesc de Pernambuco.
Se levarmos em consideração apenas estes fatores, podemos assim dizer que a popularização da modalidade faz com que, futuramente, possamos ver com o passar dos anos o interesse de jovens pela prática esportiva, como hoje é visto em outros esportes coletivos como o futebol e o volei. E mais do que isso, mostra a recuperação da credibilidade e da atratividade do público por uma modalidade que trouxe em décadas passadas conquistas memoráveis nas mãos de Oscar Schmidt, Amaury, Hortência, Janeth, Paula e tantos outros.

Outros materiais